A pesquisa do clube Desbravadores do Iguaçu falou sobre a qualidade da água do Rio Iguaçu

O Clube de Ciências Desbravadores do Iguaçu, do Colégio Estadual Costa Viana, em São José dos Pinhais, alcançou o terceiro lugar na 10ª Feira de Ciências Júnior, ocorrida entre 20 e 23 de outubro na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A premiação do clube foi na categoria Ensino Fundamental II, reconhecendo o projeto “Desbravando o Iguaçu: uma avaliação da qualidade da água em São José dos Pinhais“.
O projeto premiado é fruto da dedicação dos clubistas Thainá Ferreira Carvalho, Guilherme Gonçalves dos Santos e Julia Prestes Fagundes, orientados pela professora e coordenadora do clube, Andressa Glinski Pessotto.
Pesquisa em Campo com Foco Ambiental
O Clube de Ciências Desbravadores do Iguaçu tem como foco o monitoramento das águas da nascente do Rio Iguaçu e acompanha seu percurso pela cidade de São José dos Pinhais. O trabalho é altamente relevante, uma vez que o Rio Iguaçu é um dos mais importantes da região e do estado.
O projeto apresentado na Feira é resultado de um trabalho investigativo aprofundado: os clubistas realizaram coletas e análises físicas, químicas e biológicas para entender de que forma a poluição urbana, agrícola e industrial está afetando o rio. Essa pesquisa prática promoveu um aprendizado ativo e consciente sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente local.
Compromisso com Cidades Sustentáveis
A 10ª Feira de Ciências Júnior, que ocorreu em paralelo à 6ª Mostra Paralela de Ciências no Campus Curitiba da PUC-PR, teve como tema central “Cidades Sustentáveis”. O evento tem o propósito de fortalecer o ensino da ciência na Educação Básica, promovendo a cultura indagativa e crítica entre os estudantes.
Clubistas Desbravadores do Iguaçu na Feira de Ciências da PUC-PR (Foto/Giovane de Lima) Clubistas Desbravadores do Iguaçu na Feira de Ciências da PUC-PR (Foto/Giovane de Lima) Clubistas Desbravadores do Iguaçu na Feira de Ciências da PUC-PR (Foto/Giovane de Lima) Clubistas Desbravadores do Iguaçu na Feira de Ciências da PUC-PR (Foto/Giovane de Lima) Clubistas Desbravadores do Iguaçu na Feira de Ciências da PUC-PR (Foto/Giovane de Lima) Clubistas Desbravadores do Iguaçu na Feira de Ciências da PUC-PR (Foto/Giovane de Lima) Clubistas Desbravadores do Iguaçu na Feira de Ciências da PUC-PR (Foto/Giovane de Lima)
A cada edição, a Feira propõe um eixo temático alinhado às áreas estratégicas de desenvolvimento e o tema deste ano buscava trabalhos com aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O projeto do clube de São José dos Pinhais se destacou por sua clara relação com a ODS 6 (Água Potável e Saneamento), reforçando o incentivo a vocações científicas e a capacidade inventiva e investigativa que contribuem para o desenvolvimento da sociedade.
A premiação do Clube Desbravadores do Iguaçu é um importante reconhecimento do trabalho realizado pelas escolas paranaenses na formação de jovens capazes de identificar problemas locais e buscar soluções baseadas em evidências científicas.






