PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

Clubes de Ciências ligados à UEM vão expor projetos no Paraná Faz Ciência, em Guarapuava

Por: Ana Carolina Arenso Barbosa

Na 5ª edição do Paraná Faz Ciência, serão 16 projetos oriundos de clubes de ciências das regiões de Maringá, Cianorte, Umuarama e Ivaiporã

A imagem é do clube ‘Tenda Cultura Viva’ do Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal de Umuarama. Na fotografia é possível ver um grupo grande de pessoas, formado por adolescentes e um adulto, posando para uma foto em uma sala. Eles estão organizados em duas fileiras: alguns sentados ou agachados na frente e outros em pé atrás. A sala tem paredes claras, ventiladores fixados na parede e um quadro branco ao fundo. Há cartazes e avisos na parede. À esquerda, há uma mesa com uma toalha vermelha e alguns objetos decorativos. Todos parecem estar sorrindo ou com expressões amigáveis.
Clube ‘Tenda Cultura Viva’ do Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal, de Umuarama (Foto/ Ana Carolina Arenso Barbosa)

Em Guarapuava, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, acontece a 5ª edição do Paraná Faz Ciência, este ano organizada pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e com envolvimento das outras onze instituições de ensino superior do Paraná. O evento integra ainda a programação paranaense da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema: “Planeta água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

O objetivo é popularizar o conhecimento científico, trazendo  mostras interativas, oficinas científicas, fóruns com especialistas e ainda espaços culturais. Tudo pensado para oportunizar a troca de experiências entre escolas, comunidade, jovens e gestores públicos. Está prevista, também, a 1ª Mostra Feira Clubes de Ciências, que vai reunir e divulgar os trabalhos realizados pelos clubistas ligados à Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, no dia 2 de outubro.

Os Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Ivaiporã, Maringá, Cianorte e Umuarama estarão presentes com dezesseis clubes, com trabalhos que permeiam temáticas como questões ambientais, sustentabilidade, robótica, química e artes. 

NÚCLEO UMUARAMA

Do NRE-Umuarama, seis clubes se apresentarão na mostra. Entre eles, o Green Lab com o projeto ‘Green Lab: Ensino de Ciências e Sustentabilidade por Meio da Reutilização de Óleo de Cozinha no Ensino Médio’, coordenado pelo professor Rafael Fernando de Melo. O grupo de Cruzeiro do Oeste e do Colégio Estadual Almirante Tamandaré tem como principal objetivo a promoção da educação científica por meio de práticas sustentáveis, especialmente a reutilização do óleo de cozinha usado. 
Outro clube que estará em Guarapuava é de Alto Piquiri. O Clube de Ciências Paisagismo Sustentável surgiu como uma iniciativa na Escola Estadual Manuel Bandeira para integrar conhecimentos científicos, consciência ambiental e protagonismo juvenil. O projeto ‘Paisagismo Sustentável’, coordenado pela professora Katia Regina Cosmo, envolve a revitalização dos espaços escolares por meio do reaproveitamento de materiais recicláveis, o uso de materiais alternativos e a aplicação de tecnologias sustentáveis.

