Pré-sal: patrimônio geológico e cultural

Talk show: A Descoberta do pré-sal e os avanços da ciência na área geológica

Sem inovação tecnológica, o Brasil não teria o cobiçado ouro preto. A enorme reserva de petróleo e de gás natural encontrada em profundas águas brasileiras foi descoberta com o avanço das geociências, das engenharias e o desenvolvimento de tecnologias próprias.

As universidades e os centros de pesquisa tiveram papel inestimável em todo processo operacional desde a descoberta até a exploração e produção do óleo encontrado a mais de seis mil metros abaixo do nível do mar, sob uma larga e espessa camada de sal que pode chegar a dois mil metros.

Localizado na faixa litorânea brasileira entre Espírito Santo e Santa Catarina, o petróleo encontrado nessa região é de excelente qualidade, tem alto valor comercial e nos coloca numa posição estratégica, principalmente ao se falar da grande demanda de energia mundial.

O Paraná, desde o período imperial, chama a atenção pelos seus recursos geológicos e foi um dos primeiros estados brasileiros a ter o curso de Geologia. Nesse sentido, pesquisadores paranaenses participaram e ainda participam ativamente dos trabalhos do pré-sal, com excelente gestão de resultados na fronteira petrolífera do país.

De volta à geologia e com o intuito de resguardar esse patrimônio natural, entra em cena o Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG/PR), que conta com um importante e raro acervo com muitos anos de história.

O museu universitário é palco para a integração entre pesquisa, ensino e extensão das ciências da natureza e para a popularização do conhecimento da biodiversidade e da geodiversidade tão importantes para a evolução humana.

Convidados

Anelize Bahniuk Rumbelsperger

Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), possui mestrado em Geologia Exploratória pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Ciências Naturais pelo Swiss Federal Institute of Technology em Zurique, Suíça (ETHZ). É pesquisadora convidada para o Curso Geoquímica Isotópica em CALTECH (USA) e participante do Curso de Geobiologia promovido pela NASA e Agouron Instituto.

Antonio Liccardo

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná, tem mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais e doutor em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto. É professor associado no departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Experiência na área de Geociências, com ênfase em Mineralogia, Gemologia, História da Mineração e Geopatrimônio, Geoturismo e Geoconservação.

Apresentadora

Vanessa Ishikawa Rasoto

Graduada em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia, tem mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná e doutora em Engenharia da produção – Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Curitiba, professora permanente do mestrado do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública (mestrado profissional – disciplina: Habitats de inovação). Foi vice-reitora (gestão 2016-2020), assessora para Assuntos Estudantis da Reitoria, diretora da Agência de Inovação e coordenadora do Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR.

Noth Camarão

Jornalista, Fotojornalista, Relações Públicas e Publicitária graduada pela Universidade Estácio de Sá (RJ).