A solenidade tem como objetivo divulgar as atividades dos clubistas paranaenses

A comunidade paranaense vai ter a oportunidade de conhecer mais de perto a Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. A iniciativa vai ser apresentada em uma cerimônia no Salão de Atos, do Palácio Iguaçu, na manhã desta terça-feira (15). O governador em exercício, Darci Piana, vai receber clubistas e as equipes dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) para celebrarem a produção científica que vem sendo desenvolvida nas escolas de ensino básico do Paraná.
A Rede de Clubes é uma ação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Paraná Faz Ciência, com recursos e apoio da Fundação Araucária e da Secretaria Estadual de Educação (SEED).
A iniciativa surgiu com o objetivo de implementar atividades que ajudem a desenvolver a pesquisa científica na Educação Básica. A meta é contribuir com a formação pessoal e social dos participantes, ajudando-os a fazerem escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum. Nessa dinâmica, o protagonismo do estudante é incentivado, assim como há o aprimoramento das práticas docentes.
Atualmente, a Rede conta com 204 Clubes de Ciências, implantados pelo Edital 01/2024, da Fundação Araucária. “Destes, 80 são de Escolas em Tempo Integral, contemplando 1951 estudantes clubistas; além de 120 Escolas em turno parcial, que reúnem 2757 estudantes matriculados. No total, a Rede conta com 4.708 clubistas”, contabiliza a articuladora do NAPI Paraná Faz Ciência e coordenadora da Rede, a professora Débora Sant’ Ana, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rodrigo Reis, outro articulador e coordenador do projeto dos Clubes, lembra, ainda, que mais 43 Clubes foram criados, por meio da chamada pública nº 13/2025, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“Estão sendo incorporados aproximadamente mais mil clubistas. Da mesma forma, estamos em vias de implantação de 40 Clubes de Ciências Meninas da Ciência, por chamada específica, que acrescentará algo em torno de 500 meninas clubistas. Vale salientar que para cada clube implantado há um professor coordenador bolsista envolvido. Há, portanto, 284 professores atuando nessa atividade”, comemora Reis.
O Clube Geração Científica, do Colégio Estadual Alfredo Parodi, de Curitiba (PR), vai apresentar parte das pesquisas que estão desenvolvendo. O grupo, coordenado pela professora Corine Costa, participou da Semana dos NAPIs, em março, também em Curitiba.
Já confirmaram presença na solenidade, em Curitiba, os chefes dos NRE da Área Metropolitana Norte, Área Metropolitana Sul e Curitiba; técnicos dos NRE que atendem os Clubes; diretores das escolas ligadas aos NRE, que possuem clubes, seus professores e estudantes clubistas; e os representantes da SEED Anderfábio Oliveira dos Santos; Cristiane de Jesus Jakymiu; Maria Cristina Dias Bittencourt , Aline Pinheiro Lourenço e Michela Paula Tomé de Andrade.
Serviço
APRESENTAÇÃO DA REDE DE CLUBES PARANÁ FAZ CIÊNCIA
Data: 15 de abril
Horário: 9h
Local: Palácio Iguaçu – Salão de Atos