O clube pretende gravar entrevistas com moradores de Castro sobre o Rio Iapó e a visita ajudou na preparação e inspiração dos clubistas para a atividade.
Em abril, o clube Cabeceira do Rio Iapó, da cidade de Castro, recebeu a visita do cineasta Rudolf Mestdagh. Diretor e produtor de filmes, Mestdagh nasceu na Bélgica e é conhecido por suas obras Ellektra (2004) e Robokip (1993). O diretor compartilhou com os clubistas suas experiências e orientou os alunos sobre técnicas de produção de imagens, também ofereceu dicas práticas para realizações de entrevistas e expôs alguns aspectos importantes da pré e da pós-produção no audiovisual.
Os clubistas assistiram ao curta Robokip (1993), um dos trabalhos de Rudolf, o qual apresenta de forma inusitada um casal em crise de normalidade e um ovo determinado em não ser café da manhã deles. A partir dessa experiência, além dos conhecimentos técnicos, os estudantes também puderam pensar em formas de expressão artísticas, que também podem ser aplicadas enquanto ferramentas narrativas no teatro de divulgação científica.
A temática que permeia as ações do clube é o Rio Iapó, que atravessa a região dos Campos Gerais, no Paraná. Conhecido por suas corredeiras e paisagens naturais, o rio é cenário para esportes como canoagem e rafting, além de atrair visitantes ao balneário Prainha, em Castro, e ao impressionante cânion Guartelá. Ele nasce no município de Piraí do Sul e segue seu percurso até desaguar no Rio Tibagi, na cidade de mesmo nome. Com base nesse tema, os estudantes são convidados a criar uma peça de teatro de fantoches.
A pesquisa envolvendo o Rio Iapó busca explorar, de forma integrada, tanto os aspectos físico-químicos do rio quanto as questões sociais e econômicas relacionadas ao seu uso e ocupação. Assim, uma das atividades pretendidas pelo clube envolve entrevistar moradores de Castro, para compreender como se dá o seu contato com o rio Iapó, a importância dele em seu dia a dia e se esses moradores percebem mudanças tanto na qualidade da água ao longo do tempo e da relação dos moradores com o rio.