Clubistas saíram de Mariluz para aprender um pouco mais sobre ervas fitoterápicas no projeto da Unipar, de Umuarama
O Clube de Ciências CEJAA, do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida, da cidade de Mariluz, conheceu o Horto Medicinal da Universidade Paranaense (UNIPAR), na cidade de Umuarama. A viagem teve como objetivo ampliar o conhecimento dos estudantes sobre as ervas medicinais, opções de cultivo e as possibilidades de pesquisa na área da fitoterapia.
Hortos medicinais são espaços destinados ao estudo, cultivo e preservação de plantas com propriedades fitoterápicas. Além de contribuir para a conservação da biodiversidade, ele tem um papel fundamental na difusão de saberes tradicionais e científicos, resultando no fortalecimento da relação entre natureza, saúde e ciência.
Durante toda a visita, os clubistas tiveram contato direto com diversas espécies e puderam compreender melhor os benefícios que várias dessas plantas oferecem enquanto produtos fitoterápicos. O entusiasmo ficou evidente entre os clubistas, que puderam reconhecer no aprendizado uma oportunidade de aproximar teoria e prática.
A professora do Clube de Ciências, Renata Bazanela Lins de Oliveira, e o orientador pedagógico da Rede de Clubes, Josimar Ribeiro dos Santos, acompanharam a atividade. Para o orientador, estar em contato com a prática fortalece a educação científica e desperta o interesse dos estudantes para além da sala de aula: “Em passeios como esse, nós conseguimos fazer com que os clubistas vejam e sintam na prática o que estão estudando, o horto é uma sala de aula”, destacou Josimar.
A atividade foi uma experiência única que reforça a importância da educação científica e ambiental, mostrando que a pesquisa em hortos medicinais pode abrir portas para inovações no campo da saúde, além de incentivar nos estudantes o uso responsável dos recursos naturais.