PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

NAPI PRFC participa do Festival Internacional de Inovação de Londrina 2025

Por: Isabella Abrão

A equipe apresentou os projetos desenvolvidos, mostrando inovação e ciência dentro do Arranjo

A imagem mostra um grupo de quatro pessoas, todos membros da equipe do NAPI PRFC que compareceu ao evento. Atrás, há uma televisão com um vídeo institucional. No balcão na frente, há livros, marca-páginas e a pesquisa de percepção pública desenvolvida pelo NAPI. Todos sorriem e posam para a foto.
O NAPI PRFC compareceu aos dois dias de evento (Foto/Arquivo pessoal)

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Paraná Faz Ciência (PRFC) esteve presente no 2º Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIIL – 2025). A equipe aproveitou o momento para apresentar ao público alguns dos projetos que compõem o Arranjo. O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de novembro, no Parque Governador Ney Braga.

A segunda edição do FIIL reuniu autoridades, empresários, pesquisadores e representantes das 12 governanças do ecossistema e lideranças nacionais do setor de inovação. O NAPI PRFC participou do debate com um estande, trazendo dados das Redes de Clubes de Ciência, Feiras de Ciência e Museus de Ciência. 

Foram apresentados, também, o Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) e a Pesquisa de Percepção Pública de CT&I no Paraná, lançada recentemente. A equipe que estava representando o NAPI PRFC no evento foi composta por professores e alunos bolsistas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A imagem mostra uma das integrantes da equipe do NAPI PRFC apresentando o projeto para um homem alto. Atrás dela, há uma televisão com um vídeo institucional. No balcão em sua frente, há livros, marca-páginas e a pesquisa de percepção pública desenvolvida pelo NAPI. O homem segura um livro também, sobre espaços de divulgação científica.
Um vídeo institucional, livros e marca-páginas estavam à mostra no estande do NAPI PRFC (Foto/Isabella Abrão)

O evento contou ainda com palestras e divulgação de iniciativas relevantes para o estado. Foram discutidos temas estratégicos, como inovação em políticas públicas, educação, saúde e agro, por exemplo. O objetivo era mostrar como a tecnologia pode estar ao alcance da sociedade e ser utilizada para facilitar o dia a dia das empresas e da população.

O FIIL 2025 foi promovido pela Estação 43, com co-realização do Sebrae/PR e Abratic (Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação). O Festival contou com o apoio da Prefeitura de Londrina, do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e do Governo do Paraná, por meio das Secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), de Turismo (Setu), Ciência, de Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária.