O espaço do Clube foi apresentado, houve conversa sobre hábitos alimentares saudáveis e orientações para dúvidas
No dia 14 de março, o Clube Ciências “Fazendo Ciência” do Colégio Estadual Padre José Canale, de Apucarana, recebeu a professora Dyana Braga, representante do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, e os coordenadores do projeto Rede de Clubes Paraná Faz Ciência pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Apucarana, os professores Ênio Stanzani e Sabrina Klein.
No encontro, a coordenadora do Clube, professora Márcia Oliveira de Britto e os diretores do Colégio Padre José Canale, Robson Desiderá e Dalciana Dzioba, apresentaram o espaço dedicado às atividades do Clube e houve um momento de conversa sobre as expectativas dos alunos participantes quanto às atividades do Clube.
Em seguida, os clubistas responderam a um questionário sobre seus hábitos alimentares, marcando o início de uma discussão sobre a relevância da alimentação saudável e a aplicação da ciência no cotidiano juvenil para a promoção do bem-estar. A visita reforçou o objetivo de engajar toda a comunidade escolar na adoção de práticas saudáveis, para que os jovens incorporem esses hábitos positivos em suas vidas, garantindo um futuro com mais saúde e equilíbrio.
A professora Márcia Oliveira de Britto, coordenadora do Clube, destacou a relevância do tema, afirmando que a alimentação inadequada e hábitos pouco saudáveis contribuem para o aumento de doenças como diabetes e hipertensão arterial, afetando crianças e adolescentes em todo o mundo. “É importante essa visita para debater meios e pensar em como integrar o estudo da ciência com a saúde e o bem-estar físico. É uma forma de auxiliar os alunos a compreenderem os princípios da alimentação saudável e como eles podem promover hábitos que melhorem sua qualidade de vida.”, explicou.
Os resultados esperados com o trabalho desenvolvido no Clube ‘Fazendo Ciência’ são amplos e visam uma transformação significativa na comunidade escolar. Além da compreensão mais profunda sobre o papel da alimentação e dos hábitos saudáveis, espera-se que os alunos se tornem multiplicadores deste conhecimento – compartilhando com colegas, familiares e amigos -, criando um ciclo de bem-estar que se estende para além da escola.