O Governo do Estado está com inscrições abertas para o XXIII Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, com 52 vagas para cursos de graduação nas sete universidades estaduais e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao todo, são ofertados mais de 500 cursos, em nível de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Os estudantes podem escolher entre as duas formas de inscrição, com envio da documentação física até 27 de outubro ou online até 6 de novembro.
Para a primeira opção, os documentos podem ser entregues pessoalmente em 15 unidades acadêmicas, em diferentes regiões do estado, ou enviados pelos Correios. As equipes das instituições de ensino superior também irão visitar as 25 comunidades indígenas localizadas em Curitiba e em 23 cidades do interior paranaense, de acordo com o edital, para efetuar as inscrições de estudantes com dificuldade de enviar a documentação de forma eletrônica.
Para concorrer às vagas é necessário comprovar a conclusão do Ensino Médio e não ter concluído curso de nível superior. Entre os documentos, os interessados devem apresentar declaração e carta de recomendação assinada pela liderança da comunidade, que ateste a origem indígena.
As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de março de 2024 em oito municípios: Curitiba, na Região Metropolitana; Cornélio Procópio e Tamarana, no Norte, Mangueirinha, no Sudoeste; Manoel Ribas, na região Central; Nova Laranjeiras, no Centro-Sul; Santa Helena, no Oeste; e Ortigueira, na região dos Campos Gerais. Em Tamarana e Ortigueira as provas serão aplicadas nas terras indígenas de Apucaraninha e Queimadas, respectivamente.
No primeiro dia de avaliação o candidato fará uma prova oral de Língua Portuguesa, em que terá 15 minutos para comentar, opinar e argumentar sobre temas propostos pela banca avaliadora. O segundo dia, será destinado para uma prova objetiva de conhecimentos gerais e redação, com duração máxima de cinco horas.
POLÍTICA PÚBLICA – O Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), reconhecida como política pública de Estado, amparada pela Lei 13.134/2001. Nesta edição, a seleção é organizada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os alunos que ingressam no ensino superior nessa modalidade contam com apoio da Comissão Interinstitucional para Acompanhamento dos Estudantes Indígenas (Cuia).
Serviço:
XXIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná
Inscrições: envio físico da documentação até 27 de outubro ou online até 6 de novembro – Edital AQUI
Ensalamento: até 18 de março de 2024
Provas: 24 e 25 de março de 2024
Divulgação de gabarito: 12 de abril de 2024
Resultado: até 18 de abril de 2024
Matrícula: conforme cronograma de cada universidade