  • Na primeira imagem há uma sala de aula onde um grupo de estudantes está participando de uma atividade. Alguns estão sentados ao redor de uma mesa utilizando notebooks, enquanto um aluno em pé apresenta algo projetado em um quadro branco, apontando para um gráfico exibido na tela. O ambiente tem paredes claras, iluminação fluorescente e móveis escolares, como cadeiras e armários. Na segunda fotografia tem um grupo de estudantes reunidos em um ambiente escolar ao ar livre, em frente a um jardim vertical com diversas plantas verdes. Eles estão distribuídos em pé e agachados, posando para a foto. O local tem piso de tijolos, árvores, telhados de cerâmica e áreas cobertas ao fundo. A terceira imagem mostra um grupo de estudantes e um adulto reunidos em um espaço ao ar livre, posando para uma foto em frente a uma grande escultura de uma figura humana com os braços abertos. O grupo está distribuído sobre um pequeno morro coberto de grama, alguns sentados e outros em pé, enquanto ao fundo há muitas árvores, formando um cenário verde e natural. Na quarta imagem há um grupo de estudantes e dois adultos posando para uma foto em frente a uma placa de madeira com a palavra “Meliponário” e o desenho de uma abelha sorridente. Eles estão em um espaço externo com bastante vegetação, incluindo árvores altas e um caminho de pedras à esquerda. Ao fundo, vê-se um prédio de tijolos com telhado de cerâmica. Na quinta imagem tem um grupo de estudantes e alguns adultos reunidos para uma foto em um ambiente escolar externo. Eles estão em frente a uma parede branca com detalhes verdes e uma janela comprida com grades. O grupo está posicionado em duas fileiras, com alguns agachados na frente e outros em pé atrás, todos sorrindo e olhando para a câmera. A última fotografia mostra um grupo grande de pessoas, formado por adolescentes e um adulto, posando para uma foto em uma sala. Eles estão organizados em duas fileiras: alguns sentados ou agachados na frente e outros em pé atrás. A sala tem paredes claras, ventiladores fixados na parede e um quadro branco ao fundo. Há cartazes e avisos na parede. À esquerda, há uma mesa com uma toalha vermelha e alguns objetos decorativos para um evento escolar.
  • Na primeira imagem há uma sala de aula onde um grupo de estudantes está participando de uma atividade. Alguns estão sentados ao redor de uma mesa utilizando notebooks, enquanto um aluno em pé apresenta algo projetado em um quadro branco, apontando para um gráfico exibido na tela. O ambiente tem paredes claras, iluminação fluorescente e móveis escolares, como cadeiras e armários. Na segunda fotografia tem um grupo de estudantes reunidos em um ambiente escolar ao ar livre, em frente a um jardim vertical com diversas plantas verdes. Eles estão distribuídos em pé e agachados, posando para a foto. O local tem piso de tijolos, árvores, telhados de cerâmica e áreas cobertas ao fundo. A terceira imagem mostra um grupo de estudantes e um adulto reunidos em um espaço ao ar livre, posando para uma foto em frente a uma grande escultura de uma figura humana com os braços abertos. O grupo está distribuído sobre um pequeno morro coberto de grama, alguns sentados e outros em pé, enquanto ao fundo há muitas árvores, formando um cenário verde e natural. Na quarta imagem há um grupo de estudantes e dois adultos posando para uma foto em frente a uma placa de madeira com a palavra “Meliponário” e o desenho de uma abelha sorridente. Eles estão em um espaço externo com bastante vegetação, incluindo árvores altas e um caminho de pedras à esquerda. Ao fundo, vê-se um prédio de tijolos com telhado de cerâmica. Na quinta imagem tem um grupo de estudantes e alguns adultos reunidos para uma foto em um ambiente escolar externo. Eles estão em frente a uma parede branca com detalhes verdes e uma janela comprida com grades. O grupo está posicionado em duas fileiras, com alguns agachados na frente e outros em pé atrás, todos sorrindo e olhando para a câmera. A última fotografia mostra um grupo grande de pessoas, formado por adolescentes e um adulto, posando para uma foto em uma sala. Eles estão organizados em duas fileiras: alguns sentados ou agachados na frente e outros em pé atrás. A sala tem paredes claras, ventiladores fixados na parede e um quadro branco ao fundo. Há cartazes e avisos na parede. À esquerda, há uma mesa com uma toalha vermelha e alguns objetos decorativos para um evento escolar.
  • Na primeira imagem há uma sala de aula onde um grupo de estudantes está participando de uma atividade. Alguns estão sentados ao redor de uma mesa utilizando notebooks, enquanto um aluno em pé apresenta algo projetado em um quadro branco, apontando para um gráfico exibido na tela. O ambiente tem paredes claras, iluminação fluorescente e móveis escolares, como cadeiras e armários. Na segunda fotografia tem um grupo de estudantes reunidos em um ambiente escolar ao ar livre, em frente a um jardim vertical com diversas plantas verdes. Eles estão distribuídos em pé e agachados, posando para a foto. O local tem piso de tijolos, árvores, telhados de cerâmica e áreas cobertas ao fundo. A terceira imagem mostra um grupo de estudantes e um adulto reunidos em um espaço ao ar livre, posando para uma foto em frente a uma grande escultura de uma figura humana com os braços abertos. O grupo está distribuído sobre um pequeno morro coberto de grama, alguns sentados e outros em pé, enquanto ao fundo há muitas árvores, formando um cenário verde e natural. Na quarta imagem há um grupo de estudantes e dois adultos posando para uma foto em frente a uma placa de madeira com a palavra “Meliponário” e o desenho de uma abelha sorridente. Eles estão em um espaço externo com bastante vegetação, incluindo árvores altas e um caminho de pedras à esquerda. Ao fundo, vê-se um prédio de tijolos com telhado de cerâmica. Na quinta imagem tem um grupo de estudantes e alguns adultos reunidos para uma foto em um ambiente escolar externo. Eles estão em frente a uma parede branca com detalhes verdes e uma janela comprida com grades. O grupo está posicionado em duas fileiras, com alguns agachados na frente e outros em pé atrás, todos sorrindo e olhando para a câmera. A última fotografia mostra um grupo grande de pessoas, formado por adolescentes e um adulto, posando para uma foto em uma sala. Eles estão organizados em duas fileiras: alguns sentados ou agachados na frente e outros em pé atrás. A sala tem paredes claras, ventiladores fixados na parede e um quadro branco ao fundo. Há cartazes e avisos na parede. À esquerda, há uma mesa com uma toalha vermelha e alguns objetos decorativos para um evento escolar.
