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Conexões inspiradoras no Clube Aventureiros do Conhecimento

Clube de Ciências recebe visita de professores da UTFPR para conversa sobre ciência

A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula. O grupo é composto por estudantes e professores, alguns vestindo uniformes escolares e outros com roupas casuais. Há uma tela ao fundo exibindo uma imagem da natureza, possivelmente um ambiente subaquático ou florestal. O ambiente tem um teto azul com luminárias e ventiladores. Algumas pessoas estão sorrindo, enquanto outras mantêm expressões neutras.
Professor Leandro Vicente Gonçalves coordenador do Clube Aventureiros do Conhecimento e alunos clubistas. (Foto/Leandro V. Gonçalves)


No dia 13 de março, o Clube de Ciências ‘Aventureiros do Conhecimento’ do Colégio Estadual Cívico Militar Prefeito Carlos Massaretto, em Apucarana, foi local de encontro entre clubistas e os professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR ) -Campus Apucarana, Enio Stanzani e Sabrina Klein. Foi um momento de conversa para inspirar e estimular a visão científica dos jovens clubistas.

A iniciativa partiu de uma atividade prévia do clube, que buscou coletar a percepção dos alunos sobre o que é a ciência. A partir desse ponto de partida, os professores da UTFPR conduziram uma discussão dinâmica sobre temas cruciais para o desenvolvimento do clube, utilizando um questionário como ferramenta inicial para instigar a reflexão. 

A pesquisa incluiu desde conceitos fundamentais da ciência até a aplicação prática em áreas como nutrição e sustentabilidade, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 da ONU e inspirando a criação de uma horta escolar com práticas inovadoras.

Os educadores visitantes criaram um ambiente de diálogo aberto, apontando as conexões entre teoria e prática para os estudantes. Eles incentivaram os jovens a refletir sobre o mundo à sua volta e a questionar o status quo, reafirmando que a ciência é a chave para transformar desafios em oportunidades. Foi uma forma de instigar a curiosidade e o espírito investigativo entre os clubistas.

A proposta do clube Aventureiros do Conhecimento é despertar nos estudantes o interesse pela ciência, promovendo a resolução de problemas reais. Para isso, os clubistas têm trabalhado no projeto da horta comunitária sustentável, estudando meios para implementação utilizando a tecnologia, noções de sustentabilidade e participação da comunidade local.

Profº Leandro Vicente Gonçalves coordenador do Clube Aventureiros do Conhecimento e alunos clubistas. (Foto/Leandro V. Gonçalves)


Esse encontro reforçou o compromisso do clube em desenvolver mentes críticas e inovadoras, capazes de transformar o conhecimento em ação e contribuir para um futuro sustentável e cheio de possibilidades. Cada pesquisa aplicada e cada troca de ideias se tornam degraus avançados na jornada rumo à construção de um novo paradigma educacional.

Nas palavras do coordenador do clube, professor Leandro Vicente Gonçalves, “a visita dos professores Enio e Sabrina trouxe contribuições valiosas para o desenvolvimento do projeto do Clube de Ciências Aventureiros do Conhecimento. A forma de abordar e a explanação sobre o que é a ciência agregaram novas perspectivas ao trabalho dos alunos.” Para o professor, um reforço vindo de pesquisadores já consagrados ampliou a visualização da importância de diferentes áreas do conhecimento em convergência para um bom projeto.

Clubistas do Clube Aventureiros do Conhecimento. (Foto/Leandro V. Gonçalves)


Por meio da robótica, os clubistas têm buscado uma solução em irrigação automatizada, junto do monitoramento por meio de sensores, aplicando para isso o pensamento computacional. Na criação de uma horta sustentável, métodos de cultivo orgânico e biológico, sem o uso de defensivos ou agrotóxicos químicos, serão utilizadas para o plantio de alface, cebolinha, couve e salsinha. 

Com a intenção de dar suporte a essa ideia, um minhocário será construído pensando na produção de húmus, uma alternativa natural e agroecológica aos fertilizantes químicos. Assim, o clube almeja aumentar a segurança alimentar na comunidade escolar local ao mesmo tempo que aprende a desenvolver um projeto científico com aplicação prática.