PROJETOS

Projetos do Napi

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

II WORKDHOP DO NAPI PARANÁ FAZ CIÊNCIA

Durante visita da equipe pedagógica da UEM ao clube dedicado à robótica, alunos apresentaram cinco projetos que unem robótica à sustentabilidade

Foto de um grupo grande de pessoas ao ar livre, estudantes e professores. Cerca de 20 jovens e alguns adultos posam juntos em frente a um prédio com parede branca e faixa azul. Eles estão sob árvores com muitas folhas verdes, que fazem sombra sobre o grupo.
Na frente, alguns estão agachados ou sentados na grama, enquanto os demais ficam em pé atrás. A maioria veste camisetas claras com detalhes escuros, nas cores do uniforme escolar. Todos estão próximos, alguns sorrindo, em um clima descontraído. No chão há folhas secas espalhadas, e a luz do sol ilumina bem a cena.
Alunos clubistas do clube Robótica, do Colégio Estadual Olavo Bilac, de Itambé, juntamente do professor coordenador Gilmar e agentes pedagógicos dos Clubes NAPI Paraná Faz Ciência (Foto/Arquivo Pessoal)

Na quarta-feira, 15 de abril, a equipe pedagógica da UEM que acompanha os Clubes de Ciências da região, visitou o Colégio Estadual Olavo Bilac, no município de Itambé, onde funciona o clube maker Codificando o Futuro. Os 22 participantes são todos do Ensino Médio, sob coordenação do professor de física Gilmar Horchulhak.

Com ênfase em robótica, as atividades do clube são majoritariamente ligadas à programação, projeção e construções mecânicas, áreas que incentivam os alunos a colocarem a mão na massa. No dia a dia escolar, os alunos perceberam que poderiam desenvolver melhorias para o ambiente escolar e aprender com elas. 

Atualmente, o clube trabalha com cinco projetos de temáticas diferentes, em grupos de até 5 alunos em cada tema, de modo que as temáticas se complementam. Os projetos são ligados por uma linha norteadora: a sustentabilidade. 

Programa de Irrigação Inteligente

O programa de Irrigação Inteligente teve início com alunos do antigo 3º ano, que se formaram em 2025, e agora está em andamento com estudantes do ano de 2026. A ideia é automatizar as operações técnicas da horta escolar, começando pela irrigação. Segundo o clubista João Rafael, os participantes do grupo já realizaram as instalações elétricas que precedem a instalação da futura máquina de irrigação. “Essa fiação que está colocada aqui na horta foi instalada por nós mesmos, conectando ao forro e à elétrica da escola. Subimos em escadas, martelamos e tal. Foi super legal”, disse o clubista. A parte da programação é feita no computador, momento em que os alunos codificam e conectam as placas que serão utilizadas para fazer o irrigador ser acionado no horário correto. 

Projeto Girassol: Maximização de Energia de Placas Solares

O projeto Girassol é composto por três estudantes: João Pedro, responsável pela programação, Rafaela, responsável pelo design gráfico e o Luciano que está responsável pela arquitetura e montagem da máquina. Segundo Luciano, o objetivo do projeto é maximizar a produção de energia das placas solares da escola. “Quando a placa está fixa em um lugar, em determinado momento do dia o sol deixa de alcançá-la, o que diminui a captura de luz e, consequentemente, de energia”, explica o estudante. “Dessa forma, o objetivo do projeto é fazer uma placa móvel, que gire como um girassol, até mesmo no design, porque a ideia é que ele siga a mesma lógica da flor”, completou.

Projeto Lixeira Inteligente

Lixeira Inteligente é um projeto composto por Carlos, Gabriele e Marcos. Os três estão planejando criar uma lixeira automática, ideia que surgiu ao perceber a necessidade de organizar a separação dos lixos da escola. Ano passado, os estudantes começaram o protótipo gráfico do item e neste ano estão colocando em prática as primeiras miniaturas. “Fizemos a montagem de uma miniatura de lixeira feita em papelão para testar a codificação do circuito que estamos há um tempo trabalhando e, graças ao nosso empenho, deu certo. Agora estamos começando a segunda parte do projeto: montando a tampa da lixeira em formato redondo”, contou o clubista Carlos. A ideia é que ela abra automaticamente, por meio do sensor de movimento, e abra somente um compartimento do lixo de cada vez, com o objetivo de separar mesmo os resíduos, como detalhou o aluno.

