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Clube ‘Conexão Ciência’, de Bom Sucesso, marca presença no Manna 2025

Por: Cassia Naomi e Ana Elisa Frings

A professora Elaine Correa e seu projeto de Clube foram selecionados para uma das 50 vagas de bolsa de auxílio viagem e estadia

Evento Manna no Museu, no auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON) (Foto/ElaineSoares)


A segunda edição do Manna no Museu reuniu cerca de 600 alunos nos dias 14, 15 e 16 de março, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. O evento, que celebrou a ciência, tecnologia e inovação, teve como tema central a Quântica, em consonância com a definição do ano de 2025 como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica (IYQ), pela Organização das Nações Unidas (ONU). Professores de escolas públicas, docentes universitários, graduandos e pós-graduandos de todo o Brasil estiveram presentes. 

O foco do evento é explorar temas de inovações científicas, como a Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Internet dos Drones (IoD), jogos e Metaverso no ambiente da educação. O Manna no Museu é uma das várias iniciativas do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – Manna Academy (NAPI Manna Academy), destinado a popularizar atividades científicas e levar experiências práticas a escolas públicas, praças, museus, feiras agropecuárias, penitenciárias, territórios indígenas e a muitas outras localidades. O Manna Team, que corresponde à comunidade envolvida com a ideia do Manna Academy, já conta com 3 mil participantes, entre estudantes, professores, mestres, doutores e pesquisadores, de diversas regiões do país.

Entre os educadores presentes no evento estava a professora Elaine Correa Soares, coordenadora do Clube Conexão Ciência, no Colégio Estadual João Paulo I, de Bom Sucesso, região norte do Paraná. Ela viajou para o evento em Curitiba com mais dois alunos do Clube para participarem do Manna Experiences, uma parte do evento destinada aos estudantes, com acesso a artefatos pedagógicos ligados à temática de Inteligência Artificial, tecnologia quântica e outras ferramentas de aprendizado hoje disponíveis para a Educação 5.0.

A professora Elaine Soares na área externa do MON com os participantes do Manna 2025 (Foto/ElaineSoares)


Para participar do Manna no Museu 2025 em Curitiba, a professora Elaine e seu projeto do ‘Conexão Ciência’ concorreram com outros participantes para receber bolsa de auxílio para o transporte e para a estadia. Para a professora foi uma grande surpresa ter sido chamada. “O Manna no Museu é o maior evento ligado à área de Quântica e Educação 5.0 do Brasil, com apenas 50 professores da educação básica e universitária selecionados para receber a bolsa. Eu fiquei muito surpresa de estar entre os selecionados.”

O clube ‘Conexão Ciência’ busca usar tecnologias inovadoras para alcançar a sustentabilidade. O principal trabalho em desenvolvimento é o uso de estufas automatizadas. “Essas estufas têm como função utilizar o cultivo de plantas de maneira sustentável”, explica Soares. Na construção das estufas, os alunos utilizam sensores, técnicas de automação e controlam o clima interno para maximizar a produção e reduzir os impactos ambientais. “Além de que, todo esse processo, para os alunos é uma oportunidade de pensar e desenvolver vários outros projetos científicos”, complementa a professora.

A imagem é uma montagem composta por três fotos relacionadas ao projeto da automação de estufa. A primeira imagem à esquerda mostra uma estrutura de estufa coberta com tela de sombreamento. Dentro dela, há um sistema feito com tubos de PVC onde foram plantadas mudas ou hortaliças de folhas. Algumas lâmpadas estão penduradas na estrutura para controle de luz ou temperatura. A segunda imagem (centro) exibe uma bancada com um laptop rodando um código de programação e uma série de circuitos eletrônicos conectados a sensores e microcontroladores. Há fios coloridos e módulos eletrônicos como relés e sensores de umidade do solo, temperatura e umidade do ar. Esse sistema parece ser a central de controle automatizado da estufa. A terceira imagem (à direita) mostra um laptop exibindo um painel de monitoramento com gráficos e dados sobre a estufa. No fundo, a estufa pode ser vista novamente, indicando que a automação está funcionando para coletar e exibir informações em tempo real. As imagens sugerem um projeto tecnológico de monitoramento e controle de uma estufa automatizada, utilizando sensores e um sistema programável para otimizar o cultivo.
Detalhes da estufa construída pelo Clube de Ciências ‘Conexão Ciência’, coordenado pela professora Elaine Correa (Foto/ElaineSoares)


A experiência do Manna no Museu 2025 trouxe também uma perspectiva diferente para ser abordada
com os alunos, ressaltou a professora participante. “Um dos grandes impactos que o Manna trouxe foi a necessidade de desenvolver as habilidades socioemocionais e cognitivas dos nossos alunos, as soft skills. Porque todo o trabalho científico vem por meio do trabalho em equipe, da resolução dos desafios e da necessidade de persistir diante das dificuldades que vão surgindo ao longo da nossa pesquisa. Além de tudo isso, o contato com a tecnologia amplia o interesse dos alunos e isso é bem legal”, adiciona a docente.

Para trabalhar essas habilidades emocionais, o Clube já se reuniu após o retorno do  Manna e a professora promoveu uma roda de conversa para falar sobre os desafios que surgem ligados ao projeto, mas também sobre sonhos e sobre como se comunicar de forma eficaz. “Os alunos se abriram, foi uma aula muito emocionante. É muito importante a gente trabalhar isso pela (via da) comunicação, pelo trabalho em equipe, a gente desenvolve resiliência, pensamento crítico. Eu volto do Manna com essa carga de despertar sonhos, de mostrar que nossos alunos são capazes, que eles podem sonhar e podem interferir na comunidade de uma forma positiva”, finaliza a professora.

As atividades do clube Conexão Ciência podem ser vistas no perfil de Instagram @clube_conexao_ciencia_jp ou no perfil do Colégio Estadual João Paulo I @colegio.joaopaulo.

A imagem mostra uma sala de aula com estudantes reunidos em um círculo, participando de uma discussão ou apresentação. A maioria dos alunos está vestindo camisetas azuis com um logotipo, uniformes escolares. Uma jovem de pé parece estar conduzindo a conversa, enquanto os demais alunos estão sentados em carteiras organizadas em um formato semiaberto. No fundo, há uma lousa, uma estante com livros e uma tela exibindo um texto projetado. A sala tem grandes janelas com cortinas azuis, permitindo a entrada de luz natural. O ambiente sugere um momento de aprendizado colaborativo na reunião do clube.
Reunião do Clube de Ciências ‘Conexão Ciência’. (Foto/Arquivo Pessoal)