Os Clubes UENP levaram para o Norte Pioneiro premiações em inovação, sustentabilidade e divulgação científica

Os Clubes de Ciências vinculados à Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) tiveram desempenho de grande destaque na edição 2025 da Feira de Ciência, Cultura e Inovação (FECCI). O evento teve sua primeira edição em 2025 durante os dias 4, 5 e 6 de novembro, em Curitiba.
Com projetos que envolveram sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo, os clubistas voltaram ao Norte Pioneiro com premiações em diversas categorias. Conheça mais sobre os trabalhos premiados dos Clubes UENP.
Clube de Ciências Inovar

O Clube Inovar, do Colégio Estadual Barbosa Ferraz, em Andirá, é orientado pelas professoras Karoline de Azevedo Ferreira Rodrigues e Silvia Renata Zanon. Foi um dos grandes destaques da feira. Ao todo, o clube conquistou 6 pódios! O grupo garantiu colocações em diferentes categorias, refletindo o forte engajamento dos estudantes e a qualidade excepcional dos projetos apresentados.
1º lugar – Ciências Exatas (Júnior)
Projeto: NewBit: a nova moeda da escola para reconhecer o esforço e a participação dos alunos
3º lugar – Comunicação (Júnior) e 2º lugar – Empreendedorismo (Júnior)
Projeto: Do Lixo ao Luxo Verde: Compostagem educando para a Sustentabilidade

2º lugar – Desenvolvimento de Produto (Júnior)
Projeto: BioProtect: Bioplástico biodegradável como alternativa sustentável para a redução de resíduos plásticos
3º lugar – Ciências Exatas (Júnior)
Projeto: Gotas de Consciência: o impacto da captação de água de chuva na horta escolar do Barbosa Ferraz
3º lugar – Ciências Exatas (Jovem)
Projeto: Recicla: App ambiental unindo tecnologia e consciência na luta por um futuro mais limpo

Clube Exploradores da Ciência
Localizado em Santo Antônio da Platina, o Clube Exploradores da Ciência, do Colégio Estadual Edith de Souza Prado de Oliveira, é orientado pela professora Jessica Christina de Moura. Os clubistas foram premiados por seu trabalho ligado à Dengue.
1º lugar – Desenvolvimento de Produto (Jovem)Projeto: Ciência e Sustentabilidade no Combate à Dengue

Clube de Ciências Hidronautas
Representando o NRE Ibaiti, o Clube Hidronautas, do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Segismundo Antunes Netto, de Siqueira Campos, foi premiado na categoria Robótica. O clube é orientado pelo professor Eduardo Henrique Xavier de Oliveira.
3º lugar – Inovação Tecnológica e Robótica (Jovem)
Projeto: Chocadeira com componentes da Robótica

Clube de Ciências Mundo Verde
O Clube Mundo Verde, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Assaí, e parte do NRE – Cornélio Procópio celebrou o primeiro lugar na categoria mais disputada pela comunidade: a Escolha do Público. Como orientadora, está a professora Aparecida Cândida Duarte.
1º lugar – Escolha do Público, com 17.305 votosProjeto: “Compostagem e Horta Escolar”

Clube Agrociência
Mostrando a força das iniciativas voltadas à sustentabilidade, o Clube Agrociência, do Colégio Estadual Maria Francisca de Souza, do município de Barra do Jacaré e ligado ao NRE Jacarezinho, foi orientado pela professora Vagna Aparecida da Silva Munhão. Eles conquistaram um primeiro lugar:
1º lugar – Meu Clube é Show (Agroecologia)Projeto: Chamas do Futuro: Estudantes transformando resíduos em energia e sustentabilidade

Clube Exploradores da Ciência
O Clube Exploradores da Ciência, do Colégio Estadual Marcílio Dias, na cidade de Itambaracá (NRE Cornélio Procópio) foi o vencedor na categoria Divulgação Científica. Os orientadores do clube são Ana Paula Vieira e Guilherme César Cordeiro dos Santos.
1º lugar – Divulgação Científica (Júnior)
Projeto: Da Sala de Aula para o Canteiro: uma horta didática com sistema de irrigação controlado por sensores

Os prêmios são apenas parte de todas as conquistas dos Clubes UENP ao longo do projeto. Ter a possibilidade de conhecer outros lugares, profissionais da área e reencontrar amigos de outras feiras são alguns exemplos das conquistas que já estão no coração e na história de todos os membros da equipe. E que venha 2026, para mais encontros que incentivem a ciência possam acontecer por todo estado!
