PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

Pesquisadores do NAPI EZC lançam e-book com artigos sobre a pesquisa Zero Carbono no Paraná

Por: Silvia Calciolari



Integrantes do Novo Arranjo de Pesquisa e inovação Energia Zero Carbono (NAPI EZC), programa de fomento da Fundação Araucária e apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (seti), lançaram em outubro a primeira edição do e-book ‘Energias Zero Carbono’. A publicação faz parte das ações do NAPI para divulgação científica e apresenta uma análise das tecnologias e estratégias que estão sendo desenvolvidas e aplicadas por algumas instituições de ensino e pesquisa do Paraná.

Com o prefácio de José Antonio Eiras, professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), o e-book contém artigos de dez pesquisadores que integram o NAPI EZC. Com uma abordagem colaborativa e multidisciplinar, Energias Zero Carbono oferece uma visão ampla e acessível das soluções tecnológicas e científicas que podem transformar nossa relação com a energia e o meio ambiente, apontando caminhos reais para a construção de um mundo verdadeiramente mais sustentável.

A obra avança para o conceito de “Energia Zero Carbono”, oferecendo uma visão abrangente sobre emissões nulas, mitigação de carbono e a pegada de carbono, desmistificando seus impactos e as ações necessárias para um futuro sustentável. 

Almanaque

Além deste e-book, os pesquisadores lançaram em setembro de 2024 a 1ª Edição do Almanaque NAPI EZC, outro e-book com 29 participantes, com prefácio de Breno Ferraz de Oliveira, doutor em Física e professor na Universidade Estadual de Maringá. 



O Almanaque EZC mergulha nas inovações que prometem transformar a maneira como vivemos e consumimos os recursos naturais do planeta.O livro explora, em capítulos interligados, as tecnologias emergentes e os desafios ambientais que moldam o futuro.

Desde o impacto das emissões de gases de efeito estufa no panorama global e local, até o papel crucial dos veículos elétricos e das fontes alternativas de coleta de energia, cada capítulo desvenda estratégias para mitigar os danos ambientais e promover um equilíbrio sustentável.

A obra também apresenta as mais recentes pesquisas sobre eficiência energética conduzidas no Napi EZC, como a evolução das placas fotovoltaicas e a utilização de sensores magnéticos para otimização do consumo de energia. 

Dispositivos piezelétricos de coleta de energia e materiais barocalóricos são analisados como soluções promissoras para novas formas de geração energética, ao lado de inovações como a manufatura aditiva e tecnologias assistivas que aumentam a autonomia da sociedade e promovem o uso racional dos recursos naturais.

As duas obras estão disponíveis para download no site do NAPI EZC. Para saber mais sobre o NAPI, basta acessar a plataforma IAraucária.