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BTNS – Pedagógicos da UEPG apresentam suas pesquisas para Clubes da Rede

Por: Talula Boldt de Souza

A ação visa sanar dúvidas sobre o fazer científico e inspirar os estudantes em suas próprias pesquisas

A foto mostra uma sala de aula com vários estudantes sentados em bancadas que parecem ser de um laboratório. Eles estão prestando atenção na pessoa em pé à frente da sala, que está realizando uma apresentação utilizando um laptop. A iluminação natural entra pelas janelas amplas ao fundo, e há armários ao lado esquerdo da sala. A atmosfera parece ser de concentração, com os alunos voltados para a apresentação.
Clubistas do ‘Nutrindo Mentes’ durante palestra da BTNS Amanda Loos Vargas (Foto/Arquivo pessoal)


No final de março, os Bolsistas Técnicos de Nível Superior Pedagógicos (BTNS – Pedagógicos) da equipe da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), apresentaram seus projetos de pesquisa ao Clube ‘Nutrindo Mentes’, da Escola Estadual Espírito Santo, em Ponta Grossa. 

Durante as apresentações, os bolsistas buscaram esclarecer dúvidas comuns sobre como se faz uma pesquisa, desde a formulação de perguntas até a coleta de dados. Também procuraram demonstrar que há diversas possibilidades dentro do mundo das pesquisas científicas, com uma ampla variedade de abordagens e temas. A intenção foi motivar os estudantes a avançarem em seus próprios projetos dentro dos Clubes de Ciência.

A Mestra, Any Caroline Rosa da Silva, e os mestrandos Amanda Loos Vargas e João Guilherme Schimanski Mazepa, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UEPG, compartilharam suas pesquisas com os estudantes. Any, qualificada e aprovada em 2022, investigou temas relacionados à formação de professores. Amanda tem uma pesquisa mais voltada para o laboratório, com o desenvolvimento de biossensores para detecção de biomarcadores de Alzheimer.

João Guilherme, por sua vez, investiga a aplicação da metodologia de sala de aula invertida no ensino superior. Durante a visita à Escola Estadual Espírito Santo, ele destacou a importância de envolver os estudantes no processo de investigação científica. “Ao entender como fazer uma pesquisa, esperamos também que os alunos possam se tornar protagonistas dentro dos clubes, compreendendo as ações e tomando decisões em grupo”.

A iniciativa surgiu depois que uma professora comentou que os estudantes de seu clube ainda não tinham compreendido que o fazer científico vai além da reprodução de experimentos no laboratório. “Resolvemos explorar as experiências dos próprios BTNS, pois, apesar de serem formados ou estarem cursando o mesmo programa de mestrado, seus temas de pesquisa são bem distintos”, afirma a professora Leila, orientadora da equipe.  

Durante as primeiras visitas às escolas, a equipe percebeu que essas apresentações tinham potencial para sanar diversas dúvidas sobre pesquisas científicas que os clubistas apresentaram. Diante disso, novas palestras foram agendadas para ocorrer em mais clubes. As próximas apresentações já estão programadas para ocorrerem em Clubes do núcleo de Ponta Grossa.

Essa imagem mostra um grupo de estudantes do clube de ciência "Nutrindo Mentes", da Escola Estadual Espírito Santo, em Ponta Grossa. Estão organizados em duas fileiras — a da frente sentada e a de trás em pé — posando para a foto com expressões descontraídas e sorridentes. Atrás deles, há uma parede com revestimento amarelo em pastilhas, típica de prédios escolares. Ao lado direito da imagem, aparecem duas pessoas adultas, professores ou orientadores do clube.
Estudantes do Clube ‘Nutrindo Mentes’, da Escola Estadual Espírito Santo, em Ponta Grossa (Foto/Arquivo pessoal)