Em tarde cheia de experiências, alunos passaram por oficina prática, mesa-redonda e Show da Química
Os alunos do clube de ciências ‘Jovens Alquimistas’, do Colégio Estadual Marquês de Caravelas, em Arapongas, estiveram em uma tarde de visita ao campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na cidade vizinha, Apucarana.
A ação é parte do projeto Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, da Fundação Araucária, em parceria com as Universidades públicas presentes no Paraná, a Secretaria Estadual de Educação (SEED) e a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O intuito da Rede de Clubes é fomentar a cultura científica nas escolas, aproximando alunos da Educação Básica das práticas da ciência, estimulando ainda a autonomia e o protagonismo dos jovens.
O clube do Colégio Estadual Marquês de Caravelas tem como universidade referência na região a UTFPR câmpus Apucarana e o Núcleo Regional de Educação (NRE) também de Apucarana.
Durante a visita, os alunos puderam participar de diferentes atividades, entre elas uma mesa-redonda sobre “A Ciência na Minha Vida e no Meu Futuro”, organizado pelas professoras Daiane Chiroli, do curso de Engenharia Têxtil da UTFPR, e Tatiana Marin, da Faculdades de Apucarana (FAP). Também assistiram ao “Show da Química”, apresentado pelos professores do curso de Licenciatura em Química, Enio Stanzani e Sabrina Klein.
Aprenderam ainda, um pouco mais sobre as Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) em uma oficina de pesquisa com alunos extensionistas e a professora do curso de Nutrição da FAP. Os alunos do projeto de extensão Fundamentos da Matemática do Departamento de Matemática, Rodrigo Veloso e Michelle Klaiber, conduziram a oficina sobre pesquisa científica.
As PANCs são o tema principal do projeto do Clube Jovens Alquimistas. Em seus estudos, buscam trabalhar o cultivo de PANC´s na horta do colégio, pesquisando maneiras de fazer a manutenção da horta, como os processos de rega, adubação e planejamento de novas mudas.
A coordenação do Clube é feita pela professora Marilane de Jesus Ferreira, para quem a importância da iniciativa do Clube Jovens Alquimistas está em educar os alunos sobre o impacto positivo de práticas agrícolas sustentáveis. “É uma forma de poder atuar para reduzir a fome e fortalecer a segurança alimentar. Além de oferecer na prática uma fonte alternativa e nutritiva de alimentos para a comunidade da escola”, comenta a professora.
Durante a visita à Universidade, duas alunas do Clube receberam a tarefa de registrar impressões e momentos da visita à UTFPR. Os resultados foram dois Vlogs, espécie de ‘blog’ em formato audiovisual, que podem ser vistos no perfil de instagram do Clube: @jovens.alquimistas.marques e também no perfil da Rede de Clubes: @clubesparanafazciencia . Incentivar registros a partir da visão dos alunos é mais uma forma de incluir aprendizagem à linguagem de comunicação dos jovens.