Em tempos de mudança climática, a solução é investir em bioquerosene, por exemplo, o carro-chefe do NAPI Hidrocarbonetos Renováveis
Participantes do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Hidrocarbonetos Renováveis (NAPI HCR) participaram da Mostra de NAPIs realizada durante o Paraná Faz Ciência (PRFC 2024), realizado entre os dias 7 e 11 de outubro, no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Aproximadamente 38 mil pessoas visitaram os estandes no PRFC 2024, entre visitantes e expositores, ao longo dos cinco dias de programação.
A pós-doutoranda da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Tatiane Ferrari, é uma das pesquisadoras que integra a rede NAPI HCR e que esteve em Maringá para divulgar a pesquisa do grupo no estande Arena Paraná. “É muito importante levar para a comunidade o que estamos fazendo e o Paraná Faz Ciência é essa oportunidade para divulgar nossa produção dentro da universidade e como essas pesquisas têm aplicação no nosso dia a dia”, ressalta.
O NAPI Hidrocarbonetos Renováveis (HCR) propõe conectar as principais lideranças e instituições do Paraná que estejam envolvidas no desenvolvimento de estudos avançados sobre a produção e uso de combustíveis sintéticos.
“Até 2027, temos que colocar pelo menos 2% de bioquerosene na frota de aviação no Brasil e é fundamental que a comunidade tenha conhecimento disso”, enfatiza Tatiane. No total, são sete instituições de ensino superior do Paraná envolvidas no Novo Arranjo, com 104 pesquisadores distribuídos em em todas as regiões do estado, todos dispostos a contribuir para a descarbonização dos setores de transporte aéreo e rodoviário, a partir do diesel verde, bioquerosene de aviação e biogasolina.
NAPI HCR
Chamado de Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Hidrocarbonetos Renováveis, o NAPI HCR recebe fomento da Fundação Araucária e tem o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Um hidrocarboneto é uma molécula composta por Carbono e Hidrogênio e é a base de toda cadeia para produção de combustíveis. Ao se produzir hidrocarbonetos de fontes renováveis em detrimento de óleo fóssil, é possível criar combustíveis renováveis e sustentáveis. Uma das principais fontes para produção de HCR no Paraná é o biogás, sistemas de captura de CO2 associados à produção de hidrogênio renovável, a partir de rejeitos e resíduos agroindustriais e urbanos.
Com a conexão entre os diversos grupos de pesquisas, o objetivo do NAPI é criar oportunidades de crescimento de forma colaborativa, aproveitando a sinergia entre as competências locais e a infraestrutura já existente para alavancar a produção de combustíveis sustentáveis e renováveis no estado do Paraná de forma descentralizada.
Saiba mais sobre o NAPI HCR na plataforma IAraucaria.