PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

Coordenadores do NAPI e Rede de Clubes discutem planejamento da FECCI 2025

Por: Fabia Ioscote

Essa será a primeira edição oficial da Feira de Ciência organizada pelo NAPI PRFC

Na segunda-feira (24), coordenadores e integrantes do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência e da equipe da Rede de Clubes realizaram a primeira reunião de planejamento da Feira de Cultura Científica (FECCI) 2025. O evento ocorrerá entre os dias 7 e 9 de outubro, no Parque Científico e Tecnológico (PCT-CT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Cidade Industrial de Curitiba. Estiveram presentes à reunião os articuladores do NAPI PRFC, Débora de Mello Gonçales Sant’Ana e Rodrigo Arantes Reis; a equipe do Arranjo; o pesquisador e professor da UTFPR, Charlie Antoni Miquelin; além de representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Educação.


A reunião abordou a escolha do local do evento, as estratégias de comunicação e o equilíbrio entre o caráter político da feira e seu protagonismo estadual. Foram definidos grupos de trabalho focados em infraestrutura, logística e comissão científica, com o objetivo de otimizar recursos e assegurar a participação dos clubes de ciência. Além disso, discutiu-se a busca por patrocínios e o cronograma do evento, com ênfase na definição de prazos para organização e transporte dos participantes. 

Clubes de Ciência

O FECCI 2025 também é importante porque marca o primeiro evento dos NAPI PRFC para atender especificamente os Clubes de Ciência. Atualmente existem 273 clubes na Rede. Durante a reunião, foi discutido que cada clube deve participar de pelo menos uma feira. Embora não seja obrigatória em todas, a participação em pelo menos uma é incentivada.

A expectativa é que a presença dos Clubes de Ciência seja priorizada nas inscrições. No entanto, de acordo com o articulador do NAPI PRFC, Rodrigo Arantes Reis, a feira permanecerá aberta a todos, incluindo escolas particulares e de outros estados. 

A FECCI tem como objetivo “fortalecer a cultura científica no estado, incentivando a participação de jovens pesquisadores e a integração entre instituições de ensino e pesquisa”, destacou a professora Débora Sant’ Ana.

Com o avanço das discussões, a organização busca garantir um evento estruturado e acessível a todos os envolvidos. Uma nova reunião foi agendada para o dia 7 de abril para acompanhar o progresso das decisões.