Com apenas quatro anos, o NAPI já possui nove bolsistas no programa que visa reconhecer e valorizar a produção científica e tecnológica em todas as áreas do conhecimento
Novos pesquisadores do NAPI Paraná Faz Ciência (NAPI PRFC) foram contemplados recentemente com a bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Conselho é um órgão público, financiado pelo governo, que tem como missão promover e estimular o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no país. Foram aprovados, nesta etapa, Emerson Joucoski (Física), Luciana Schleder Gonçalves (Enfermagem) e Alessandra Sant’Anna Bianchi (Psicologia), todos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Agora, já são nove bolsistas PQ do NAPI, que somam esforços para registrar e publicizar o trabalho desenvolvido por cientistas nos centros de pesquisas e nas universidades públicas estaduais e federais do Paraná, em termos de ciência básica, tecnologia e inovação.
O professor e pesquisador Emerson Joucoski foi aprovado com o projeto ‘Estudo das Ações de Popularização da Ciência na Rede Paraná Faz Ciência’. Atualmente finalizando um pós-doc na Inglaterra, ele coordena projetos de ensino voltados à educação pública, popularização da ciência (do tipo citizen science) e à área de Exatas no litoral do Paraná. Também desenvolve ações de divulgação científica e de pesquisa no programa de extensão Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel), da UFPR Litoral.
“Eu estou interessado em pesquisar as ações da Rede Paraná Faz Ciência, tais como a percepção pública da ciência através da aplicação de um grande questionário em todas as regiões do estado”, explica Joucoski. O objetivo é apurar qual o entendimento dos paranaenses sobre ciência e tecnologia, tanto do ponto de vista da educação, da governança e, também, qual é o nível de informação que as pessoas têm em relação à ciência no Paraná.
Ciência Cidadã
Criado em 2021, em plena pandemia, o NAPI Paraná Faz Ciência nasce da junção de dois projetos, antes independentes: o Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã – PICCE e o Conexão Ciência – C². O NAPI se preocupa com a formação de novos divulgadores científicos, que contribuam para criação de um ambiente em que a educação para ciência promova a cidadania, definida como Ciência Cidadã.
“Outro foco da minha pesquisa é o PICCE, que tem uma série de protocolos, pelo menos 16 nesse momento, com meta para chegarmos a 23, 24 até 2026, que estão sendo utilizados por professores em escolas no estado do Paraná para a coleta de dados cientificamente válidos, para que os pesquisadores que montaram os protocolos possam usar em seus estudos”, afirma o professor Emerson.
Agora com os recursos da bolsa, o pesquisador também pretende analisar a Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, que conta com mais de 200 clubes em escolas de Educação Básica no estado, já em amplo funcionamento. “A proposta é apurar como é que se dá a investigação de ciências e a interação desses clubes com o entorno da escola, com as comunidades e a construção que essas crianças estão tendo em relação ao entorno social da ciência”, justifica.
Por fim, o professor enfatiza que está sempre em busca de realizações profissionais que também tragam a felicidade. “Estou muito feliz porque acho que isso vai me trazer, tanto do ponto de vista pessoal e profissional, novos fôlego para pesquisa, incentivando a geração de conhecimento e a formação de novos pesquisadores”, conclui.
‘Saúde nas Mídias’
Outra pesquisadora focada na divulgação científica foi contemplada com a bolsa PQ do CNPq. É a professora Luciana Schleder Gonçalves, do Departamento de Enfermagem da UFPR, idealizadora e coordenadora do Projeto ‘Saúde nas Mídias’. Para ela a conquista representa um marco na em sua trajetória acadêmica, iniciada em 2013, com a defesa do doutorado em Enfermagem.
“Desde então, venho consolidando uma linha de pesquisa voltada à inovação em saúde, com ênfase na formação de profissionais e no fortalecimento da prática baseada em evidências. Mais recentemente, desde 2019, venho ampliando minha atuação para a divulgação científica, reconhecendo seu papel estratégico na democratização do conhecimento e no diálogo com a sociedade”, destaca Luciana.
O projeto Saúde nas Mídias é uma iniciativa que reúne o Laboratório de Popularização das Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) e o projeto Conexão Ciência – C², ambos da UEM. A ideia é ampliar a divulgação de ações de popularização da ciência e ciência cidadã, no Paraná.
A concessão desta bolsa, altamente prestigiada na Ciência brasileira, reforça o reconhecimento da minha atuação de Luciana como pesquisadora e extensionista comprometida com o avanço científico e tecnológico. “O financiamento aumenta minha responsabilidade na formação de recursos humanos qualificados, de ampliação de redes de pesquisa na área da saúde e da divulgação científica, impulsionando novas parcerias e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os superar os desafios contemporâneos”, completa a pesquisadora.
Financiamento para pesquisa
A bolsa PQ oferece um apoio financeiro que auxilia na realização das atividades de pesquisa, como a compra de materiais, a participação em eventos científicos e a publicação de artigos.
Desta forma, há um aumento da produção científica no país, por meio de pesquisas de qualidade, contribuindo para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento da ciência brasileira. Outro fator a ser considerado é a formação de novos pesquisadores e, ao mesmo tempo, a atração e retenção de talentos para a área.