Grupo Compostagem

O aluno Miguel faz parte do grupo de Compostagem do clube. Ele explicou que fizeram as composteiras com baldes e que a finalidade do produto dessa compostagem, o chorume, será adubar a futura horta no espaço escolar. O estudante disse também que o grupo faz dois tipos de compostagem: uma com a composteira produzida por eles e outra diretamente no solo, e esse grupo é responsável por fazer a manutenção semanal delas.

Mais novo projeto: Óculos sensores para pessoas com deficiência visual

O estudante Marcos Vinícius, entre desenhos manuais e desenhos digitais, explicou que o novo grupo está empenhado em realizar um óculos para pessoas com deficiência visual. Como os outros grupos já possuíam uma quantidade grande de alunos, o professor Gilmar sugeriu que os novos membros pudessem focar em um projeto diferente. “Os óculos terão sensores nas extremidades que apitam quando algo se aproxima, em determinada distância da pessoa,” disse Marcos.

Visita da equipe pedagógica da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência da UEM ao clube maker Codificando o Futuro, no Colégio Estadual Olavo Bilac, em Itambé (Foto/Arquivo Pessoal)

Ao final da visita, a equipe pedagógica da UEM parabenizou os estudantes pelas atividades realizadas, junto do professor coordenador Gilmar Horchulhak, e incentivou a participação do clube na FECCI 2026. Os clubistas reagiram com satisfação ao falarem sobre os trabalhos já realizados e demonstraram bastante interesse em expor seus trabalhos na Feira deste ano.

Para mais ações dos Clubes de Ciências da Rede Paraná Faz Ciência siga o perfil no Instagram @clubesparanafazciencia e o site com notícias do Paraná Faz Ciência.

Projeto investiga sobras do almoço para entender hábitos e propor mudanças no consumo da comunidade escolar

Esta imagem mostra um grupo de estudantes e alguns adultos dentro de uma sala de aula. Eles estão reunidos para uma foto, organizados em duas fileiras: alguns em pé atrás e outros sentados ou apoiados nas mesas à frente. A maioria usa camisetas azul-escuras com um logotipo, sugerindo uniforme escolar. Ao fundo, há uma parede branca com um quadro decorativo que mostra uma pilha de livros coloridos. À direita, aparece um armário azul e algumas caixas empilhadas. As mesas estão à frente do grupo, com mochilas e materiais escolares sobre elas.
Registro da visita da equipe NAPI PRFC UEL ao clube San Rafa Makers, em Ibiporã (Foto/Isabella Abrão)

Em sua essência, um clube de ciências é formado por alunos protagonistas, curiosos e engajados. Na Rede de Clubes Maker, do NAPI-Paraná Faz Ciência, soma-se esse perfil com atividades que incentivam ideias e buscam solucionar questões de forma ativa. Foi assim que o clube San Rafa Makers percebeu o desperdício de alimentos na escola e passou a buscar formas de resolver o problema.

O projeto é do Colégio Estadual Jardim San Rafael, de Ibiporã. A equipe notou que havia um padrão: muitos deixavam comida no prato na hora do almoço. Para averiguar, os clubistas coletaram as sobras e traçaram um objetivo. “Registrar e quantificar o desperdício de alimentos durante o almoço em nosso colégio integral. Em seguida, propor ações para mitigar esse desperdício”, explica a professora coordenadora, Edinara Santos.

Esta imagem mostra um close de recipientes usados para restos orgânicos. À direita, há um balde rosado com cascas de frutas, especialmente limões cortados. À esquerda, aparecem baldes pretos contendo restos de alimentos, como arroz ou outros resíduos orgânicos. A imagem sugere um processo de reaproveitamento ou separação de resíduos.
Coleta de sobras de alimento do almoço escolar (Foto/Arquivo Pessoal)

No último ano, os estudantes dividiram o que foi coletado em baldes, separando o resto de comida da casca de frutas. Montaram, também, um questionário sobre hábitos alimentares, para entender melhor o que estava sendo consumido pela comunidade escolar. Além disso, realizaram propostas de destino sustentável, visando a criação de uma composteira para adubo, produto que poderá ser utilizado na horta do colégio.

