Ao todo, 9 trabalhos de clubes da região serão expostos na feira
Vem aí a FIciências 2025, a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, que acontece todos os anos na cidade de Foz do Iguaçu.
O evento é uma feira de ciências de âmbito internacional, aberta para participação de alunos e professores do Brasil, Paraguai e Argentina, e tem como objetivo alavancar o conhecimento científico e tecnológico, bem como estimular sua divulgação e popularidade.
Neste ano, nove clubes de ciências vinculados à Rede de Clubes Paraná Faz Ciência e à UNIOESTE estarão presentes apresentando seus trabalhos entre os dias 20 a 25 de outubro. Dentre os trabalhos selecionados, destacam-se alguns: ‘Análise do bem-estar dos estudantes nas escolas de tempo integral’, do clube Observatório do Mundo Contemporâneo, da Escola Jardim Porto Alegre, em Toledo, que busca compreender as diferentes realidades das escolas de tempo integral no Brasil e as diferenças entre as regiões. Também tem como objetivo analisar a implantação do projeto de escolas em tempo integral no estado do Paraná, a fim de perceber como os profissionais e estudantes envolvidos sentem-se nesse espaço.
Outro projeto selecionado para a FIciências é o do clube da Escola Estadual Moreira Sales, chamado ‘ECORIO: Estudos ambientais para a restauração e equilíbrio dos recursos hídricos’, que analisa aspectos físico-químicos e microbiológicos da qualidade do Córrego dos Caçadores, também localizado no município sede da escola (Moreira Sales). Os estudos permitem a identificação dos principais contaminantes da água e permitem ainda a avaliação dos impactos ambientais decorrentes da poluição.
Os outros trabalhos selecionados, de clubes vinculados à UNIOESTE foram:
- Ciência e sensibilidade: Transformando arte em experiência tátil para deficientes visuais, através da técnica litofania, do Colégio Estadual Cecília Meireles, de Ubiratã.
- Eco Exploradores: Identificação e catalogação da fauna do Parque Municipal São Francisco de Assis, do Colégio Estadual Padre Anchieta, de Assis Chateaubriand.
- EcoShield: Robótica sustentável contra pragas invasoras, do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida, de Mariluz.
- O fim do ensino básico: O olhar dos estudantes sobre seu cotidiano escolar do ensino médio ao ingresso no ensino superior, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, de Toledo.
- Óleo de Neem (Azadirachta indica a. juss) como inseticida natural na hidroponia: Uma abordagem sustentável para o manejo de pragas, do Colégio Estadual João Maffei Rosa, de Juranda.
Para saber mais, acompanhe as redes sociais do evento FIciências (@ficiencias_) e também por aqui, onde são publicadas todas as atividades dos clubes pertencentes à Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. A torcida é que todos os trabalhos aprovados sejam também premiados na feira em Foz do Iguaçu!