Equipe do NAPI Paraná Faz Ciência busca fortalecer a cooperação entre instituições e entender os interesses do público
A Rede de Museus de Ciências do Paraná segue em expansão, fortalecendo a cooperação entre diversas instituições do estado. Atualmente, a rede conta, formalmente, com o Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Parque da Ciência Newton Freire Maia, o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Além disso, a rede incorporou recentemente o Museu Paranaense de Ciências Forenses e a equipe do NAPI Paraná Faz Ciência avança nos diálogos para incluir o Museu de História Natural Capão da Imbuia, o Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste Alexandre Gustavo Dobruski.
De forma paralela, os museus integrantes realizam uma pesquisa de público para compreender melhor a percepção dos visitantes sobre as exposições e acervos. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a experiência oferecida e também fortalecer o papel educativo desses espaços.
A rede também se destaca pela colaboração entre os espaços, promovendo a troca de conhecimento e experiências. Segundo diretrizes da equipe do PRFC, existe a ideia de intensificar o intercâmbio de exposições temporárias, permitindo que as mostras de um museu circulem por diferentes instituições.
Com essas ações, a Rede de Museus de Ciências do Paraná reforça o compromisso com a popularização da ciência e a valorização do patrimônio cultural e científico do estado.