Os resultados foram apresentados na 1ª Mostra de Clubes de Ciências, em Guarapuava, e na 1ª Feira de Cultura Científica (FECCI), em Curitiba. O clube ainda foi escolhido para representar o Paraná no Encontro Nacional do Mais Ciência na Escola, em Brasília. “Foi muito gratificante e enriquecedor compartilhar o nosso trabalho e trocar experiências com outros clubes pelo país”, conta Edinara. “Fiquei particularmente impressionada com a grandiosidade do Mais Ciência na Escola.”

Esta imagem mostra um grupo grande de jovens e adultos posando para uma foto em um evento. Eles usam camisetas verde-claras com crachás, indicando participação oficial. Ao fundo, há um grande painel com o texto “ENCONTRO NACIONAL + CIÊNCIA NA ESCOLA”. O grupo está organizado em duas fileiras (em pé e agachados), sorrindo para a foto. O ambiente é um espaço de evento, com iluminação profissional e estrutura de palco.
Equipe da Rede de Clubes Maker no Encontro Nacional Mais Ciência na Escola (Foto/Arquivo Pessoal)

O clube San Rafa Makers é articulado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). De acordo com Edinara, o foco agora é aprofundar mais a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). “Neste ano, trabalharemos em conjunto com o itinerário formativo de matemática (física, programação e robótica) no desenvolvimento de uma ‘bengala inteligente’ para deficientes visuais”, revela a docente.

Siga o perfil no Instagram do clube, o @sanrafamakers. E as atividades dos Clubes de Ciências, pelo Instagram da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência @clubesparanafazciencia e pelo site Paraná Faz Ciência.

Apresentação reuniu estudantes, professores e conselheiros em torno das práticas desenvolvidas nos clubes de ciência

Imagem de uma apresentação em uma sala de reunião institucional. No centro, quatro estudantes adolescentes estão em pé, lado a lado, vestindo camisetas de equipe e calças esportivas, apresentando um projeto. Um deles segura um objeto e outro segura um boneco de pelúcia. Ao redor, em mesas dispostas em formato de “U”, estão diversos adultos sentados, acompanhando a apresentação. Sobre as mesas há microfones, copos de água, laptops e documentos. Ao fundo, um telão exibe um slide com o título “Clube de Ciências” e informações sobre um projeto relacionado à robótica e método científico. O ambiente é amplo, com iluminação interna, cadeiras de escritório e clima formal. A cena mostra um momento de apresentação e avaliação de projetos científicos desenvolvidos por estudantes.
Clubistas do Colégio Estadual do Paraná apresentam projetos durante reunião do Conselho Estadual de Educação (Foto/Arquivo do clube)

O Clube de Ciência e o Clube de Ciência Maker do Colégio Estadual do Paraná (CEP) participaram de uma reunião ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná, realizada no dia 20 de março. Na ocasião, estudantes, professores e equipe gestora foram recebidos pelos conselheiros para apresentar as atividades dos clubes e compartilhar experiências construídas no ambiente escolar.

Os clubistas assumiram papel central ao apresentar projetos que articulam investigação científica, tecnologia e resolução de problemas. Entre as iniciativas destacadas estão o desenvolvimento de soluções sustentáveis, como um tijolo produzido a partir da casca de pinhão e propostas voltadas à acessibilidade, como um protótipo robótico para auxiliar na tradução em Libras.

Imagem de um grupo grande de pessoas em um ambiente institucional, posando para foto. Ao centro e ao fundo estão adolescentes e jovens, acompanhados por alguns adultos, formando várias fileiras. A maioria sorri e olha em direção à câmera. Na parte da frente, algumas pessoas estão agachadas ou sentadas no chão, próximas a projetos expostos, incluindo pequenos robôs, maquetes e protótipos tecnológicos. Alguns participantes seguram objetos, como um urso de pelúcia, placas e um banner. Há diversidade de idades, com estudantes e profissionais juntos. Muitos vestem camisetas de projetos ou equipes, algumas com cores escuras e detalhes em amarelo e verde. O espaço possui mesas laterais, cadeiras de escritório e iluminação interna, caracterizando uma sala de reunião ou auditório. A cena transmite um momento coletivo de apresentação e celebração de projetos educacionais e científicos.
Clubistas, coordenadores e equipe participaram do encontro e apresentaram projetos desenvolvidos nos clubes de ciência (Foto/Arquivo do clube)

O professor Tony Marcio Groch destacou o caráter investigativo e aplicado das atividades. Segundo ele, os projetos estão articulados a desafios reais e a competições científicas. “Os clubes trabalham com investigação científica dentro de competições como o Torneio Brasil de Robótica e a First Lego League, em que os estudantes desenvolvem soluções a partir de temas propostos, envolvendo tecnologia e resolução de problemas”, conta.