  • Na primeira imagem há uma sala de aula onde um grupo de estudantes está participando de uma atividade. Alguns estão sentados ao redor de uma mesa utilizando notebooks, enquanto um aluno em pé apresenta algo projetado em um quadro branco, apontando para um gráfico exibido na tela. O ambiente tem paredes claras, iluminação fluorescente e móveis escolares, como cadeiras e armários. Na segunda fotografia tem um grupo de estudantes reunidos em um ambiente escolar ao ar livre, em frente a um jardim vertical com diversas plantas verdes. Eles estão distribuídos em pé e agachados, posando para a foto. O local tem piso de tijolos, árvores, telhados de cerâmica e áreas cobertas ao fundo. A terceira imagem mostra um grupo de estudantes e um adulto reunidos em um espaço ao ar livre, posando para uma foto em frente a uma grande escultura de uma figura humana com os braços abertos. O grupo está distribuído sobre um pequeno morro coberto de grama, alguns sentados e outros em pé, enquanto ao fundo há muitas árvores, formando um cenário verde e natural. Na quarta imagem há um grupo de estudantes e dois adultos posando para uma foto em frente a uma placa de madeira com a palavra “Meliponário” e o desenho de uma abelha sorridente. Eles estão em um espaço externo com bastante vegetação, incluindo árvores altas e um caminho de pedras à esquerda. Ao fundo, vê-se um prédio de tijolos com telhado de cerâmica. Na quinta imagem tem um grupo de estudantes e alguns adultos reunidos para uma foto em um ambiente escolar externo. Eles estão em frente a uma parede branca com detalhes verdes e uma janela comprida com grades. O grupo está posicionado em duas fileiras, com alguns agachados na frente e outros em pé atrás, todos sorrindo e olhando para a câmera. A última fotografia mostra um grupo grande de pessoas, formado por adolescentes e um adulto, posando para uma foto em uma sala. Eles estão organizados em duas fileiras: alguns sentados ou agachados na frente e outros em pé atrás. A sala tem paredes claras, ventiladores fixados na parede e um quadro branco ao fundo. Há cartazes e avisos na parede. À esquerda, há uma mesa com uma toalha vermelha e alguns objetos decorativos para um evento escolar.
  • Na primeira imagem há uma sala de aula onde um grupo de estudantes está participando de uma atividade. Alguns estão sentados ao redor de uma mesa utilizando notebooks, enquanto um aluno em pé apresenta algo projetado em um quadro branco, apontando para um gráfico exibido na tela. O ambiente tem paredes claras, iluminação fluorescente e móveis escolares, como cadeiras e armários. Na segunda fotografia tem um grupo de estudantes reunidos em um ambiente escolar ao ar livre, em frente a um jardim vertical com diversas plantas verdes. Eles estão distribuídos em pé e agachados, posando para a foto. O local tem piso de tijolos, árvores, telhados de cerâmica e áreas cobertas ao fundo. A terceira imagem mostra um grupo de estudantes e um adulto reunidos em um espaço ao ar livre, posando para uma foto em frente a uma grande escultura de uma figura humana com os braços abertos. O grupo está distribuído sobre um pequeno morro coberto de grama, alguns sentados e outros em pé, enquanto ao fundo há muitas árvores, formando um cenário verde e natural. Na quarta imagem há um grupo de estudantes e dois adultos posando para uma foto em frente a uma placa de madeira com a palavra “Meliponário” e o desenho de uma abelha sorridente. Eles estão em um espaço externo com bastante vegetação, incluindo árvores altas e um caminho de pedras à esquerda. Ao fundo, vê-se um prédio de tijolos com telhado de cerâmica. Na quinta imagem tem um grupo de estudantes e alguns adultos reunidos para uma foto em um ambiente escolar externo. Eles estão em frente a uma parede branca com detalhes verdes e uma janela comprida com grades. O grupo está posicionado em duas fileiras, com alguns agachados na frente e outros em pé atrás, todos sorrindo e olhando para a câmera. A última fotografia mostra um grupo grande de pessoas, formado por adolescentes e um adulto, posando para uma foto em uma sala. Eles estão organizados em duas fileiras: alguns sentados ou agachados na frente e outros em pé atrás. A sala tem paredes claras, ventiladores fixados na parede e um quadro branco ao fundo. Há cartazes e avisos na parede. À esquerda, há uma mesa com uma toalha vermelha e alguns objetos decorativos para um evento escolar.
  • Na primeira imagem há uma sala de aula onde um grupo de estudantes está participando de uma atividade. Alguns estão sentados ao redor de uma mesa utilizando notebooks, enquanto um aluno em pé apresenta algo projetado em um quadro branco, apontando para um gráfico exibido na tela. O ambiente tem paredes claras, iluminação fluorescente e móveis escolares, como cadeiras e armários. Na segunda fotografia tem um grupo de estudantes reunidos em um ambiente escolar ao ar livre, em frente a um jardim vertical com diversas plantas verdes. Eles estão distribuídos em pé e agachados, posando para a foto. O local tem piso de tijolos, árvores, telhados de cerâmica e áreas cobertas ao fundo. A terceira imagem mostra um grupo de estudantes e um adulto reunidos em um espaço ao ar livre, posando para uma foto em frente a uma grande escultura de uma figura humana com os braços abertos. O grupo está distribuído sobre um pequeno morro coberto de grama, alguns sentados e outros em pé, enquanto ao fundo há muitas árvores, formando um cenário verde e natural. Na quarta imagem há um grupo de estudantes e dois adultos posando para uma foto em frente a uma placa de madeira com a palavra “Meliponário” e o desenho de uma abelha sorridente. Eles estão em um espaço externo com bastante vegetação, incluindo árvores altas e um caminho de pedras à esquerda. Ao fundo, vê-se um prédio de tijolos com telhado de cerâmica. Na quinta imagem tem um grupo de estudantes e alguns adultos reunidos para uma foto em um ambiente escolar externo. Eles estão em frente a uma parede branca com detalhes verdes e uma janela comprida com grades. O grupo está posicionado em duas fileiras, com alguns agachados na frente e outros em pé atrás, todos sorrindo e olhando para a câmera. A última fotografia mostra um grupo grande de pessoas, formado por adolescentes e um adulto, posando para uma foto em uma sala. Eles estão organizados em duas fileiras: alguns sentados ou agachados na frente e outros em pé atrás. A sala tem paredes claras, ventiladores fixados na parede e um quadro branco ao fundo. Há cartazes e avisos na parede. À esquerda, há uma mesa com uma toalha vermelha e alguns objetos decorativos para um evento escolar.

