PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

Professoras do Instituto Federal do Paraná (IFPR) visitam clubes do núcleo de Pato Branco

Por: Talula Boldt de Souza

Os 8 clubes de ciências do núcleo trabalham com temas diversos, contemplando ciências exatas, biológicas e humanas

A foto mostra o grupo de estudantes em uma sala de aula. A maioria dos alunos veste uniformes escolares, alguns usando roupas azuis e outros, brancas. Eles estão juntos para uma foto em grupo, com sorrisos e poses descontraídas. O ambiente é uma sala de aula comum, com cadeiras e mesas organizadas, e há um ar condicionado no canto superior direito. O teto possui luminárias retangulares, e na parte superior esquerda há um projetor suspenso. O chão é de madeira.
Visita ao clube Raízes da Terra, do Colégio Estadual Armim Matte, de Chopinzinho (Foto/Arquivo pessoal)


Entre os dias 19 e 24 de fevereiro, a orientadora e professora Sandra Angnes e a coordenadora pedagógica Gricel de Oliveira, representantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas, responsáveis pelo acompanhamento das escolas do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, visitaram as oito escolas contempladas pela Rede de Clubes do NAPI Paraná́ Faz Ciências. Essa iniciativa teve como objetivo levantar as demandas dos Clubes de Ciência e incentivar a produção científica e a inovação no ambiente escolar, promovendo a integração entre alunos, professores e gestores.

A foto mostra o grupo de estudantes em uma sala de aula. A maioria dos alunos veste uniformes escolares, alguns usando roupas azuis e outros, brancas. Eles estão juntos para uma foto em grupo, com sorrisos e poses descontraídas. O ambiente é uma sala de aula comum, com cadeiras e mesas organizadas, e há um ar condicionado no canto superior direito. O teto possui luminárias retangulares, e na parte superior esquerda há um projetor suspenso. O chão é de madeira.
Visita ao clube Raízes da Terra, do Colégio Estadual Armim Matte, de Chopinzinho (Foto/Arquivo pessoal)
A foto mostra quatro pessoas posando para uma foto em um ambiente interno bem iluminado. Todos estão sorrindo e de pé lado a lado. A pessoa à esquerda tem cabelos cacheados loiros e está vestindo uma camiseta branca e saia preta com tênis branco. A segunda pessoa, da esquerda para a direita, tem cabelos lisos e usa uma camiseta verde escura e calça azul marinho, com sandálias. A terceira pessoa veste um conjunto cinza, com blusa e calça largas, e usa um relógio no pulso esquerdo. A pessoa à direita tem cabelos presos, veste um vestido azul escuro e sandálias claras. Ao fundo, há uma porta vermelha e uma janela, além de uma placa de saída de emergência verde acima da porta. O ambiente parece ser um espaço formal, com piso claro e paredes brancas.
Registro da visita ao clube Inspirar: Trilhando caminhos para a sustentabilidade, do Colégio Estadual do Campo Núcleo Santa Lúcia, no município de Coronel Vivida (Foto/Arquivo pessoal)
A foto mostra três pessoas sentadas em um banco de madeira suspenso por correntes, estilo balanço, sob uma estrutura de madeira. Acima delas, há uma placa que diz "Projeto Pomar na Escola Rumo à Sustentabilidade" com o período letivo 2023-2024. A pessoa à esquerda tem cabelos cacheados loiros, veste uma camiseta branca, saia preta e tênis branco. A pessoa no centro usa óculos, uma camiseta vermelha e calça preta, e está sorrindo. A pessoa à direita veste um conjunto cinza de blusa e calça e também está sorrindo. É um ambiente escolar, com paredes pintadas em verde, vermelho e branco, e o chão de cimento ou tijolos rústicos. Ao fundo, há uma entrada com uma porta aberta.
Registro da visita ao clube Meu Mundo Melhor, do Colégio Estadual do Campo Santa Inês, no município de Chopinzinho (Foto/Arquivo pessoal)
A foto mostra o grupo de pessoas reunidas em frente a uma estrutura de madeira com uma placa grande que contém os dizeres "CURSO DA VIDA" e "Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana - EEM". A maioria das pessoas está vestindo camisetas verdes com uma faixa preta contendo texto. Algumas pessoas estão em pé, enquanto outras estão agachadas ou sentadas à frente da placa. O ambiente parece ser uma área externa, com um prédio ao fundo pintado de verde e branco, e há vegetação ao redor. Todos estão posando para a foto, demonstrando expressões amigáveis.
Registro da visita ao clube Somos Fãs do Lavoisier, do Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana, no município de Chopinzinho (Foto/Arquivo pessoal)
A foto mostra um grupo de pessoas reunidas ao redor de uma mesa coberta com uma toalha decorada com temas natalinos. Sobre a mesa, há um bolo decorado com frutas e uma jarra de suco amarelo. Algumas pessoas estão sentadas, enquanto outras estão de pé atrás delas. Algumas vestem uniformes escolares com camisetas azuis com detalhes brancos, enquanto outras usam roupas casuais. O ambiente é um espaço fechado, com paredes brancas, azulejos e plantas penduradas e também no chão. As expressões variam entre sorrisos e neutralidade.
Registro da visita ao clube Arquitetos da Natureza, do Colégio Estadual Dom Carlos, no município de Palmas (Foto/Arquivo pessoal)
A foto mostra um grupo de pessoas posando para uma foto em um ambiente que parece ser uma sala de aula ou laboratório escolar. Algumas pessoas estão vestindo camisetas vermelhas com um pequeno logotipo, enquanto outras usam roupas casuais. No primeiro plano, há um painel circular com o nome "Raízes D'Água" e a inscrição "Col. Est. do Campo São Roque". O ambiente contém armários brancos, computadores e um terrário sobre uma mesa. No fundo, há uma bancada com tubulações e equipamentos, além de um manequim vestido com roupas típicas. Também é possível ver um modelo de avião branco fixado na parede, e janelas grandes permitem a entrada de luz natural. O grupo está sorrindo.
Registro da visita ao clube Raízes d’água, do Colégio Estadual do Campo São Roque, no município de Pato Branco (Foto/Arquivo pessoal)
A foto mostra três pessoas sorrindo para uma selfie tirada em um ambiente interno. O local parece ser uma sala de laboratório ou de ensino, com paredes verdes, prateleiras com frascos e materiais, além de bancadas e utensílios pendurados na parede. Há uma cortina azul cobrindo parcialmente as janelas, e luminárias no teto iluminam o ambiente. As pessoas na foto vestem roupas casuais e sociais, demonstrando expressões amigáveis e descontraídas.
Registro da visita ao clube ODS em Ação, do Colégio Estadual São João, no município de Pato Branco (Foto/Arquivo pessoal)
A foto mostra três pessoas sorrindo para uma selfie em um ambiente interno, possivelmente uma sala de aula ou escritório. No fundo, há armários metálicos, caixas plásticas e um recipiente grande sobre um dos móveis. O piso é de madeira e as cortinas estão fechadas, filtrando a luz que entra pela janela. As pessoas na foto demonstram expressões alegres e estão vestindo roupas casuais. Uma delas veste uma blusa listrada, outra usa uma camiseta vermelha com um símbolo circular, e a terceira usa uma blusa rosa.
Registro da visita ao clube Área XXIII, do Colégio Estadual João XXIII, no município de Clevelândia (Foto/Arquivo pessoal)