Imagem de uma mesa de reunião institucional. Três pessoas estão sentadas lado a lado, atrás de uma mesa com microfones e copos de água. Ao fundo, há uma parede branca com o logotipo e o nome “Conselho Estadual de Educação do Paraná” em destaque, nas cores azul e verde. À esquerda, um homem de barba, com camisa social vermelha, olha em direção ao centro. No meio, uma mulher de cabelo curto, vestindo blusa vermelha, também está voltada para a direita, com expressão atenta. À direita, um homem de barba e óculos, usando camiseta preta e vermelha com detalhes, fala ao microfone, gesticulando com a mão. O ambiente é formal, com cadeiras de escritório e uma janela com persianas ao fundo.
Coordenador Tony apresentou aos conselheiros o papel dos clubes na formação dos adolescentes (Foto/Arquivo do clube)

A participação no Conselho apresentou os resultados dos projetos ao mesmo tempo em que expôs as práticas que sustentam essas iniciativas nos clubes. Os participantes destacaram que essas experiências contribuem para a formação acadêmica e pessoal, ampliando habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação.

Para a professora e integrante do NAPI Paraná Faz Ciência Edinalva Oliveira, o momento também representa reconhecimento e pertencimento dentro de uma rede mais ampla de incentivo à ciência. “Foi uma grata satisfação participar desse momento no Conselho. Os estudantes foram protagonistas e, para nós do NAPI Paraná Faz Ciência, isso nos orgulha, pois mostra o quanto os clubes têm feito diferença no cenário paranaense.”

Imagem de uma reunião em ambiente institucional. Em primeiro plano, uma mulher de cabelos cacheados e escuros, usando óculos e uma blusa estampada com flores, fala ao microfone com as mãos apoiadas sobre a mesa. À sua frente, há uma caixa de papelão pequena, uma xícara de café, um pires e um copo de água. À esquerda, um homem idoso, de cabeça calva e usando óculos, camisa clara e suspensórios, está sentado e escreve em um caderno. O ambiente possui uma mesa de madeira, cadeiras de escritório e, ao fundo, uma parede de vidro com janelas que deixam entrar luz natural, mostrando o céu azul do lado de fora. Um microfone aparece em destaque no canto inferior da imagem, indicando que a fala está sendo registrada.
Representando o NPFC, a pesquisadora Edinalva destacou o impacto dos clubes da Rede no estado (Foto/Arquivo do clube)

Os conselheiros ressaltaram a qualidade das apresentações e a desenvoltura dos estudantes, reconhecendo o papel do Colégio Estadual do Paraná na promoção de uma educação pública comprometida com a formação integral. Destacaram ainda a importância do trabalho dos professores e da gestão escolar, que possibilitam a realização de projetos e a participação em atividades de alcance municipal, estadual e até internacional.

“Os clubes de ciência aproximam os alunos da ciência e despertam o interesse e o envolvimento. É possível perceber o entusiasmo dos estudantes e o papel fundamental dos professores e coordenadores para manter essas iniciativas vivas nas escolas”, destacou a conselheira Fátima Padoan, gerente de pesquisa da Fundação Araucária, durante a comemoração dos 180 anos do Colégio Estadual do Paraná, realizada no Teatro Guaíra.

Com foco em botânica e astronomia indígena, estudantes do Turvo levam seus saberes até a capital federal

Quatro homens jovens estão lado a lado, posando para uma foto em um espaço moderno com plantas ao redor. Eles usam camisetas claras iguais, com crachás pendurados no pescoço, indicando participação em um evento. Dois deles estão com mochilas. O homem à direita estende o braço, como se estivesse tirando uma selfie ou convidando alguém para a foto. Ao fundo, há um ambiente com cobertura, paredes de vidro e bastante vegetação, sugerindo um local de evento ou instituição.
Alunos e o professor do clube Luan Felipe de Lima no Encontro Nacional Mais Ciência na Escola, em Brasília (Foto/Arquivo Pessoal)

Entre os dias 24 e 26 de março, foi realizado em Brasília o Encontro Nacional Mais Ciência na Escola, que reuniu quatro clubes da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência Maker, além de pesquisadores, educadores e autoridades de todo o Brasil. Um dos quatro clubes makers selecionados foi o Pỹn fĪfĪ, que em português significa cobra-coral, do Colégio Indígena Cacique Otávio dos Santos, localizado na Terra Indígena Marrecas, no município de Turvo.

