Paraná: aqui se faz ciência

Abertura: A Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação começou com boas novas

No ar o Paraná Faz Ciência 2022. Em comemoração aos dois séculos de soberania do Brasil, a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e a Fundação Araucária (FA), professores e técnicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoveram a edição paranaense da 19ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT&I), sob o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. 

O evento aconteceu entre 29 de novembro e 1º de dezembro de 2022, com toda programação exibida pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR). Com a participação de diversos especialistas, os talks shows foram gravados na Biblioteca Pública do Paraná. 

Transmitida ao vivo, a abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades que aproveitaram o momento de celebração para anunciar as novidades na área de ciência, tecnologia e inovação no estado. 

O coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Pelegrina, abriu o evento falando da alegria em poder contar com a parceria da UEM e com o apoio da Fundação Araucária para viabilizar a divulgação da produção científica das sete universidades estaduais.

Renê Wagner Ramos, assessor de Assuntos Culturais, da coordenadoria de Ensino Superior da Seti, ressaltou a importância de cientistas e pesquisadores para a sociedade.

A professora doutora da UEM, Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, uma das coordenadoras da SNCT&I e coordenadora do Paraná Faz Ciência (PRFC), fez o lançamento oficial da plataforma que reúne as informações sobre todo o cenário de ciência, tecnologia e inovação do Estado. A professora lançou também o ebook Memórias do C2 que resgata várias reportagens do Conexão Ciência que integra, a partir de 2023, o PrFC.

Representando o presidente da Fundação Araucária (FA) Ramiro Wahrhaftig, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FA, Luiz Marcio Spinosa, apresentou as principais ações na área de CT&I que colocarão o estado do Paraná no patamar de maior valorização da ciência, criando riqueza, qualidade de vida para a população e tornando o Paraná mais competitivo e sustentável. Fechando com chave de ouro, o superintendente da Seti, Aldo Nelson Bona, anunciou que já está em andamento o projeto que disponibiliza toda essa gama de informações do PrFC para a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), dentro do museu interdisciplinar Parque da Ciência.

[SNCT 2022] Abertura do Paraná faz Ciência

Noth Camarão

Jornalista, Fotojornalista, Relações Públicas e Publicitária graduada pela Universidade Estácio de Sá (RJ).