O homem e suas invenções: ganhos e perdas

Talk Show – As características dos diferentes ciclos de vida das tecnologias vinculadas a distintos momentos da história das sociedades

Desde seus primórdios, o homem busca melhores formas de vida com invenções que facilitem sua existência. Ferramentas de caça, a descoberta do fogo e a criação da roda são alguns exemplos clássicos de tecnologias que deram o start na evolução incessante da humanidade.

Da era primitiva até o antropoceno muita coisa mudou com novas tecnologias e impactos sociais, econômicos, ambientais, entre muitos outros. 

Sobre as implicações, aplicações, tempo de uso e outros aspectos, o professor doutor da Universidad Nacional de la Patagonia Austral (Argentina), Jorge Kulemeyer foi o primeiro palestrante convidado da 19ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, realizada entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2022, com tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. 

No talk show intitulado “Educação, Arte, Tecnologia e Inovação no Bicentenário” o professor Kulemayer avaliou ganhos e perdas de estruturas econômicas, ideológicas, e outras mais em diferentes épocas da história da civilização tendo a tecnologia como veículo de transformação da sociedade. O professor chama atenção para o que ele define como grande desafio que é se preparar para as mudanças futuras, principalmente na educação de nível superior. 

Para o especialista, a hiperconectividade proporcionada pela tecnologia digital pode acelerar a produção científica e a tomada de decisão. Mas há que se preparar para enfrentar os diferentes imigrantes e os nativos digitais para garantir ensino e pesquisa de qualidade numa sociedade virtual.

[SNCT 2022] Educação, Arte, Tecnologia e Inovação no Bicentenário

Convidado

Jorge Kulemeyer

Formado em Antropologia, com habilitação em Arqueologia pela Universidad Nacional de La Plata, Argentin, é diplomado em estudos aprofundados de Geologia do Quartenário pelo Institut de Géologie du Quaternaire, Université de Bordeaux I, França. Possui doutorado (Ph.D.) pela Universität zu Köln, Alemanha e pós-doutorado na Universidade Federal de Goiás, Brasil. Foi professor titular de graduação e pós-graduação na Universidad Nacional de Jujuy (Argentina) e diretor de cursos de mestrado e doutorado. Atualmente é professor da Universidad Nacional de la Patagonia Austral (Argentina) e diretor do doutorado em Ciências Sociais e Humanidades.

Apresentadora

Vanessa Ishikawa Rasoto

Graduada em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia, tem mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná e doutora em Engenharia da produção – Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Curitiba, professora permanente do mestrado do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública (mestrado profissional – disciplina: Habitats de inovação). Foi vice-reitora (gestão 2016-2020), assessora para Assuntos Estudantis da Reitoria, diretora da Agência de Inovação e coordenadora do Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR.


Noth Camarão

Jornalista, Fotojornalista, Relações Públicas e Publicitária graduada pela Universidade Estácio de Sá (RJ).