WhatsApp Image 2024-08-19 at 11.32.47

NAPI PRFC é protagonista em dois eventos da Fundação Araucária

Por: Ana Paula Machado Velho

NAPI PRFC é protagonista em dois eventos da Fundação Araucária

Os articuladores do NAPI, Rodrigo Reis e Débora Sant’ Ana, foram responsáveis por apresentar entregas importantes para a população do Paraná

Uma homenagem a César Lattes e a entrega de sites para os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs). Estes foram os compromissos cumpridos pelo NAPI Paraná Faz Ciência (PRFC), na última sexta-feira (16), na sede da Fundação Araucária, em Curitiba.

A solenidade em homenagem ao centenário do físico nascido no Paraná, César Lattes, contou com o lançamento de baixo-relevo do cientista, feito pelo artista paranaense João Turin. Agora, a imagem de Lattes vai fazer parte da sala Vinicius Nagem, na sede da Fundação Araucária.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, e o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, foram os anfitriões da celebração. Além disso, estavam presentes o secretário estadual de Planejamento, Guto Silva, e os articuladores do NAPI Paraná Faz Ciência, os professores Rodrigo Reis e Débora Sant’Ana. A produção do baixo-relevo é fruto de uma movimentação do NAPI PRFC.

O professor Rodrigo falou que é uma honra poder participar dessa homenagem em nome do NAPI. Guto Silva registrou a “necessidade de registrar os fatos que são marcantes para o Paraná, e César Lattes precisa estar entre estes registros, para que meu filho saiba quem ele foi, no futuro”. 

Nesta mesma perspectiva, o professor Aldo Bona, destacou que é preciso deixar marcada a trajetória da ciência produzida pelo pesquisador nascido no nosso Estado. “Essa é uma maneira de escrever a história do Paraná”, afirmou ele.

Duas das filhas de César Lattes, Maria Teresa e Maria Lúcia, foram as convidadas especiais do lançamento do baixo-relevo. Maria Lúcia contou que o pai era “extremamente irreverente, generoso, curioso e amoroso com a família”. Enquanto Maria Tereza lembrou que César Lattes “instigava muito a curiosidade das quatro filhas”. Maria Cristina e Maria Carolina completam a prole de Lattes. 

A professora Iramaia Jorge Cabral de Paulo, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, teve a oportunidade de ser aluna do físico por uma semana. Ela conta que César Lattes era um professor que fomentava a aprendizagem significativa no aluno. 

A homenagem a Lattes emocionou os presentes, especialmente na hora em que o baixo-relevo foi apresentado. “Momento que vai ficar para a história da ciência do Paraná. Por meio desta homenagem, as novas gerações poderão cultuar a ciência”, concluiu o professor Ramiro Wahrhaftig.

NAPIs

Na sexta-feira, à tarde, entraram no ar o novo ambiente digital dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação. Uma solenidade marcou a entrega das páginas, que foram produzidas pelo NAPI Paraná Faz Ciência.

O objetivo desta iniciativa foi melhorar a comunicação dos Arranjos com a sociedade paranaense e brasileira. Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FA, Márcio Spinosa, as ações dos NAPIS são importantes para o desenvolvimento do Estado e precisam ser divulgadas”.

O acesso ao novo espaço é feito pela Plataforma da Fundação Araucária. Há uma página inicial que disponibiliza links para os sites específicos dos NAPIs. Cada página traz um resumo da formação e atuação de um NAPI, os objetivos, os números interessantes, podcast, um vídeo institucional e algumas reportagens sobre o Arranjo.

Umas das articuladoras do NAPI PRFC, Débora Sant’ Ana, disse que “é importante valorizar o conhecimento produzido pelos Arranjos. Essa é uma forma de fortalecer a nossa cultura científica”.

Ao lado da jornalista do NAPI PRFC, Ana Paula Machado Velho, a professora Débora apresentou os 31 Arranjos que fizeram parte da primeira etapa de produção e estão disponíveis no ambiente digital.

O diretor-presidente da Fundação Araucária, Ramiro Warhaftig, declarou que “o investimento em divulgação contribui com o aumento da literacia científica dos paranaenses e incentiva jovens a se tornarem pesquisadores do futuro”

A solenidade foi transmitida on-line e pode ser assistida pelo canal da Fundação, no YouTube.

De 7 a 11 de outubro, articuladores e pesquisadores se reunirão na Universidade Estadual de Maringá (UEM), para a III Semana Geral dos NAPIs, que será realizada como parte da programação do evento Paraná Faz Ciência. Até lá, todos os NAPIs com atividades já implantadas devem ter suas páginas na plataforma iAraucária.