As temáticas dos projetos envolvem sustentabilidade, robótica, além das culturas africana e indígena
Dois clubes da região da UEM e ligados ao NRE de Cianorte: ‘Natureza em Perspectiva’ e ‘Academia de Jovens Inventores’ no dia da Culminância (Fotos/Arquivo pessoal) Dois clubes da região da UEM e ligados ao NRE de Cianorte: ‘Natureza em Perspectiva’ e ‘Academia de Jovens Inventores’ no dia da Culminância (Fotos/Arquivo pessoal)
Dezesseis clubes ligados à UEM (Universidade Estadual de Maringá) e aos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Ivaiporã, Maringá, Cianorte e Umuarama marcaram presença na Culminância do primeiro semestre de 2025. Esse evento semestral acontece em escolas integrais para apresentação dos trabalhos realizados em disciplinas eletivas. Como os clubes de ciências da Rede de Clube Paraná Faz Ciência nessas instituições são eletivas, também participam dessa experiência de trocas entre alunos, professores e a comunidade.
NÚCLEO CIANORTE
Dois clubes da regional de Cianorte participaram da Culminância. O Natureza em Perspectiva, de São Manoel do Paraná, que apresentou um espaço imersivo para que as pessoas se sentissem dentro de uma câmara fotográfica. Os estudantes do grupo do Colégio Estadual Duque de Caxias, mostraram a história da fotografia e expuseram a câmara escura que eles desenvolveram. Conforme a professora coordenadora, Maria Josefa da Silva Tamiozzo, “eles também mostraram os monóculos e realizaram uma foto interativa – os estudantes perguntavam para os visitantes e colavam as respostas nas fotografias. Foi uma apresentação com muitas etapas dinâmicas”, relembra. Ao final, lembrancinhas foram entregues aos visitantes.
Em Cianorte, o Clube Academia de Jovens Inventores desenvolve projetos autorais que integram ciência, tecnologia, sustentabilidade e criatividade, tendo como base o uso de materiais recicláveis e tecnologias acessíveis. No evento do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, o grupo expôs itens relacionados à robótica. “Por exemplo, o robô seguidor de linha, robô rádio controlado, alguns planadores que são temas que eles estão estudando neste momento. Também teve aquela bengala com sensor de distância que apitava conforme ficava próximo de algum obstáculo, foi a cereja do bolo!”, afirma o professor coordenador Oséias Pereira.
NÚCLEO UMUARAMA
Clubes: ‘Tenda Cultura Viva’, ‘Paisagismo Sustentável’ e ‘Green Lab’, da região de Umuarama (Fotos/Arquivo pessoal) Clubes: ‘Tenda Cultura Viva’, ‘Paisagismo Sustentável’ e ‘Green Lab’, da região de Umuarama (Fotos/Arquivo pessoal) Clubes: ‘Tenda Cultura Viva’, ‘Paisagismo Sustentável’ e ‘Green Lab’, da região de Umuarama (Fotos/Arquivo pessoal)
No NRE-Umuarama, três clubes participaram do dia da Culminância. O Clube Tenda Cultura Viva, em Umuarama, expôs sobre a cultura africana. Em um primeiro momento, conforme a professora coordenadora, Oslaine Barrim Batista, foi realizada a entrevista com os visitantes, perguntando sobre o conhecimento dessa cultura. Os clubistas do Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal também exibiram os colares africanos produzidos por eles. Para a professora, “foi um momento muito interessante! Eles apresentaram um slide explicando alguns conceitos e também desenvolveram um folder a ser distribuído, com informações relevantes”, diz.
Em Alto Piquiri, o Clube Paisagismo Sustentável apresentou dois novos espaços da escola que foram revitalizados. O trabalho foi realizado pelos estudantes da Escola Estadual Manuel Bandeira, que se envolveram desde o planejamento até a execução das melhorias, incluindo o preparo do solo, o plantio de mudas e a requalificação estética dos ambientes. A professora coordenadora, Katia Regina Cosmo, explica que os visitantes ficaram impressionados com as transformações visíveis e com o protagonismo estudantil envolvido no projeto. “As mudanças refletem no comprometimento escolar, com a sustentabilidade e o aprendizado prático, mostrando como ações educativas podem gerar impacto direto no desenvolvimento dos estudantes”, explica.
E o Clube Green Lab, em Cruzeiro do Oeste, compartilhou o conhecimento a respeito do principal objetivo do grupo: promover a sustentabilidade por meio da reutilização do óleo de cozinha. A equipe do Colégio Estadual Almirante Tamandaré pesquisou e buscou diversas alternativas para reutilização desse resíduo e a grande conquista do primeiro semestre foi a produção de sabão, como resultado desse trabalho. No evento, os estudantes apresentaram e até venderam seus produtos — sabão em barra e líquido. Segundo o professor coordenador, Rafael Fernando de Melo, “a renda obtida com as vendas foi integralmente revertida na compra de mais reagentes, permitindo a continuidade da produção de sabão”. Melo também celebra o sucesso do evento, pois “foi um momento muito significativo para os alunos do clube, fomentando o protagonismo e a disseminação do conhecimento”, conclui.