Laura Mattos Stein, do Clube de Ciências do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, vai participar de intercâmbio científico com foco em tecnologias sustentáveis
Laura Mattos Stein, aluna e clubista pelo Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, de Cascavel, foi uma dentre os cinco alunos clubistas paranaenses selecionados para participar do programa internacional SLI – Sustainable Living Innovators, em Portugal, por meio de uma parceria da Fundação Araucária e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA).
O SLI é um programa que tem como objetivo formar futuros líderes tecnológicos com foco na sustentabilidade do planeta. Trata-se de um programa voltado para estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior de diversas áreas. A seleção dos alunos tem como base critérios como desempenho acadêmico, engajamento em projetos sustentáveis e liderança.
O projeto que levou Laura a ser escolhida
No CEEP, Laura é aluna do curso técnico em Meio Ambiente, e na etapa de seleção discorreu sobre o tema da utilização da larva do besouro Tenebrio molitor, mais conhecido como larva da farinha. Com auxílio da professora Gilmara Raquel Trombetta, a aluna estudou possibilidades de utilização do Tenébrio com o objetivo de fabricar farinha para posteriormente se fazer barrinhas de proteína. Foi a partir deste trabalho que a ideia de se inscrever para o SLI surgiu.
A larva de Tenebrio molitor é considerada o primeiro inseto seguro para consumo humano pela Autoridade Europeia da Segurança Alimentar, e portanto, seu consumo é permitido, como também é indicado, dada sua alta concentração de proteína e o baixo teor de gordura.
Laura, que embarca para Portugal já no dia 10 de julho, não esconde a felicidade com a oportunidade única conquistada. “Estou muito feliz e ansiosa para essa viagem, ir para Portugal com certeza será uma grande oportunidade de aprendizado e de crescimento pessoal para mim”, afirma a clubista.
Acompanhe mais atividades dos Clubes de Ciência pelo Instagram da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência @clubesparanafazciencia e aqui pelo site Notícias – NAPI Paraná Faz Ciência!