O Clube BentoBee, do Colégio Estadual Bento Mossurunga, também de Umuarama, vai apresentar o projeto ‘Criação de abelhas nativas sem ferrão como instrumento pedagógico de Ensino’. A intenção, segundo o professor coordenador, Fernando Rodrigo Bertusso, é discutir a conservação das abelhas nativas, cruciais para a polinização e o equilíbrio ecossistêmico, pois suas populações estão em declínio devido às ações humanas. 

A equipe da Escola Estadual do Jardim Canadá, que tem o Clube Experimentando a Ciência: Descobrindo cores e novos sabores irá expor o trabalho ‘Educação Alimentar e Reaproveitamento de Alimentos: Estratégias Sustentáveis na Merenda Escolar com Produtos de Panificação e Bebidas Lácteas’, coordenado pela professora Juliana Bueno Ruiz Rebecca. A ideia é discutir os impactos que a falta de nutrientes pode causar na saúde dos estudantes. Os alunos vão desenvolver simuladores virtuais, jogos analógicos e virtuais, com foco na educação alimentar e boa nutrição. 

O Clube Dengue Bot, do Colégio Estadual Vereador José Balan, desenvolveu o projeto ‘Robô autônomo para auxílio no combate à dengue em ambiente escolar’. A iniciativa partiu da ideia de evitar faltas e risco à saúde das pessoas ligadas à comunidade escolar. Conforme o professor Maikon Douglas Schmidt, a meta é combater o Aedes Aegypti no ambiente escolar e apresentar uma redução significativa da presença do mosquito na região de aplicação do protótipo.

A pesquisa histórica sobre a expressão cultural dos povos Africanos e Indígenas, por sua vez, é o tema pesquisado pelo Clube Tenda Cultura Viva, do Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal. De acordo com a professora coordenadora Oslaine Barrim Batista, o objetivo do projeto ‘Tenda Cultura Viva’ é desenvolver e aprofundar conhecimentos sobre esses povos, a partir da análise de adornos e objetos ligados a essas culturas para que os alunos reflitam sobre a presença desses elementos na construção da cultura brasileira.

NÚCLEO CIANORTE

De Cianorte, o Clube Maker Academia de Jovens Inventores, do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, vai levar para Guarapuava o trabalho ‘Laboratório Maker: Robótica e Sustentabilidade na Educação’, que desenvolve o protagonismo estudantil por meio da criação de protótipos funcionais com materiais recicláveis e tecnologia acessível. oordenado pelo professor Oséias Pereira, o grupo já desenvolveu um braço robótico articulado, uma bengala eletrônica com sensor de distância voltada para pessoas com deficiência visual e entre outros projetos.

