Confira como se localizar na UEL durante o Paraná Faz Ciência 2023

Mais de 30 mil visitantes participarão do maior evento científico do Estado, que será realizado entre os dias 6 a 10 de novembro na Universidade Estadual de Londrina. Durante a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023, diversos serviços estarão disponíveis à comunidade, que vai poder conferir o que é produzido no campo de ciência e tecnologia nas universidades. As inscrições para o evento se encerram nesta terça-feira (31) e são gratuitas.

Aqui está um guia prático sobre onde comer, como chegar, como se locomover com transporte particular ou público e até o que fazer em caso de alguma emergência de saúde no maior evento científico do estado. A UEL está preparando uma grande estrutura para acolher a toda a comunidade externa que deseja conferir de perto todas as inovações produzidas pelo sistema de ciência e tecnologia do Paraná.

Mapa do Paraná Faz Ciência 2023 (Divulgação).

Como chegar

Todos os acessos à UEL estarão liberados para facilitar o trânsito nos dias do evento. Para os que pretendem vir de ônibus, a Transportes Coletivo Grande Londrina (TCGL) oferece, entre outras, sete linhas urbanas e duas metropolitanas com paradas em diferentes pontos da UEL. Com saída do Terminal Central, as linhas 305, 307 e 315 ligam o centro da cidade ao Campus. Além disso, saindo dos terminais Acapulco e Vivi Xavier, a linha 904 faz o trajeto Conjunto São Lourenço/ Jardim Sabará (interbairros da Zona Sul). Já a linha 913 sai do Terminal Shopping Catuaí em direção à UEL.

A linha 835 realiza o percurso do Terminal Milton Gavetti rumo ao Centro de Educação Física e Esportes (Cefe) da Universidade. Por fim, a linha 932, passando com menor frequência pelo Campus, liga o Terminal Vivi Xavier ao Terminal Oeste. No sentido metropolitano, entretanto, existem as linhas 1907, que sai do centro de Cambé rumo ao Shopping Catuaí, e 1920, que sai do Terminal Ibiporã até ao Terminal Shopping Catuaí.

Da rodoviária, há a opção de pegar a linha 109 para o Terminal Central. Já do Aeroporto, há a linha 108, no sentido Jardim Albatroz. Em ambas as situações, o visitante chegará ao centro de Londrina, onde poderá recorrer às linhas 305, 307 e 315 para vir à Universidade. O preço da tarifa é de R$ 4,80 para o público em geral e de R$ 2,40 para estudantes.

Já para os que vão ao Campus com veículo privado, como carro e moto, as principais vias de acesso são pela Rua Constantino Pialarissi, Avenida das Peróbas e Rua Ipê Branco (Guarita da UEL). Para estacionar, os participantes poderão utilizar o espaço da Usina Fotovoltaica, que fica ao lado da Clínica Odontológica Universitária (COU). Nos oito centros de estudos, há ainda outras opções de estacionamento gratuito – haverá um local próprio para a instalação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) no Campus, ao lado do prédio do Cefe.

Mais informações sobre linhas de ônibus podem ser consultadas no site da TCGL.

Onde comer

Durante o Paraná Faz Ciência, diversos locais de alimentação no Campus funcionarão normalmente. Na Rua Manacá, dentro da UEL, o Restaurante Universitário (RU) abre as portas aos visitantes das 11h às 14h e das 17h30 às 19h30. O cardápio é publicado na página @rudauel diariamente. Para evitar filas, a aquisição de créditos deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, situados do lado de fora do ambiente, ou de forma online, através dos portais do Estudante e Servidor. É proibido o uso de garrafinhas no recinto para o consumo do refresco, mas o público pode levar copos e canecas. O RU não fornece copos descartáveis nem canecas para uso pessoal.

Os preços variam de acordo com o cliente. É necessário apresentar carteirinha física ou digital para a liberação nas catracas. Para estudantes de pós-graduação, graduação e cursinho, o valor fixo é de R$ 4,70; para beneficiários da moradia estudantil ou de outro subsídio ampliado, R$ 1,00; e para alunos indígenas, R$ 2,70. Já para os visitantes, a refeição sai por R$ 15. Os interessados devem apresentar o número do CPF e um cartão bancário de débito ou crédito nos terminais de autoatendimento do RU. Por fim, crianças entre 5 e 14 anos pagam R$ 8,30, enquanto adolescentes, aprendizes e estudantes do colégio de aplicação pagam R$ 2,70.

Quiosque da Tia Alair, no Ceca. Salgados custam partir de R$ 7.

Além do RU, atualmente, existem na UEL sete pontos de alimentação. São quatro cantinas: na praça próxima ao Centro de Ciências Biológicas (CCB), no Centro de Educação Física e Esportes (Cefe) e outras duas no Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) e no Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Além disso, há três quiosques: um no Calçadão, entre a Biblioteca Central (BC) e o Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), outro no Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) e, por fim, um no Ceca.

Serviços de saúde

Como em qualquer evento de grande porte, o suporte de ambulâncias e brigadistas, exigido por lei, estará à disposição para toda a comunidade no evento. No entanto, a UEL disponibiliza aos estudantes, servidores e professores serviços gratuitos na área de saúde. Para cuidados primários, a comunidade universitária deve recorrer à Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade (Dasc), que fica no Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário (AEHU), no Campus.

Outras dúvidas

Durante o evento, os seguranças da UEL estão orientados a tirar as dúvidas dos presentes. Espalhadas pelo Campus, placas de sinalização ajudarão os visitantes a se localizar.

Paraná Faz Ciência 2023

O Paraná Faz Ciência 2023 é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Araucária, a Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI) e a Universidade Estadual de Londrina.