Os clubistas apresentaram seus projetos focados na sustentabilidade na I Mostra da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, em Guarapuava

No dia 2 de outubro de 2025 ocorreu a I Mostra da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, em Guarapuava, no Centro Eventos Cidade dos Lagos. Os clubes vinculados à UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) estiveram presentes: Clube de Ciências Inovar, Clube de Ciências Mundo Verde, Clube Agrociência, Curie Club e Clube de Ciências CEAD Recicla. Vamos conhecer mais sobre seus trabalhos?
Clube de Ciências Inovar

Sob a coordenação da professora Karoline Rodrigues, o objetivo do clube é promover entusiasmo pela ciência por meio de atividades investigativas baseadas em projetos, incentivando criatividade, inovação, protagonismo e autonomia. Os estudantes têm a oportunidade de aplicar o método científico em experimentos, elaborar hipóteses, realizar pesquisas e participar de feiras científicas, divulgando seus resultados. O Clube de Ciências Inovar faz parte do Colégio Estadual Barbosa Ferraz, situado em Andirá e ligado ao Núcleo Regional de Educação (NRE) Jacarezinho.

No evento, os clubistas Laritiely Ribeiro da Silva, Kauan Vinicius Jurado Azevedo e Maria Clara Francisco Rodrigues apresentaram todos os projetos desenvolvidos pelo clube e também levaram amostras dos produtos que já desenvolvem, a exemplo do bioplástico, feito a partir de amido de milho que seria descartado, usado então para produzir uma capa usada em salão de beleza, o “Bioprotect”.
Clube de Ciências Mundo Verde

Localizado em Assaí, o Clube de Ciências Mundo Verde tem como objetivo o reaproveitamento de resíduos orgânicos produzidos na escola e nas residências dos estudantes, por meio da compostagem. A iniciativa busca despertar a consciência ambiental e promover o protagonismo dos clubistas, incentivando práticas sustentáveis que ultrapassem os muros escolares e alcancem a comunidade. O clube é coordenado pela professora Aparecida Duarte, e parte do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, NRE Cornélio Procópio.

Para apresentação, os clubistas Daniel Yugo Tatewaki Flores, Fernando Gabriel Souza Cardoso e Felipe Tomaz Roccha mostraram todas as atividades na construção da horta escolar e da compostagem, reaproveitando as sobras da merenda, além do estudo mais detalhado do funcionamento do solo.
Curie Club

O clube de ciências Curie Club busca em suas atividades promover a iniciação científica voltada para problemas ambientais locais, unindo teoria e prática por meio do ensino investigativo. Diante do impacto da agricultura intensiva, da silvicultura e das fábricas de papel, atividades predominantes na região, o clube desenvolve os projetos abordando conservação do solo e da água, mudanças climáticas, produção de papéis sustentáveis, biojóias e sabonetes com ingredientes vindos da horta da escola. Ele é coordenado pela professora Camila de Paiva, inserido no Colégio Estadual Rui Barbosa, na cidade de Arapoti e ligado ao NRE- Wenceslau Braz.

Os clubistas presentes no evento foram Giovana Maria Gonçalves, Guilherme Teles da Silva e Melissa dos Santos Faria, e apresentaram as atividades do clube e mostraram os produtos aromáticos (sabonetes e pirulitos) e as biojóias que eles produziram.
Clube de Ciências Agrociência

Coordenado pela professora Vagna Munhão, o Clube de Ciências Agrociência tem como objetivo central aproximar os estudantes da pesquisa científica e do pensamento crítico, promovendo práticas educativas que unam conhecimento, sustentabilidade e valorização da realidade local. O trabalho prioriza as demandas socioambientais da comunidade, incentivando a construção de soluções para os desafios da agricultura e da avicultura, atividades predominantes no Norte Pioneiro do Paraná. O clube faz parte do Colégio Estadual Maria Francisca de Souza, localizado no município da Barra do Jacaré, ligado ao NRE de Jacarezinho.

Como destaque na I Mostra de Clubes de Ciências, o clube expôs suas atividades envolvendo o biogás, feito a partir de materiais orgânicos que seriam descartados da produção de aves e fontes alternativas de energia sustentável. A ideia é que o ciclo se encerre dentro da própria granja, usando biogás para aquecer as aves. Os clubistas presentes no evento foram Lorrainy Leandra Oliveira, Maria Laura Tironi, Otávio Miguel Munhão, Lucas de Souza Santos, Lara Freitas e Maria Eloisa Malta Muchagata.
Clube de Ciências Movimento CEAD Recicla

O Clube de Ciências Movimento CEAD Recicla tem como finalidade promover a educação ambiental a partir da prática da coleta seletiva e da compostagem, incentivando mudanças de atitude em relação ao consumo e à destinação correta dos resíduos. O projeto surge da necessidade de sensibilizar a comunidade escolar sobre os impactos do manejo mal planejado dos resíduos sólidos e estimular alternativas sustentáveis para esse fim. O clube é coordenado pela professora Erika Gelinski e faz parte do Colégio Estadual Aldo Dallago, localizado em Ibaiti, do NRE Ibaiti.

Na I Mostra de Clubes de Ciências estavam presentes também os clubistas Ryan Carlos dos Santos Reis, Emanuele Godoi Budel e Rebeca Cristina da Silva, que apresentaram as atividades do clube, de como eram realizadas as campanhas de incentivo e organizações dos pontos de coleta dos resíduos.

A I Mostra da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência demonstrou o impacto positivo que os Clubes de Ciências exercem na formação de estudantes pesquisadores, estimulando a curiosidade, o trabalho em equipe e a responsabilidade socioambiental. Além disso, poder ter a equipe reunida e podendo trocar experiências pessoalmente, já deixa todo mundo ansioso para a próxima feira!