PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

Câmara de Rolândia homenageia alunos por trabalho em Clube de Ciências

Por: Isabella Abrão

Os clubistas foram convidados para receber uma moção de congratulações pela pesquisa realizada no lago da cidade

A foto mostra um grupo grande de pessoas reunidas em frente à parede da Câmara Municipal de Rolândia. Todos estão de pé, lado a lado, segurando certificados amarelos. Alguns usam roupas formais, outros mais casuais. Atrás deles há bandeiras. No alto da parede, vê-se uma cruz e o brasão da câmara. À direita, há um telão com uma imagem projetada mostrando a mesma cerimônia.
Os clubistas têm se destacado com pesquisas de impacto local (Foto/Joel Júnior/Câmara Municipal de Rolândia)

A Câmara Municipal de Rolândia homenageou o clube Discovery Kennedy’s com uma Moção de Congratulações, no dia 1º de outubro, pelo trabalho realizado no Lago San Fernando. A equipe de estudantes faz parte do Colégio Estadual Cívico-Militar Presidente Kennedy e tem se dedicado ao estudo da flora, fauna e qualidade da água no ambiente urbano. No NAPI Paraná Faz Ciência, o clube é articulado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A pesquisa já resultou em artigos científicos e, mais recentemente, em aprovações em eventos. Segundo a professora Eglaia Cheron, coordenadora do clube, a temática foi escolhida pensando no contexto regional. “Tinha que ter representatividade, importância socioeconômica e que fizesse diferença para o local”, explica. “Mas eu não imaginava tamanho envolvimento da comunidade. Essa menção honrosa foi, para nós, a ‘cereja do bolo’.”

A foto mostra um grupo de pessoas dentro de uma câmara municipal. Em primeiro plano, uma mulher de cabelos cacheados e compridos fala ao microfone, segurando um certificado amarelo. Ela está vestida de preto e usa brincos dourados. Ao lado dela, estão um homem negro de terno escuro e uma mulher de cabelos presos, com um vestido estampado colorido, que segura outro certificado. Atrás deles, há mais pessoas em pé, algumas segurando papéis semelhantes.
A professora Eglaia Cheron falou um pouco sobre a participação dos alunos no clube (Joel Júnior/Câmara Municipal de Rolândia)

De acordo com a docente, o trabalho da equipe tem se destacado de forma natural, mostrando ainda mais o quanto a investigação é relevante para a cidade. “Eu estou indo em reuniões com o prefeito e a Secretaria do Meio Ambiente para usarem os nossos dados em projetos de educação ambiental no lago, baseado nessa pesquisa que os alunos desenvolveram”, revela.

O professor Carlos Campaner, co-orientador do clube, compartilha do mesmo entusiasmo. Um momento gratificante, que faz valer todo o esforço dentro do Clube de Ciências. “Para os alunos, uma homenagem mais que merecida por […] muitos dias de experiências e vivências diferentes, e que mostram como é fazer ciência. Para nós, professores, o reconhecimento do nosso trabalho que, muitas vezes, é duramente criticado.”

Esta foto foi tirada do lado de fora de um prédio, à noite. Um grupo de pessoas está posando para a foto, sorrindo e segurando certificados amarelos com o brasão da Câmara Municipal de Rolândia. Entre elas, há jovens e alguns adultos, segurando o documento. O clima é de comemoração e alegria.
Os alunos compareceram à Câmara Municipal para receber a homenagem (Foto/Arquivo Pessoal)

Para a estudante Julia de Novais (16 anos), integrante do clube, a conquista despertou ainda mais motivação e determinação para continuar com os projetos. “Receber a menção honrosa na Câmara dos Vereadores foi uma experiência única e profundamente inspiradora”, declara. “Foi um momento de grande satisfação perceber que meu trabalho, assim como o de meus colegas, está sendo reconhecido e valorizado.”

Alguns familiares também compareceram à homenagem. Kellen Emmendorfer, mãe da aluna Isabelle Emmendorfer (16 anos), ficou muito orgulhosa com a menção honrosa. “Cada dia ela aprende mais, tem aquela vontade de buscar aprender coisas novas, e só o clube de ciências faz com que ela consiga ter o sonho de um dia ser uma cientista, uma analista laboratorial ou algo ligado à ciência”, conta.