Clubistas da Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco distribuem produção orgânica de alface, unindo pesquisa, sustentabilidade e ação social
Em uma iniciativa que integra aprendizado prático e ação social, os jovens cientistas do Clube ‘Jovens pelo Clima’, da Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, em Borrazópolis, realizaram a primeira distribuição da produção de alface cultivada em sua horta orgânica. Coordenado pela professora Eliana Aparecida da Silva, o clube demonstra um engajamento comunitário que vai além dos muros da escola.
Desde março de 2025, os clubistas vêm dedicando tempo e esforço ao cultivo orgânico de uma horta. No mês de julho, colheram os primeiros frutos desse trabalho, que foram distribuídos à comunidade escolar.
Estudantes do Clube ‘Jovens pelo Clima’ cultivando a horta para a produção de hortaliças (Foto/Eliana Aparecida da Silva) Estudantes do Clube ‘Jovens pelo Clima’ cultivando a horta para a produção de hortaliças (Foto/Eliana Aparecida da Silva) Estudantes do Clube ‘Jovens pelo Clima’ cultivando a horta para a produção de hortaliças (Foto/Eliana Aparecida da Silva)
Uma das ações de distribuição de hortaliças foi cuidadosamente planejada pelos clubistas em conjunto com a diretora da escola, Lisandra Câmara. A estratégia visou coincidir a entrega das hortaliças com a distribuição dos uniformes escolares, aproveitando a presença de pais e alunos na escola. Dessa forma, as famílias puderam levar as alfaces frescas para casa, conhecendo de perto o trabalho e o impacto do clube na comunidade.
Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva)Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva) Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva)Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva) Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva)Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva) Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva)Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva) Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva)Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva) Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva)Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva) Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva)Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva) Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva)Entrega de uniformes junto das alfaces produzidas pelos alunos na horta da escola. (Foto/Eliana Aparecida da Silva)
A ação de distribuir a produção da horta tem um propósito social fundamental. Parte dos alimentos cultivados será destinada ao “Sopão” da escola, uma refeição oferecida a alunos em situação de vulnerabilidade durante as semanas de inverno. Outra porção da colheita abastecerá a “sacola solidária” de verduras, que é distribuída quinzenalmente às famílias de alunos em necessidade. Essa estratégia permite que o trabalho do clube alcance diretamente quem mais precisa.
As iniciativas dos clubistas estão intrinsecamente ligadas a importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas. A ação da horta e a distribuição de alimentos orgânicos contribuem para o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), ao promoverem práticas sustentáveis de cultivo. A colaboração entre o clube, a escola e a comunidade nas ações sociais reforça o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Finalmente, todo o processo de aprendizado prático e engajamento cívico vivido pelos alunos fortalece o ODS 4 (Educação de Qualidade), preparando-os para serem agentes de mudança na sociedade.
Com a liderança da professora Eliana e a dedicação de seus clubistas, o ‘Jovens pelo Clima’ não apenas cultiva alimentos, mas também semeia valores, solidariedade e um futuro mais sustentável em Borrazópolis.