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Evento sobre biomas reúne Clubes de Ciências na UEL

Por: Isabella Abrão

O encontro seguiu a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2024

A imagem mostra um auditório com estudantes assistindo à palestra de abertura do evento realizado na UEL. Uma mulher com blusa vermelha está em pé falando ao microfone. À esquerda, duas pessoas estão sentadas acompanhando a apresentação. No canto direito do palco, uma mulher está observando a fala. No telão, está projetado o título do evento: "Biomas na UEL: dos clubes de ciência à pesquisa e extensão na universidade", com o subtítulo: "UEM e a rede paranaense de popularização da ciência na SNCT 2024". O ambiente é fechado, com iluminação artificial, paredes revestidas com paineis de madeira clara e cadeiras pretas.
Palestra de abertura do evento realizado na UEL (Foto/Ana Elisa Frings)


Promover a integração entre os Clubes de Ciências e apresentar o cenário científico da  Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esse foi o objetivo do evento “Biomas na UEL: dos clubes de ciência à pesquisa e extensão na universidade”, realizado, nesta quarta-feira (28). O tema do encontro, inspirado na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de 2024, faz parte do projeto aprovado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), parceira da instituição. 

A abertura ocorreu no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB). Segundo a professora Mariana Andrade, coordenadora institucional do NAPI PRFC pela UEL e coordenadora estadual do PRFC Maker, compareceram aproximadamente 400 pessoas, entre alunos e professores, ao longo do dia. “É um momento bem interessante porque estamos nos conhecendo presencialmente e […] podendo articular o trabalho dos clubistas com pesquisas da Universidade”, destacou.

Além da docente, a recepção contou com falas da professora pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL, Zilda Andrade; do professor Eduardo Araújo, diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL; da professora Débora Sant’Ana, articuladora do NAPI PRFC; do professor Leonardo Zanoni, do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina; e da estudante Isabella Cachoeira, representante do PET-Biologia.

Na imagem, seis pessoas estão lado a lado no palco, posando para a foto em um auditório. Ao fundo, o telão exibe o logotipo da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. A foto foi tirada em um ambiente com piso de madeira e paredes claras. Elas são palestrantes de um evento do NAPI "Paraná Faz Ciência", realizado na Universidade Estadual de Londrina. As pessoas estão vestidas com roupas casuais e formais.
Da esquerda para a direita, a prof. Zilda Andrade, prof. Débora Sant’Ana, prof. Mariana Andrade, os técnicos do NRE de Londrina, Leonardo Zanoni e Iramar Pamplona; e o prof. Eduardo Araújo (Foto/Isabella Abrão)


A conversa com os alunos teve como foco principal a pesquisa e extensão na UEL. Foram abordadas experiências práticas e os impactos positivos dessas iniciativas na formação acadêmica e na comunidade. Ao final, os clubistas puderam entender melhor como funciona o trabalho de todo o núcleo que participa ativamente da Rede de Clubes articulada pela instituição. No total, a Universidade Estadual de Londrina é responsável por 18 Clubes de Ciências, sendo dois do projeto Maker.

A imagem mostra um auditório lotado, com estudantes e professores prestando a atenção no que estava sendo apresentado. O espaço é amplo, com poltronas verdes e iluminação de teto com luzes embutidas, proporcionando um ambiente bem iluminado. A cena indica que trata-se de um evento acadêmico.
Durante a abertura, os alunos e professores conheceram mais da equipe NAPI UEL (Foto/Isabella Abrão)


De acordo com a professora Zilda, os eventos são essenciais para apresentar o contexto da Universidade aos estudantes. Afinal, é por meio desse primeiro contato que os alunos podem despertar o interesse no Ensino Superior como um todo. “Para a UEL é uma oportunidade levar ao conhecimento a nossa estrutura, os nossos cursos, o que a Universidade oferece em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, explica.

A professora Débora também reforçou a relevância dessa integração entre pesquisadores e estudantes, sobretudo para ajudar a tornar o universo da ciência mais acessível para todos. “Esses eventos são importantes para que os estudantes da Educação Básica tenham pertencimento à ciência, tecnologia e, especialmente, à Universidade.”

Atividades desenvolvidas

Por meio do encontro, os Clubes de Ciências conheceram mais sobre as pesquisas relacionadas à biologia animal e vegetal. No CCB, os alunos foram introduzidos aos estudos sobre o Bioma Mata Atlântica e a Floresta Estacional Semidecidual do Paraná,  compreendendo a importância desses ambientes. Além disso, fizeram uma visita ao Museu de Zoologia da UEL, onde puderam observar de perto exemplares da fauna regional e nacional.

A imagem mostra um grupo de estudantes em uma sala, visitando um estande sobre biologia vegetal. Todos estão de pé, em semicírculo ao redor de uma mesa retangular coberta com materiais didáticos. Na mesa, há várias folhas secas organizadas e coladas em folhas de papel kraft, frascos pequenos com líquidos e alguns materiais informativos. Também há uma caixa plástica contendo mudas de plantas. À direita da imagem, uma mulher jovem com cabelos castanhos, vestindo uma camiseta branca com o logo da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e calça jeans, está explicando o conteúdo para os alunos. Ao fundo, há cartazes na parede com informações sobre biodiversidade vegetal no Brasil, mapas e imagens de áreas naturais.
Os estudantes visitaram estandes com pesquisas sobre biologia vegetal (Foto/Isabella Abrão)

A imagem mostra uma visita ao Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Um grupo de estudantes observa com atenção as exposições, enquanto um monitor, identificado pelo jaleco branco e o logotipo do curso de Biologia, interage com os visitantes.O ambiente é uma sala ampla, bem iluminada, com várias prateleiras e vitrines contendo esqueletos e exemplares de animais. No centro da imagem, há uma vitrine com um grande esqueleto articulado de uma cobra. Os visitantes usam mochilas e uniformes escolares.
Os clubistas foram apresentados às espécies do Museu de Zoologia (Foto/Isabella Abrão)


Outra atividade realizada foi a visita ao Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL), que também fica localizado no Campus Universitário. Por lá, os estudantes fizeram experimentos químicos e físicos, viram formas de eletrização e descobriram como é a estrutura do museu em si. O passeio proporcionou um aprendizado interativo, com demonstrações práticas. 

A imagem mostra uma estudante uniformizada participando de um experimento sobre eletrização com um gerador de Van de Graaff. No centro da imagem, a aluna com cabelos longos e escuros está de perfil, tocando com as duas mãos uma grande esfera metálica na parte superior do gerador. Ao lado dela, um pesquisador manuseia o equipamento. A atividade ocorre em um ambiente fechado com paredes de tijolos à vista e janelas com grades.
Aluna participa de experimento sobre eletrostática com gerador de Van de Graaff (Foto/Isabella Abrão)


A programação foi a mesma para o período da manhã e da tarde. O evento foi organizado com a colaboração de todos os profissionais e bolsistas da equipe NAPI UEL, em parceria com a UEM.