PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

Ciência, Meio Ambiente e Inspiração: visita do clube Exploradores da Ciência à UENP

Por: Ana Caroline Amaral

Clubistas de Itambaracá conhecem projetos que unem astronomia, natureza e educação ambiental

Estudantes e professores em frente ao planetário da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) (Ana C. Amaral/Arquivo pessoal).
Estudantes e professores em frente ao planetário da UENP (Foto/Ana C. Amaral)

Em uma manhã ensolarada, no dia 21 de agosto, o clube Exploradores da Ciência realizou uma visita para conhecer mais sobre o universo, as abelhas e o solo na UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná. O clube faz parte do Colégio Estadual Marcílio Dias, localizado no Norte Pioneiro do Paraná, no município de Itambaracá, pertencente ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cornélio Procópio.

Estudantes ouvem explicações durante a visita à UENP (Foto/Ana C. Amaral)

Acompanhados pela professora coordenadora do clube, Ana Paula Vieira, os 28 estudantes percorreram 50 km até o Planetário da UENP. Além da sessão sobre o sistema solar, o grupo também conheceu outros projetos da Universidade, como o meliponário, a horta e o projeto Solo na Escola, que fizeram parte do roteiro educativo.

Alinhada ao tema central do projeto, voltado à aprendizagem das habilidades científicas e proteção do meio ambiente, a visita proporcionou aos alunos um contato mais próximo com a ciência desenvolvida nessa perspectiva. Em um ano tão importante para a preservação ambiental, especialmente com a realização da COP30 – 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Belém (PA), durante o mês de novembro. A oportunidade de discutir o assunto com os clubistas se torna fundamental para fortalecer o engajamento contra as mudanças climáticas.

Estudantes observam caixa de abelhas (Ana C. Amaral/ Arquivo pessoal)

Em conversa com a professora coordenadora, Ana Paula, ela destacou a relevância da experiência: “Estar na Universidade vai ajudar muito os alunos nas atividades dentro e fora do clube, já que eles conheceram pessoas que fazem ciência todos os dias. Agradecemos toda a equipe por contribuir para a formação científica deles!”, finalizou.