O Clube Margarida Sustentável construiu uma horta e os clubistas já colheram as próprias cenouras
Cultivar uma horta na escola é uma excelente ferramenta para a educação ambiental e alimentar. A tarefa pode ser utilizada de maneira multidisciplinar, ajudando a desenvolver o senso de coletivo, questões emocionais e noções de responsabilidade. Como um dos temas do clube de ciências Margarida Sustentável, o trabalho com a horta tem se mostrado muito positivo.
O clube é parte do Colégio Estadual do Campo Professora Margarida Franklin e está localizado no Distrito de Campinho, Ibaiti, integrante do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ibaiti. O coordenador do clube é o professor Laércio Faustino da Silva Júnior e o diretor da escola é Sérgio Morais de Medeiros.
Unindo ciência e sustentabilidade, o cultivo de uma horta orgânica ensina sobre composição do solo, nutrição das plantas e compostagem. Os alunos aprendem que um solo saudável, rico em matéria orgânica, garante alimentos nutritivos sem a necessidade da utilização de agrotóxicos. Respeitando os ciclos naturais, é possível manter a produção de alimentos e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente.
Questões emocionais e de trabalho em equipe também podem ser trabalhadas na lida com a horta. Um vegetal pode começar amarelar e o aluno deve tentar identificar o que pode estar acontecendo. Ficar frustrado, desanimado e triste com essa situação é normal, mas recomenda-se observar e conversar com os colegas sobre o que pode estar causando o problema. Sendo orientados, os clubistas irão tentar resolver a situação, e se não obtiverem sucesso, podem testar outra hipótese quando o fenômeno ocorrer novamente.
Quanto à colheita das cenouras, é a materialização do trabalho de toda a equipe. Por meses eles cuidaram e acompanharam o desenvolvimento do tubérculo, atividades fruto de um trabalho coletivo, dividido em etapas, até a retirada do solo e a limpeza das cenouras, para só então ficarem prontas para o consumo. São muitos os aprendizados oportunizados pelo cultivo de um alimento.