A imagem mostra um grupo de estudantes e adultos posando para uma foto em um ambiente interno, em frente a uma parede preta com os logotipos “fab lab” e elementos gráficos dourados que lembram asas. Na frente do grupo, há uma mesa com várias peças coloridas, miniaturas e objetos criativos, provavelmente produzidos em impressoras 3D ou cortadoras a laser, como chaveiros, estruturas geométricas e pequenos móveis. A maioria dos estudantes vestem camisetas escolares.
Clube maker “Academia de jovens inventores” do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte (Fotos/ Arquivo pessoal)

NÚCLEO IVAIPORÃ

Da região de Ivaiporã, seis projetos foram aprovados para a feira em Guarapuava. O Clube de Lidianópolis, do Colégio Estadual do Campo Dom Pedro I, Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente teve dois projetos aprovados na mostra da Rede de Clubes. ‘O uso de fontes históricas como preservação da memória’ com o objetivo de estudar as fontes históricas no município para compreender a vida na cidade entre os anos 1950 a 2000. E o segundo projeto do grupo, conforme a professora Vânia Inácio, é intitulado ‘Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental no município de Lidianópolis’ e propõe um estudo sobre o conceito de patrimônio e as diferenças entre patrimônio histórico, patrimônio cultural e patrimônio ambiental. 

Em São João do Ivaí, o Clube Horta e Compostagem Escolar, do Colégio Estadual Arthur Azevedo, tem como foco principal transformar os resíduos orgânicos das refeições em adubo natural por meio da compostagem, aliando práticas sustentáveis à promoção da educação ambiental. Conforme o coordenador Ederson dos Santos Moretti, o projeto ‘Horta e Compostagem Escolar’ propõe a comparação entre compostos produzidos com minhocas nativas e minhocas comerciais, a fim de identificar qual delas proporciona melhor qualidade do adubo resultante.

  • Na primeira fotografia há um grupo de estudantes apresentando o projeto do Clube de Ciências “Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente”. A exposição conta com objetos antigos e decoração com fitas coloridas, promovendo uma reflexão sobre a memória. Na segunda imagem é possível ver um grupo de estudantes e um professor posando para a foto em um ambiente escolar. Eles estão atrás de uma mesa coberta com um tecido azul e verde, onde estão dispostos três baldes verdes rotulados como “Composteira” e um cesto com recipientes contendo composto. A terceira imagem mostra um grupo formado por quatro estudantes e um adulto posando atrás de uma mesa com diversos materiais de laboratório, como vidrarias, funis, tubos de ensaio e líquidos coloridos. À frente da mesa, há um painel com a frase “Show da Química Laboratório” em letras grandes e amarelas. O ambiente parece ser uma sala de aula com cortinas escuras ao fundo e um projetor exibindo uma tela com computador. A última imagem mostra uma sala de aula equipada como laboratório de ciências, com paredes azulejadas, bancadas de granito e modelos anatômicos expostos ao fundo. Diversos estudantes estão sentados ou conversando em grupos, enquanto alguns utilizam celulares ou notebooks. Um adulto, de camiseta azul, está sentado próximo à janela conversando com os alunos.
  • Na primeira fotografia há um grupo de estudantes apresentando o projeto do Clube de Ciências “Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente”. A exposição conta com objetos antigos e decoração com fitas coloridas, promovendo uma reflexão sobre a memória. Na segunda imagem é possível ver um grupo de estudantes e um professor posando para a foto em um ambiente escolar. Eles estão atrás de uma mesa coberta com um tecido azul e verde, onde estão dispostos três baldes verdes rotulados como “Composteira” e um cesto com recipientes contendo composto. A terceira imagem mostra um grupo formado por quatro estudantes e um adulto posando atrás de uma mesa com diversos materiais de laboratório, como vidrarias, funis, tubos de ensaio e líquidos coloridos. À frente da mesa, há um painel com a frase “Show da Química Laboratório” em letras grandes e amarelas. O ambiente parece ser uma sala de aula com cortinas escuras ao fundo e um projetor exibindo uma tela com computador. A última imagem mostra uma sala de aula equipada como laboratório de ciências, com paredes azulejadas, bancadas de granito e modelos anatômicos expostos ao fundo. Diversos estudantes estão sentados ou conversando em grupos, enquanto alguns utilizam celulares ou notebooks. Um adulto, de camiseta azul, está sentado próximo à janela conversando com os alunos.
  • Na primeira fotografia há um grupo de estudantes apresentando o projeto do Clube de Ciências “Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente”. A exposição conta com objetos antigos e decoração com fitas coloridas, promovendo uma reflexão sobre a memória. Na segunda imagem é possível ver um grupo de estudantes e um professor posando para a foto em um ambiente escolar. Eles estão atrás de uma mesa coberta com um tecido azul e verde, onde estão dispostos três baldes verdes rotulados como “Composteira” e um cesto com recipientes contendo composto. A terceira imagem mostra um grupo formado por quatro estudantes e um adulto posando atrás de uma mesa com diversos materiais de laboratório, como vidrarias, funis, tubos de ensaio e líquidos coloridos. À frente da mesa, há um painel com a frase “Show da Química Laboratório” em letras grandes e amarelas. O ambiente parece ser uma sala de aula com cortinas escuras ao fundo e um projetor exibindo uma tela com computador. A última imagem mostra uma sala de aula equipada como laboratório de ciências, com paredes azulejadas, bancadas de granito e modelos anatômicos expostos ao fundo. Diversos estudantes estão sentados ou conversando em grupos, enquanto alguns utilizam celulares ou notebooks. Um adulto, de camiseta azul, está sentado próximo à janela conversando com os alunos.
  • Na primeira fotografia há um grupo de estudantes apresentando o projeto do Clube de Ciências “Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente”. A exposição conta com objetos antigos e decoração com fitas coloridas, promovendo uma reflexão sobre a memória. Na segunda imagem é possível ver um grupo de estudantes e um professor posando para a foto em um ambiente escolar. Eles estão atrás de uma mesa coberta com um tecido azul e verde, onde estão dispostos três baldes verdes rotulados como “Composteira” e um cesto com recipientes contendo composto. A terceira imagem mostra um grupo formado por quatro estudantes e um adulto posando atrás de uma mesa com diversos materiais de laboratório, como vidrarias, funis, tubos de ensaio e líquidos coloridos. À frente da mesa, há um painel com a frase “Show da Química Laboratório” em letras grandes e amarelas. O ambiente parece ser uma sala de aula com cortinas escuras ao fundo e um projetor exibindo uma tela com computador. A última imagem mostra uma sala de aula equipada como laboratório de ciências, com paredes azulejadas, bancadas de granito e modelos anatômicos expostos ao fundo. Diversos estudantes estão sentados ou conversando em grupos, enquanto alguns utilizam celulares ou notebooks. Um adulto, de camiseta azul, está sentado próximo à janela conversando com os alunos.

