PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

Oportunidade de treinamento para estudantes da Rede de Clubes de Ciências, em Portugal

Por: Ana Paula Machado Velho

Clubistas do ensino médio podem concorrer a bolsa para capacitação em agente de transformação do mundo

A Fundação Araucária vai financiar treinamento para os matriculados no segundo e terceiro anos do Ensino Médio, que integram a Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. A capacitação ocorre em Portugal e é uma oportunidade imperdível para aqueles que atuam nos clubes de ciências recém-criados pelo governo do Estado, sob a coordenação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Paraná Faz Ciência (PRFC).

“O NAPI está divulgando as informações sobre essa seleção. Na verdade, é um convite aos clubistas para concorrerem a uma vaga em um programa avançado de capacitação de novas gerações em agentes de transformação do mundo”, explica a articuladora do NAPI PRFC e coordenadora da Rede de Clubes, Débora Sant’ Ana.

Trata-se do Programa Sustainable Living Innovators, conhecido como SLI, que acontecerá na cidade de Matosinhos, em Portugal, no período de 14 de julho a 8 de agosto. Serão quatro semanas de muito aprendizado e todas as despesas serão custeadas por meio de uma bolsa de estudo oferecida pelo governo do Paraná, com recursos da Fundação Araucária.

Tema

Em 2025, o desafio envolve a relação entre a Lua e a Terra. Os candidatos ao treinamento do SLI devem responder a seguinte pergunta: como é que as tecnologias para a exploração da Lua podem melhorar nossa vida na Terra?

Para se inscrever é necessário acessar o site do Programa: ceiia.tech/sli. Será preciso anexar uma declaração da escola que confirme que o estudante é clubista da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. Também será pedido que o candidato descreva atividades extracurriculares que tenha feito, comprove o desempenho escolar e o domínio do inglês.

Além disso, os organizadores solicitam a entrega de uma carta de motivação contando quais as razões que levaram o clubista a se candidatar ao Programa, bem como de que forma ele ou ela consideram que podem contribuir e acrescentar valor ao SLI.

E, é claro, que, por fim, o estudante precisará responder à pergunta central, levando em consideração uma das dimensões: construção, mobilidade, energia, saúde e bem-estar. Esta resposta poderá ser feita por meio de um texto de uma página no word, uma apresentação de até cinco slides ou um vídeo de até três minutos.

“Ficou interessado? Excelente, mas é preciso se agilizar. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até dia 18 de maio diretamente no site do SLI. Esperamos a participação dos clubistas da nossa Rede. São cinco vagas para alunos do Ensino Médio”, esclarece a professora Débora.