A equipe apresentou os projetos desenvolvidos, mostrando inovação e ciência dentro do Arranjo

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Paraná Faz Ciência (PRFC) esteve presente no 2º Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIIL – 2025). A equipe aproveitou o momento para apresentar ao público alguns dos projetos que compõem o Arranjo. O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de novembro, no Parque Governador Ney Braga.
A segunda edição do FIIL reuniu autoridades, empresários, pesquisadores e representantes das 12 governanças do ecossistema e lideranças nacionais do setor de inovação. O NAPI PRFC participou do debate com um estande, trazendo dados das Redes de Clubes de Ciência, Feiras de Ciência e Museus de Ciência.
Foram apresentados, também, o Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) e a Pesquisa de Percepção Pública de CT&I no Paraná, lançada recentemente. A equipe que estava representando o NAPI PRFC no evento foi composta por professores e alunos bolsistas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O evento contou ainda com palestras e divulgação de iniciativas relevantes para o estado. Foram discutidos temas estratégicos, como inovação em políticas públicas, educação, saúde e agro, por exemplo. O objetivo era mostrar como a tecnologia pode estar ao alcance da sociedade e ser utilizada para facilitar o dia a dia das empresas e da população.
O FIIL 2025 foi promovido pela Estação 43, com co-realização do Sebrae/PR e Abratic (Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação). O Festival contou com o apoio da Prefeitura de Londrina, do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e do Governo do Paraná, por meio das Secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), de Turismo (Setu), Ciência, de Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária.