Conheça como foi este dia de evento nas escolas
Ligados aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Ivaiporã, Maringá, Cianorte e Umuarama, há dezesseis clubes que participaram da Culminância, um evento semestral em escolas integrais para apresentação dos trabalhos realizados em disciplinas eletivas. Como os clubes de ciências da Rede de Clube Paraná Faz Ciência em escolas integrais também são considerados atividades eletivas, os clubistas têm a oportunidade de participar dessas trocas entre alunos, professores e a comunidade.
NÚCLEO IVAIPORÃ
Dentre os clubes do NRE Ivaiporã, cinco expuseram os projetos na Culminância. Em São João do Ivaí, o clube “Horta e Compostagem Escolar” do Colégio Estadual Arthur de Azevedo apresentou composteiras e exibiu a horta para a comunidade. O objetivo do projeto foi transmitir consciência para aqueles que vieram acompanhar a apresentação, explicando as possibilidades de fazer o reuso dos resíduos orgânicos em suas casas. O clubista Heidy Nicolas Ohashi conta que a experiência da Culminância foi excelente. “Foi a primeira vez que a gente apresentou alguma coisa aqui. Antes a gente só ficava assistindo”, afirma.
Além deles, em Jardim Alegre, no Colégio Estadual Cristóvão Colombo, o “Clube Show da Química” apresentou um teatro nomeado “A Família Periódica”. Nesta peça teatral, fenômenos químicos acontecem e os personagens têm nomes de elementos químicos. O professor coordenador, Fernando José Rodrigues, explica o sucesso. “O pátio estava cheio. A escola organizou a entrega de boletins no período noturno para que os pais viessem e assistissem as apresentações. Nós abrimos a Culminância com o teatro. Os alunos deram um show! Fizemos um formulário para os responsáveis e professores avaliarem a peça e a Casa da Cultura de Jardim Alegre filmou a apresentação”.
Na cidade de Lidianópolis, no Colégio Estadual do Campo Dom Pedro I, os estudantes do Clube “Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente” também marcaram presença na Culminância. Conforme a professora coordenadora Vânia Inácio, “foi uma noite de festa da família na escola, com festa junina e exibição de danças pelos alunos.
A Culminância aconteceu em formato de exposição de fotos e materiais produzidos por eles”. O que vai ao encontro da proposta do clube, que trabalha com preservação de memória e de patrimônio. Segundo Inácio, “eles expuseram objetos antigos, representando uma parte da cultura de Lidianópolis. Havia muitas fotos antigas das famílias. Então foi um espaço bem visitado”, comentou.
Fotos da Culminância em cinco clubes: “Horta e Compostagem Escolar”, “Clube Show da Química”, “Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente”, “Reciclagem Ativa” e “Planeta Consciente” (Fotos/Arquivo pessoal) Fotos da Culminância em cinco clubes: “Horta e Compostagem Escolar”, “Clube Show da Química”, “Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente”, “Reciclagem Ativa” e “Planeta Consciente” (Fotos/Arquivo pessoal) Fotos da Culminância em cinco clubes: “Horta e Compostagem Escolar”, “Clube Show da Química”, “Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente”, “Reciclagem Ativa” e “Planeta Consciente” (Fotos/Arquivo pessoal) Fotos da Culminância em cinco clubes: “Horta e Compostagem Escolar”, “Clube Show da Química”, “Entre o passado e o presente, o que fica é a memória da gente”, “Reciclagem Ativa” e “Planeta Consciente” (Fotos/Arquivo pessoal)
Já no Colégio Estadual Bento Mossurunga, em Ivaiporã, os clubistas do “Reciclagem Ativa” estudam sobre reciclagem a partir do método de pesquisa centrado na separação de resíduos reaproveitáveis. O grupo tem uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a cooperativa de coletores de materiais recicláveis do município. Na Culminância, os alunos demonstraram a forma correta de se realizar a separação dos materiais e na sequência os visitantes também participaram. “Temos alguns itens disponíveis para reciclagem, então os convidados puderam interagir com a exposição”, explicou o professor coordenador, Lister Ricardo dos Santos.
O clube maker “Planeta Consciente”, do distrito de Ribeirão Bonito, em Grandes Rios, apresentou sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os alunos gravaram vídeos apresentando-os. Entre eles: nº.3 , Saúde e bem estar; nº.4, Educação de qualidade; nº.8, Trabalho decente e crescimento econômico; nº.10, Redução das desigualdades; nº.11, Cidades e comunidades sustentáveis; nº.12, Consumo e produção responsáveis e, por fim, nº.13, Ação contra a mudança global do clima.
O grupo do Colégio Estadual do Campo Marechal Floriano Peixoto também mostrou sementes e explicou a respeito das árvores nativas, como Jacarandá Mimoso, Ipê Amarelo e Ipê Rosa, Flamboyant Vermelho, Angico Vermelho e Mogno. No evento foi exposto o trabalho realizado durante o semestre nomeado “Da Terra à Tela”, que foi uma sessão de exibição do filme Wall-E para toda a comunidade escolar com uma posterior discussão a respeito dos ODS de número 11, 12 e 13, temas estudados pelos alunos.
