A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná fechou os primeiros balanços com resultados positivos, consagrando a premissa do evento: divulgar os avanços tecnológicos das diferentes áreas de conhecimentos produzidos pelo sistema superior de ensino do estado.
O Paraná Faz Ciência 2023 ocorreu entre os dias 6 e 10 de novembro, no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), reunindo mais de 20 mil visitantes presenciais. O evento contou com 1500 expositores, 300 oficineiros, 20 palestrantes e 397 monitores e guias.
Entre as diversas atividades simultâneas, a Mostra Interativa de Projetos, proporcionou a 12 mil estudantes da rede básica de ensino ações experimentais das universidades, além da exposição de 240 de projetos por 650 expositores, totalizando 500 horas de atividade.
Fonte: ASC-UEM
Já as Visitas Técnicas receberam cerca de 1400 visitantes em ambientes especializados da UEL, correspondendo a 360 horas de operação.
Os eventos acadêmicos como o Por Extenso, Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), de Iniciação Científica Jr (EAIC Jr) e o Pró-Ensino tiveram 2225 trabalhos apresentados.
NAPIs
Abertura da II Semana Geral dos NAPIs
Além disso, durante a semana foram apresentados 38 dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação na II Semana Geral dos NAPIs. Segundo o diretor da Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, o evento superou as expectativas. “Os resultados que os NAPIs estão entregando contribuem para os avanços de ciência e tecnologia do Estado. Isso nos leva a reforçar a estratégia de apoio, ampliando os recursos que podemos obter. Estamos em um momento de celebração”.
Diretor da Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.
Entre os apoiadores da Semana de Ciência e Tecnologia estão as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (Uenp) e estadual do Paraná (Unespar); das universidades Federal do Paraná (UFPR), Federal da Integração Latino-Americana (Unila), da Fronteira Sul, Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC). Também participaram como apoiadores as secretarias da Educação do Estado e de Londrina, além do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).
O Paraná Faz Ciência é uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Agência Araucária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná (Fundação Araucária), a Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI). A próxima edição do evento já tem local marcado, sendo sediado na Universidade Estadual de Maringá (UEM).