O Clube Show da Química, de Jardim Alegre, coordenado pelo professor Fernando José Rodrigues, tem como proposta promover a química por meio de peças de teatro e vai apresentar na Feira a experiência da montagem da primeira peça pelos estudantes: ‘A Família Periódica’, inspirada do livro Histórias e Diálogos – Sugestões de Teatro para o Ensino Médio, organizado pela professora da Unicentro, Elisa Aguayo da Rosa. 

No município de Ivaiporã, o Clube Reciclagem Ativa, do Colégio Estadual Bento Mossurunga, também teve dois projetos aprovados para a Mostra dos Clubes. O primeiro, ‘Reciclagem Ativa: Um Estudo sobre a Separação de Materiais Recicláveis na Escola e na Comunidade Escolar’ investiga e promove práticas mais eficazes de separação de materiais recicláveis. Busca ampliar a conscientização e o conhecimento técnico sobre a coleta seletiva. Já o segundo trabalho aprovado, ‘Reciclagem Ativa: valorizando os coletores e a COPEMARI em Ivaiporã’, é uma pesquisa investigativa sobre a profissão de coletor de materiais recicláveis no município, com um enfoque na organização e no funcionamento da Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis de Ivaiporã (COPEMARI). Conforme o coordenador, Lister Ricardo dos Santos, a proposta visa desmistificar a figura do coletor.

NÚCLEO MARINGÁ

Ligados ao NRE-Maringá, cinco clubes foram selecionados para ir a Guarapuava. O Clube Paulo Sérgio Bretones, do Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes, apresentará o trabalho ‘Dos Papéis aos Céus – Investigando Fatores Aerodinâmicos e Condições de Lançamento no Design de Foguetes Experimentais de Cartolina com Ogiva de Massa’. O projeto, segundo a professora Telma Augusta Diniz, investiga o desempenho de foguetes experimentais, construídos com cartolina e equipados com uma ogiva de massa fixa (bolinha de gude), impulsionados por uma base de lançamento pressurizada.
Capivara´s Tech, do Colégio Estadual Brasilio Itibere, irá levar o projeto ‘Clube de Ciências Capivara’s Tech e sua primeira mudança com sustentabilidade’. Conforme a coordenadora, a professora Maisa de Carvalho Iwazaki, o trabalho surgiu com a falta de locais para os estudantes descansarem nos intervalos ou mesmo para os professores ministrarem suas aulas fora da tradicional sala. Com isso, os clubistas se envolveram e construíram móveis, que agora estão em um espaço na escola.