Durante as visitas, Sandra e Gricel tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com os alunos, professores responsáveis pelos projetos e a direção das escolas. O encontro possibilitou intercâmbio de ideias, além de serem apresentados os avanços das pesquisas desenvolvidas e os desafios enfrentados na execução dos projetos. 

Os projetos contemplados abordam temas transversais de diversas áreas do conhecimento, das ciências exatas até ciências humanas e biológicas, evidenciando a pluralidade do pensamento científico no estado do Paraná. As iniciativas apresentadas demonstraram o comprometimento dos estudantes e educadores com a construção de soluções para problemas cotidianos, bem como a ampliação do conhecimento acadêmico. 

O NAPI Paraná Faz Ciência se firma como uma ferramenta essencial na formação de jovens cientistas, estimulando a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico. O incentivo à pesquisa e à experimentação permite que os estudantes desenvolvam habilidades para o futuro acadêmico e profissional, além de fortalecer a cultura científica nas escolas. 

Com a conclusão da rodada de visitas, Sandra e Gricel ressaltaram a importância de continuar investindo em projetos educacionais que despertem o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. As expectativas são de que as escolas sigam ampliando suas iniciativas e buscando novos caminhos para o desenvolvimento da educação científica no estado. O compromisso com a educação de qualidade e com a ciência se reflete diretamente no crescimento intelectual e profissional dos estudantes, reforçando o papel fundamental da Rede na formação de futuros pesquisadores e cidadãos conscientes.