REDES

capa-exposicao-conexao-ciencia-1020x765

Exposição mostra ciência e arte como companheiras de alma

O maior desafio dos pesquisadores é encontrar uma estratégia para levar o seu trabalho ao maior número de pessoas. Mas como tornar a ciência atrativa para todos os públicos, inclusive para crianças, sem perder a sua essência?

Para atender essa demanda, a equipe de profissionais e bolsistas do Conexão Ciência – C² produz, há três anos, conteúdo multimídia que traz longos textos explicando pesquisas em detalhes, apresentando os cientistas, vídeos, podcasts, imagens, infográficos e ilustrações autorais. É no C² que ciência e arte se encontram e se complementam.

O objetivo da exposição “Conexão Arte Ciência”, com as ilustrações do Projeto C² – Conexão Ciência é fomentar a integração entre ciência e arte ao longo de 2021, 2022, 2023 e 2024. Todas as ilustrações estão disponíveis na internet, redes sociais, plataformas de vídeo e áudio. É acessível a todos os públicos.

Exposição Conexão Arte Ciência está na BCE/UEM até 9 de agosto (Foto/Conexão Ciência)

Mais que ilustrar, designers colaboram para produzir obras que não só representam conceitos científicos, mas também provocam reflexões sobre o impacto da ciência na sociedade e no cotidiano. Parte desse material fará parte da exposição que integra a Semana de Artes da UEM (SAU).

A oitava edição da SAU será realizada de 5 a 9 de agosto e acontecerá paralelamente à I Conferência de Cultura da UEM, que discutirá as políticas culturais na Universidade e aprovará o Plano de Cultura da UEM. A ação integra o selo OCUPA UEM – Arte e Cultura.

Abstrato até certo ponto

“A ciência está totalmente conectada com a arte, é totalmente envolvente pensar de maneira interdisciplinar, traduzindo conceitos que muitas vezes são tidos como abstratos para algo mais palpável que faça com que o leitor se sinta motivado a compreender”, explica Hellen Vieira, coordenadora de arte do Conexão Ciência e organizadora da mostra.

A principal tarefa do grupo, que já teve 14 pessoas e hoje é composto por oito bolsistas e três voluntários, é traduzir matérias de cunho científico em formato de ilustração, que sejam acessíveis e atrativas. Para Hellen, coordenar a arte de um projeto que combina ciência e arte me permitiu desenvolver habilidades em ambas as áreas.

Hellen Vieira, coordenadora da exposição, é formada em Artes Visuais (Foto/Luana Colosio)

“Nosso trabalho é comunicar conceitos científicos de maneira criativa, bem como habilidades práticas em várias formas de expressão artística. Além de enriquecer meu portfólio com diversas ilustrações”, completa.

Ao envolver os jovens em projetos que combinam ciência e arte, o C² os empodera para verem o conhecimento científico como algo acessível e relevante para suas vidas, possibilitando que cada artista encontre sua própria linguagem.

Popularização da Ciência

O C² é o portal de comunicação científica do NAPI Paraná Faz Ciência e é responsável pela divulgação das pesquisas das setes universidades estaduais e instituições federais de ensino superior do Paraná. Como projeto de extensão e uma proposta multimidiática, o C² tem como sede de produção o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), da UEM, e publicou, desde 2021 até julho de 2024, 337 matérias de popularização da ciência e 225 mil visualizações e 365 mil eventos.

No mesmo período, foram disponibilizados 94 vídeos novos e o canal do YouTube, o C² Play, recebeu 114 mil visualizações e acomoda 4,3 mil horas de exibição. Foram 105 temporadas de podcasts com 443 episódios e mais de 29 mil plays. Todos os episódios de podcasts estão gratuitamente disponíveis em todas as plataformas de streaming de áudio.

Slider 3
Slider 2

Artes exclusivas do C² em exposição na BCE (Foto/Conexão Ciência)

Entusiasta da divulgação científica com uma linguagem mais flexível, beirando à literatura, a coordenadora acredita que misturar ciência e arte é o caminho para a popularização da ciência. “Os números de acessos e eventos no site e outras plataformas nos mostram que estamos no caminho certo para ampliar o alcance da ciência de ponta que produzimos no Paraná, comunicando a ciência de forma profissional, inteligível e com o mesmo rigor que o método científico requer”, pondera Ana Paula.

Além de coordenar o projeto, a jornalista Ana Paula Machado Velho também escreve para o C² (Foto/Conexão Ciência)

Resgate da arte

A Semana de Artes da UEM (SAU) surgiu em 1995 com o objetivo de acessar a comunidade interna e externa da Universidade Estadual de Maringá (UEM) por meio do compartilhamento das atividades artísticas desenvolvidas dentro da Universidade.

Ao longo das edições, o evento integrou apresentações de vários grupos artísticos de Maringá e ocupou inúmeros espaços culturais da cidade, como o teatro Calil Haddad, o Museu da Bacia do Paraná e o SESC Maringá. Reconhecendo a importância do evento, sua influência na cidade e sua potência histórica, a Diretoria de Cultura da UEM (DCU) propõe o resgate e a atualização do evento em 2024, 20 anos após sua última edição.

Serviço:

Evento: ‘Exposição Conexão Arte e Ciência’ – Criações do Projeto C² Conexão Ciência

Data: 5 a 9 de agosto de 2024

Local: Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Campus Sede.

Endereço: Av. Colombo, 5790 – Zona 7, Maringá – PR