NÚCLEO MARINGÁ
Seis clubes do NRE-Maringá também apresentaram trabalhos no dia da Culminância. O “Capivara ‘s Tech”, do Colégio Estadual Brasílio Itibere, expôs materiais fabricados por eles mesmos para manter a escola mais acolhedora. Entre os itens estavam: pufes, mesinhas e um sofá de pallets.
O clube “Makers CEUP”, do Colégio Estadual Unidade Polo, apresentou para a comunidade o objetivo do grupo, que é produzir uma célula de piezo para produzir energia por piezoeletricidade na escola. A piezoeletricidade é a capacidade que certos materiais têm em gerar uma carga elétrica quando submetidos à pressão ou à deformação. Por meio de cartazes e o auxílio do computador, foram demonstrados os processos necessários para a obtenção dessa energia.
Ainda em Maringá, os clubistas do “Jovens Cientistas Kennedy” criaram uma horta utilizando o adubo que eles mesmos estão cultivando por meio de uma composteira. Além disso, estão estudando robótica para analisar dados advindos desse jardim e montar a irrigação automática do ambiente. Inclusive na Culminância, os alunos demonstraram no laboratório de ciências do Colégio Estadual Presidente Kennedy como é o processo de irrigação automática e também outras atividades experimentais, a exemplo da produção de gás carbônico, o relatório em V (de Gowin) e o abajur de lava.
Outros cinco clubes: “Capivara ‘s Tech”, “Makers CEUP”, “Jovens Cientistas Kennedy”, “Ciências no nosso dia a dia”, “Robótica e sustentabilidade, solidariedade em ação” e “No Ritmo do Conhecimento” no dia da Culminância (Fotos/Arquivo pessoal) Outros cinco clubes: “Capivara ‘s Tech”, “Makers CEUP”, “Jovens Cientistas Kennedy”, “Ciências no nosso dia a dia”, “Robótica e sustentabilidade, solidariedade em ação” e “No Ritmo do Conhecimento” no dia da Culminância (Fotos/Arquivo pessoal) Outros cinco clubes: “Capivara ‘s Tech”, “Makers CEUP”, “Jovens Cientistas Kennedy”, “Ciências no nosso dia a dia”, “Robótica e sustentabilidade, solidariedade em ação” e “No Ritmo do Conhecimento” no dia da Culminância (Fotos/Arquivo pessoal) Outros cinco clubes: “Capivara ‘s Tech”, “Makers CEUP”, “Jovens Cientistas Kennedy”, “Ciências no nosso dia a dia”, “Robótica e sustentabilidade, solidariedade em ação” e “No Ritmo do Conhecimento” no dia da Culminância (Fotos/Arquivo pessoal) Outros cinco clubes: “Capivara ‘s Tech”, “Makers CEUP”, “Jovens Cientistas Kennedy”, “Ciências no nosso dia a dia”, “Robótica e sustentabilidade, solidariedade em ação” e “No Ritmo do Conhecimento” no dia da Culminância (Fotos/Arquivo pessoal) Outros cinco clubes: “Capivara ‘s Tech”, “Makers CEUP”, “Jovens Cientistas Kennedy”, “Ciências no nosso dia a dia”, “Robótica e sustentabilidade, solidariedade em ação” e “No Ritmo do Conhecimento” no dia da Culminância (Fotos/Arquivo pessoal)
Na cidade de Presidente Castelo Branco, o clube “Ciências no nosso dia a dia”, do Colégio Estadual Maria Carmella Neves de Souza, apresentou na Culminância, por meio de cartazes, as pesquisas desenvolvidas nos últimos meses, relacionadas às plantas medicinais, aromáticas e condimentares que são temas de estudo do grupo. Para se prepararem para o evento, os clubistas responderam um questionário quantitativo e qualitativo sobre o conhecimento dessas plantas. Também realizaram pesquisas, atividades e uma visita técnica em uma chácara no município para observarem as características desses vegetais.
Seguindo para Itambé, na Escola Estadual Professor Giampero Monacci, os clubistas do “Robótica e sustentabilidade, solidariedade em ação” exibiram a transformação das garrafas pet em cachecóis e toucas. Na Culminância, foi demonstrado como é o processo, que envolve desde a separação dos materiais até a entrega do gorro e cachecol prontos para instituições assistenciais, como as mulheres do Lar das Mães Solteiras do município. Houve também a entrega de lembrancinhas aos visitantes.
A cultura hip-hop é o tema do clube “No Ritmo do Conhecimento”, do Colégio Estadual Doutor Camargo, na cidade de mesmo nome. Conforme a professora coordenadora do clube, Simone Gonzales Sagrilo, os alunos se revezaram na explicação aos visitantes sobre a natureza do clube, os objetivos e objeto de estudo que estão baseados na importância de estudar a cultura hip-hop. “Eles se sentiram importantes e animados para as próximas atividades do clube, quando foram elogiados pelos visitantes”, afirmou Simone.