Articulado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o clube levou à capital federal dois de seus clubistas, Adair Kãvigmc Luiz e Wesley Krynhkryj Mathias, o professor responsável pelo clube de ciências do colégio, Luan Felipe de Lima, e o professor Claudinei Pranch, representante da liderança indígena. O clube indígena tem como suas principais linhas de pesquisa os ciclos reprodutivos da Araucaria angustifolia, plantas medicinais tradicionais e astronomia Kaingang.

A seleção para o encontro nacional se deu por meio de um vídeo gravado pelos estudantes, detalhando a organização, os aprendizados e os desafios do grupo em um clube de ciências Maker. Entre os destaques do vídeo, foi apresentado o estudo sobre os ciclos da Araucaria angustifolia, que investiga a relação entre a exploração humana e o desenvolvimento dos estróbilos (pinhões), em uma espécie de árvore que é vital para a economia e cultura local. 

Outra linha de pesquisa apresentada pelo clube foi a análise sobre plantas medicinais, sugerida pela aluna Elizângela (Kamurã), de modo a preservar o conhecimento tradicional Kaingang sobre essas plantas e seus usos pelo grupo, garantindo que sua cultura siga viva e adaptável. Recentemente, por iniciativa da aluna Jennifer Mendes, o grupo também passou a registrar a astronomia Kaingang, resgatando saberes ancestrais sobre os ciclos das estações do ano e fenômenos celestes observados a partir da Terra Indígena de Marrecas.

De acordo com o professor Luan Felipe, o diferencial para a escolha do grupo foi a identidade e a maturidade do projeto. “Acredito que o que mais pesou foi o fato de sermos um colégio indígena com um clube funcional e diversas linhas de pesquisa que já haviam sido apresentadas em outros eventos. Isso casava perfeitamente com a proposta do encontro em Brasília”, destacou o responsável pelo projeto no colégio.

Os quatro clubes Makers da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência Maker que participaram do primeiro Encontro Nacional Mais Ciência na Escola, em Brasília (Foto/Arquivo pessoal)

Durante a programação em Brasília, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Pỹn fĪfĪ participou de diversas atividades que incluíram a transmissão de vídeos institucionais e uma mesa temática sobre políticas públicas de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento também promoveu debates entre alunos, professores e coordenadores sobre os desafios da ciência na escola, em encontros com grupos simultâneos. Entre as autoridades presentes, estavam o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, e a Diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério, Juana Nunes.

Para o professor Luan Felipe, o encontro em Brasília serviu principalmente para ouvir os desafios e os acertos de cada estado na prática. Ele destaca que o evento não foi uma feira de ciências comum, mas um espaço para discutir como os projetos estão funcionando de verdade nas escolas. “O que mais chamou atenção foram relatos de colegas de outros estados com dificuldades de tempo para o bom funcionamento do projeto. Há lugares onde se mudou o conceito de aula eletiva, transformando-as em reforço de Português e Matemática e querendo deixar o clube de ciências apenas para o contraturno”, alertou o professor.

Luan também pontuou as barreiras físicas que muitos educadores enfrentam pelo Brasil. “Existem lugares onde o aumento da carga horária não veio acompanhado de investimentos nas escolas, o que torna impossível dar continuidade real ao programa. Pode ser que, quando algumas escolas finalmente tiverem espaço para montar um laboratório, os equipamentos já estejam estragados pelo tempo, dificultando o trabalho”, concluiu.

Os alunos dos clubes makers ganharam jalecos como um incentivo para continuarem no mundo da ciência (Foto/Arquivo Pessoal)

Para os clubistas Adair e Wesley, que representaram o Turvo no Distrito Federal, a experiência foi transformadora. Além de conhecerem a capital do país, o ponto alto da viagem foi a visita ao Laboratório Maker do SESI, onde puderam ter contato com tecnologias de ponta. “O que mais nos marcou foi ver como funciona um laboratório de inovação. Vimos, por exemplo, como se faz uma animação profissional, usando um software com uma câmera que permitia ver a ‘sombra’ da imagem anterior para criar o movimento quadro a quadro”, relatou Adair, fascinado com as possibilidades da técnica de animação.

