PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

Pesquisadores vão analisar impacto dos Clubes de Ciências nas escolas

Por: Isabella Abrão


A iniciativa busca entender como as atividades influenciam a cultura científica de estudantes e professores

A Rede de Clubes Paraná Faz Ciência proporciona a popularização do conhecimento científico no Estado e a integração entre escolas de Educação Básica e Instituições de Ensino Superior. Por isso, pesquisadores vão investigar os impactos das ações desenvolvidas nos Clubes. Professores, estudantes e pais ou responsáveis estão sendo orientados sobre o assunto.

A coleta de dados deve ser realizada com diferentes tipos de abordagem. Entrevistas, questionários, diários de campo e registros em foto, áudio ou vídeo são alguns dos instrumentos que serão utilizados. Tratam-se de pesquisas voluntárias e de caráter acadêmico, com os participantes podendo encerrar sua contribuição a qualquer momento.

Segundo a professora Mariana Andrade, integrante do NAPI Paraná Faz Ciência, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e coordenadora estadual do Paraná Faz Ciência Maker, a iniciativa já foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. “A participação é voluntária, mas muito importante para que a gente possa compreender como os clubes estão sendo desenvolvidos e como melhorá-los”, explica.

Estudantes da Educação Básica paranaense e professores envolvidos na Rede de Clubes de Ciências foram convidados para contribuir com os estudos. Para participar é necessário o aceite, ou seja, a assinatura dos Termos de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) e Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). 

Os documentos apresentam a descrição das pesquisas e seus benefícios aos estudantes e à sociedade, além de informar sobre a responsabilidade dos pesquisadores para minimizar possíveis desconfortos. Se concordarem em participar, os alunos devem assinar o TALE e os professores o TCLE. Pais ou responsáveis dos estudantes também assinam o TCLE. 

Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato com o Comitê de Ética da UEL. O telefone é (43) 3371-5455 e o e-mail cep268@uel.br.