  • A primeira imagem mostra um grupo de estudantes em uma sala de aula. São aproximadamente 30 pessoas, sendo alunos e professora. O ambiente é uma sala de aula com mesas redondas, cadeiras azuis e um piso de madeira escura. Há um ar-condicionado fixado na parede ao fundo e luminárias no teto. Algumas mochilas e materiais escolares estão ao redor da sala. Na segunda fotografia há um grupo de seis pessoas, provavelmente estudantes e uma professora, posando sorridentes em frente a um painel que diz "Clube de Ciências - Capivara’s Tech". Eles estão sentados em bancos e mesas. Há pequenos vasos de planta como decoração. O grupo está em um pátio com dois tons de cinza e um cartaz adicional na parede ao lado do banner principal. Na terceira fotografia tem uma sala de informática com diversos alunos utilizando computadores. Os estudantes estão usando fones de ouvido e parecem concentrados nas telas, que exibem páginas da web, apresentações e imagens. Na frente da imagem, dois estudantes estão trabalhando juntos em um computador. As mesas e cadeiras são organizadas em fileiras, e cada estação possui um monitor, teclado e headset. A quarta fotografia mostra um grupo de estudantes junto a uma professora em uma sala de aula. São 12 pessoas no total. A professora, que está sorrindo, veste um suéter branco claro com cachecol verde escuro. O grupo está posando para a foto entre carteiras escolares organizadas em fileiras. Ao fundo, há um armário metálico. Na última foto, há um grupo de estudantes posando para uma foto com um professor em uma sala de aula. São 11 pessoas no total. A sala tem paredes de blocos de concreto pintadas de branco, com janelas verdes à direita, carteiras escolares organizadas e alguns ventiladores presos à parede. No fundo, também há um aparelho de ar-condicionado e iluminação fluorescente no teto.
  • A primeira imagem mostra um grupo de estudantes em uma sala de aula. São aproximadamente 30 pessoas, sendo alunos e professora. O ambiente é uma sala de aula com mesas redondas, cadeiras azuis e um piso de madeira escura. Há um ar-condicionado fixado na parede ao fundo e luminárias no teto. Algumas mochilas e materiais escolares estão ao redor da sala. Na segunda fotografia há um grupo de seis pessoas, provavelmente estudantes e uma professora, posando sorridentes em frente a um painel que diz "Clube de Ciências - Capivara’s Tech". Eles estão sentados em bancos e mesas. Há pequenos vasos de planta como decoração. O grupo está em um pátio com dois tons de cinza e um cartaz adicional na parede ao lado do banner principal. Na terceira fotografia tem uma sala de informática com diversos alunos utilizando computadores. Os estudantes estão usando fones de ouvido e parecem concentrados nas telas, que exibem páginas da web, apresentações e imagens. Na frente da imagem, dois estudantes estão trabalhando juntos em um computador. As mesas e cadeiras são organizadas em fileiras, e cada estação possui um monitor, teclado e headset. A quarta fotografia mostra um grupo de estudantes junto a uma professora em uma sala de aula. São 12 pessoas no total. A professora, que está sorrindo, veste um suéter branco claro com cachecol verde escuro. O grupo está posando para a foto entre carteiras escolares organizadas em fileiras. Ao fundo, há um armário metálico. Na última foto, há um grupo de estudantes posando para uma foto com um professor em uma sala de aula. São 11 pessoas no total. A sala tem paredes de blocos de concreto pintadas de branco, com janelas verdes à direita, carteiras escolares organizadas e alguns ventiladores presos à parede. No fundo, também há um aparelho de ar-condicionado e iluminação fluorescente no teto.
  • A primeira imagem mostra um grupo de estudantes em uma sala de aula. São aproximadamente 30 pessoas, sendo alunos e professora. O ambiente é uma sala de aula com mesas redondas, cadeiras azuis e um piso de madeira escura. Há um ar-condicionado fixado na parede ao fundo e luminárias no teto. Algumas mochilas e materiais escolares estão ao redor da sala. Na segunda fotografia há um grupo de seis pessoas, provavelmente estudantes e uma professora, posando sorridentes em frente a um painel que diz "Clube de Ciências - Capivara’s Tech". Eles estão sentados em bancos e mesas. Há pequenos vasos de planta como decoração. O grupo está em um pátio com dois tons de cinza e um cartaz adicional na parede ao lado do banner principal. Na terceira fotografia tem uma sala de informática com diversos alunos utilizando computadores. Os estudantes estão usando fones de ouvido e parecem concentrados nas telas, que exibem páginas da web, apresentações e imagens. Na frente da imagem, dois estudantes estão trabalhando juntos em um computador. As mesas e cadeiras são organizadas em fileiras, e cada estação possui um monitor, teclado e headset. A quarta fotografia mostra um grupo de estudantes junto a uma professora em uma sala de aula. São 12 pessoas no total. A professora, que está sorrindo, veste um suéter branco claro com cachecol verde escuro. O grupo está posando para a foto entre carteiras escolares organizadas em fileiras. Ao fundo, há um armário metálico. Na última foto, há um grupo de estudantes posando para uma foto com um professor em uma sala de aula. São 11 pessoas no total. A sala tem paredes de blocos de concreto pintadas de branco, com janelas verdes à direita, carteiras escolares organizadas e alguns ventiladores presos à parede. No fundo, também há um aparelho de ar-condicionado e iluminação fluorescente no teto.
  • A primeira imagem mostra um grupo de estudantes em uma sala de aula. São aproximadamente 30 pessoas, sendo alunos e professora. O ambiente é uma sala de aula com mesas redondas, cadeiras azuis e um piso de madeira escura. Há um ar-condicionado fixado na parede ao fundo e luminárias no teto. Algumas mochilas e materiais escolares estão ao redor da sala. Na segunda fotografia há um grupo de seis pessoas, provavelmente estudantes e uma professora, posando sorridentes em frente a um painel que diz "Clube de Ciências - Capivara’s Tech". Eles estão sentados em bancos e mesas. Há pequenos vasos de planta como decoração. O grupo está em um pátio com dois tons de cinza e um cartaz adicional na parede ao lado do banner principal. Na terceira fotografia tem uma sala de informática com diversos alunos utilizando computadores. Os estudantes estão usando fones de ouvido e parecem concentrados nas telas, que exibem páginas da web, apresentações e imagens. Na frente da imagem, dois estudantes estão trabalhando juntos em um computador. As mesas e cadeiras são organizadas em fileiras, e cada estação possui um monitor, teclado e headset. A quarta fotografia mostra um grupo de estudantes junto a uma professora em uma sala de aula. São 12 pessoas no total. A professora, que está sorrindo, veste um suéter branco claro com cachecol verde escuro. O grupo está posando para a foto entre carteiras escolares organizadas em fileiras. Ao fundo, há um armário metálico. Na última foto, há um grupo de estudantes posando para uma foto com um professor em uma sala de aula. São 11 pessoas no total. A sala tem paredes de blocos de concreto pintadas de branco, com janelas verdes à direita, carteiras escolares organizadas e alguns ventiladores presos à parede. No fundo, também há um aparelho de ar-condicionado e iluminação fluorescente no teto.
  • A primeira imagem mostra um grupo de estudantes em uma sala de aula. São aproximadamente 30 pessoas, sendo alunos e professora. O ambiente é uma sala de aula com mesas redondas, cadeiras azuis e um piso de madeira escura. Há um ar-condicionado fixado na parede ao fundo e luminárias no teto. Algumas mochilas e materiais escolares estão ao redor da sala. Na segunda fotografia há um grupo de seis pessoas, provavelmente estudantes e uma professora, posando sorridentes em frente a um painel que diz "Clube de Ciências - Capivara’s Tech". Eles estão sentados em bancos e mesas. Há pequenos vasos de planta como decoração. O grupo está em um pátio com dois tons de cinza e um cartaz adicional na parede ao lado do banner principal. Na terceira fotografia tem uma sala de informática com diversos alunos utilizando computadores. Os estudantes estão usando fones de ouvido e parecem concentrados nas telas, que exibem páginas da web, apresentações e imagens. Na frente da imagem, dois estudantes estão trabalhando juntos em um computador. As mesas e cadeiras são organizadas em fileiras, e cada estação possui um monitor, teclado e headset. A quarta fotografia mostra um grupo de estudantes junto a uma professora em uma sala de aula. São 12 pessoas no total. A professora, que está sorrindo, veste um suéter branco claro com cachecol verde escuro. O grupo está posando para a foto entre carteiras escolares organizadas em fileiras. Ao fundo, há um armário metálico. Na última foto, há um grupo de estudantes posando para uma foto com um professor em uma sala de aula. São 11 pessoas no total. A sala tem paredes de blocos de concreto pintadas de branco, com janelas verdes à direita, carteiras escolares organizadas e alguns ventiladores presos à parede. No fundo, também há um aparelho de ar-condicionado e iluminação fluorescente no teto.

