Ensino Superior do Futuro discute rumos da educação no pós-pandemia

Compreender o papel das tecnologias advindas do contexto pandêmico no futuro do ensino superior. Esse é o objetivo de uma série de debates que ocorrerão entre os dias 7 e 9 de novembro na Semana Estadual de CiênciaTecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná faz Ciência 2023. Nos três dias, das 19h às 22h, professores e alunos poderão acompanhar as discussões trilhadas por 11 professores convidados no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL. As inscrições para o Eixo 1 – Ensino Superior do Futuro são gratuitas e estarão disponíveis no site oficial do evento.

Na terça-feira (7), o Eixo 1 começa com a mesa-redonda “O Primeiro Ano da Inserção da Extensão nos Currículos – desafios práticos”. Na coordenação da mesa, estão a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) da UEL, professora Zilda Andrade, e a professora Rosimeiri Darc Cardoso, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Participam como convidados os professores Daniel Pansarelli, da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Edina Schi, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Segundo a Resolução nº7 de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação, normativa que passou a valer no último ano nas instituições de ensino superior.

Continuando os ensaios, na quarta-feira (8) é a vez da professora Maria Knuppel, da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), e Fabiano Costa, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), presidirem a mesa. O enfoque da noite é argumentar a respeito das “Competências e Formação Docente para o Novo Paradigma de Educação Digital”. Com eles, estarão os professores palestrantes Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto, da Universidade Federal do Alagoas (UFAL), que participa remotamente, e Antônio Moreira, da Universidade Aberta (UAb) de Portugal.

Por fim, na quinta-feira (9), o Anfiteatro Cyro Grossi vai receber o professor Paulo Azevedo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que vai falar sobre “Evasão no Ensino Superior – O que muda no cenário pós-pandêmico?”. A atividade será mediada pela pró-reitora de Graduação (Prograd) da UEL, Ana Márcia Tucci de Carvalho, e o Osmar Ambrósio de Souza, da Seti. Os certificados devem ser expedidos pela Proex.

Paraná Faz Ciência 2023

Como parte integrante da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), o Paraná Faz Ciência 2023 busca reunir, entre os dias 6 e 10 de novembro, toda a comunidade paranaense em torno da atividade científica. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Agência Araucária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná (Fundação Araucária), a Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI) e a UEL.