O projeto O Curso da Vida conta com várias parcerias e tem como monitores estudantes da Rede de Clubes
O Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana inaugurou o Barracão Pedagógico: o curso da vida, no Núcleo de Ensino São Francisco, em Chopinzinho. Integrante da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, o colégio abriga o clube “Somos fãs de Lavoisier”, e o novo espaço faz parte de suas atividades.
Criado em 2023, o projeto O Curso da Vida desenvolve diversas ações que buscam relacionar a realidade local dos alunos com os conteúdos curriculares, facilitando o aprendizado. Com a inauguração do novo espaço, o projeto amplia seu alcance, promovendo a integração entre a comunidade escolar e a externa, já que o local foi planejado para receber visitas. Para o público externo, são oferecidas ações educativas que possibilitam a aquisição de conhecimentos científicos.
Os monitores do local são os próprios alunos do Somos fãs de Lavoisier, eles são responsáveis por guiar os visitantes e fazer a mediação das atividades propostas no barracão.
Para a professora Lidiane Scariot, que está a frente do clube de ciências da escola, embora o projeto seja anterior ao clube, este vem para somar na promoção da cultura científica entre os estudantes. Além disso, a professora conta que entre as próximas ações planejadas pelo clube estão a ampliação do modelo, com a construção de camadas subcrustais em texturas diversas; a programação robótica dos elementos da maquete; investigações sobre a vegetação ao redor do rio Iguaçu e da mata ciliar; e atividades investigativas para aprimorar a oratória dos alunos e a recepção de público.
Uma das ações já realizadas foi a criação coletiva de uma maquete do Rio Iguaçu, que atualmente é a principal atração do local. Construído com a ajuda de todos da escola, o modelo representa o corpo de água da sua nascente, em Piraquara, até a usina de Salto Santiago, no município de Saudade do Iguaçu. A maquete conta com 4,7 metros de comprimento, 1,6 metros de largura e 1,3 metros de altura, além de água em circulação e um pequeno trem em movimento. De acordo com a diretora da escola, Cláudia Lemos, a maquete mostra que é possível aliar teoria e prática no processo de ensino.
Além de professores, alunos e funcionários da escola, estiveram presentes na inauguração pais, representantes da administração municipal e de instituições financiadoras e outros membros da comunidade externa.
Um projeto com muitas parcerias
Além do Barracão Pedagógico fazer parte das atividades propostas pelo colégio para a Rede de Clubes, o projeto conta com outras parcerias. O local foi construído com recursos provenientes de doações da comunidade, com apoio da administração municipal e patrocínio de uma empresa de energia elétrica.
Em 2023, o projeto foi selecionado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (IFFS) para fazer parte de um documentário que apresentará experiências bem-sucedidas na implementação do turno integral em escolas do sul do Brasil. O objetivo é inspirar novas práticas que auxiliem o desenvolvimento dos alunos e a gestão das escolas e mostrar a importância de uma educação que conecta os alunos com sua realidade.
Já em 2025, O Curso da Vida foi incluído na chamada Rota Desafios do Turismo Rural de Chopinzinho, um programa turístico apoiado pela prefeitura em que é possível realizar visitas a pontos especiais da cidade. Além da visita pedagógica ao Barracão, essa rota também inclui um café da manhã com degustação de queijos, um almoço pesqueiro, uma trilha e um café no rancho. Segundo a diretora Cláudia, o grande diferencial do Barracão é sua proposta de oferecer aos turistas conhecimento científico sobre a região.
Serviço
A maquete do Rio Iguaçu, feita pelos estudantes, professores e funcionários da escola, encontra-se exposta no Barracão Pedagógico. Vale uma visita. Mas é preciso agendar por meio do telefone (46) 9.9917-4287, ou junto à rota turística do município