O Clube Makers CEUP, ligado ao Colégio Estadual Unidade Polo, irá expor o trabalho ‘Desenvolvimento de Protótipo de célula voltaica Piezoelétrica com impressão 3D no contexto Maker’, com o objetivo de explorar o uso da piezoeletricidade (por deformação ou pressão mecânica) e como alternativa limpa e renovável. O trabalho, conforme o professor Mateus Zorzenon de Piza, une conceitos de física, matemática, artes, engenharia e a impressão 3D à “Cultura Maker”.  

Já no Instituto de Educação Estadual de Maringá, o Clube Cieentens está desenvolvendo o ‘Espectro do Saber: A transformação dos Espaços Escolares com Ciência e Arte’. Coordenado pela professora Ivanir Diniz Batistela Santa Bárbara, o projeto busca criar uma estratégia interdisciplinar, principalmente de desenvolver fenômenos físicos, biológicos e químicos por meio da luz e da arte, minimizando a poluição visual e otimizando o ambiente de aprendizado no colégio. 

Por fim, o Clube CAPCiência, do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), mostrará o trabalho ‘Produção de Plástico Biodegradável a partir de Resíduos de Batata: uma alternativa sustentável para o ambiente escolar’. Conforme o professor Antonio de Oliveira, os clubistas propõem o desenvolvimento de um plástico biodegradável utilizando o amido extraído de sobras de batata na escola, pensando em reduzir os descartes e promover práticas sustentáveis no ambiente educacional.