O portal de divulgação científica Conexão Ciência – C² propõe novos ícones para representar os objetivos da ONU
Projeto Conexão Ciência – C², vinculado ao NAPI Paraná Paz Ciência, inova mais uma vez, propondo novo design para os ícones do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A equipe de arte do C² vem publicando essa nova proposta na Plataforma Multimídia do projeto e nos sites dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), financiados pela Fundação Araucária (FA).
Em 2016, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs um plano de ação em nível global, contando com o apoio dos 193 Estados-membros, com objetivos e metas sustentáveis até 2030. Esse plano de ação engloba 17 objetivos, chamados de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, popularmente conhecidos como ODS.
Os ODS estão ligados a questões das áreas de educação, saúde, erradicação da pobreza, igualdade, sustentabilidade e desenvolvimento das cidades e são focados em proteger o planeta e garantir qualidade de vida para as futuras gerações.
O layout dos ODS da ONU segue um padrão proposto pela Organização, representando cada um dos objetivos.
Pensando em como traduzir os ODS de maneira mais agradável visualmente ao público leitor, o portal de divulgação científica Conexão Ciência – C² desenvolveu novas ilustrações para utilizar nas matérias veiculadas no site.
De acordo com a artista visual e ilustradora Hellen Vieira, responsável pelo desenvolvimento das imagens, foi importante propor algo que gerasse maior identificação com o público e que estivesse alinhado com a visão do C².
“Partindo do pressuposto de trabalho autoral e exclusividade, nós sentimos que era fundamental ter uma reformulação nossa, mostrando esse grande ponto criativo e minucioso que o Conexão Ciência tem.”
A artista Hellen Vieira ainda reforça a missão do Portal em conectar a ciência com a sociedade de uma forma mais envolvente e impactante, “usando uma comunicação clara e de fácil compreensão, por isso a importância de traduzir isso também nos ODS. O sucesso da iniciativa foi tão grande que os novos ícones estão sendo utilizados, também, nas páginas dos sites dos NAPIs, na Plataforma iAraucária”.