O professor Luan Felipe acredita que a viagem trouxe benefícios imensuráveis tanto para os alunos, quanto para o futuro do Pỹn fĪfĪ. Ele destaca que, embora apenas cerca de 2% dos clubes de ciências nacionais sejam dedicados a escolas indígenas, a troca de experiências em Brasília foi fundamental. “Certamente a experiência foi extremamente positiva. É ótimo ver a troca de perspectivas, conhecer outras realidades e compartilhar dificuldades e sucessos. Meus alunos são bem tímidos e não possuem o português como primeira língua, então essas interações são ótimas para desenvolver a socialização e a valorização do que possuem de diferente”, avaliou o professor.

Acompanhe mais atividades dos Clubes de Ciências pelo Instagram da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência @clubesparanafazciencia e pelo site Paraná Faz Ciência.

Equipe apresentou projetos dos clubes makers e compartilhou experiências com outras regiões no evento de Brasília

A imagem mostra um auditório lotado durante o Encontro Nacional + Ciência na Escola. As pessoas estão sentadas assistindo a uma apresentação no palco. No palco, há um telão grande com o nome do evento e várias autoridades sentadas, enquanto uma pessoa fala ao púlpito. O ambiente é amplo, bem iluminado e organizado, com foco na programação oficial do evento. A imagem representa um momento formal, provavelmente a abertura ou uma palestra importante.
O Encontro Nacional contou com representantes do Brasil inteiro (Foto/Isabella Abrão)

O futuro da ciência começa na sala de aula. Isso ficou mais do que provado no 1º Encontro Nacional do programa Mais Ciência na Escola, realizado em Brasília, entre os dias 23 e 26 de março. A Rede de Clubes Maker do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Paraná Faz Ciência (PRFC) também esteve presente no evento e reforçou o papel da cultura maker na formação de estudantes protagonistas.

Com laboratórios e atividades voltadas para o “mão na massa”, o Mais Ciência na Escola incentiva ideias, soluções e aprendizados de forma ativa. Por meio disso, promove o letramento digital, a experimentação científica e a inovação na Educação Básica. Tudo para trazer ciência e tecnologia na prática, focando na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

O Encontro Nacional teve como objetivo debater sobre a popularização da ciência e os resultados dos laboratórios makers no Brasil. A programação contou com palestras, mesas temáticas, vídeos institucionais e atividades em grupos, proporcionando a integração entre professores, alunos, coordenadores e pesquisadores. Foi um momento muito importante para a troca de experiências entre todos os projetos do país.

Autoridades e representantes governamentais também compartilharam com o público o cenário brasileiro. A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, destacou a necessidade de práticas pedagógicas democratizadas, que tenham essa pegada mais prática. “Estamos falando de inovação concreta na Educação Básica brasileira. Um programa que aproxima a ciência da realidade dos estudantes, que valoriza o aprender fazendo, a experimentação, a curiosidade e a criatividade”, enfatiza.

Nesta imagem, vemos um momento formal do Encontro Nacional + Ciência na Escola acontecendo em um auditório. No centro, uma mulher está no púlpito, segurando um microfone e fazendo um gesto com a mão, como se estivesse explicando ou destacando um ponto importante. Ao fundo, há um grande telão com o nome do evento “+ Ciência na Escola” e logotipos de instituições como ministérios e órgãos de ciência e tecnologia. À esquerda do palco, outras pessoas estão sentadas em cadeiras, acompanhando a fala. Na frente, aparece parte do público, que assiste atentamente à apresentação.
Ministra Luciana Santos em palestra no Encontro Nacional (Foto/Isabella Abrão)

Em entrevista para o NAPI PRFC, a Diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, colocou em pauta a importância de fazer política pública com escuta. “A gente quer saber a experiência real de quem vive o programa no chão da escola e esse encontro é para isso. A gente está muito feliz em receber mais de 1600 pessoas aqui […] todo mundo junto, para fortalecer essa experiência tão rica que é criar clube de ciência, montar um laboratório e, principalmente, proporcionar aos estudantes da escola pública brasileira uma educação científica de qualidade”, defende.

Também procurado pela equipe, o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, ressaltou que a primeira grande parceria do Programa Nacional de Popularização da Ciência (POP Ciência) foi com o Paraná. “Nós queremos cada vez incentivar mais a produção científica e a educação científica a partir do Ensino Fundamental, do Ensino Médio […] porque é fomentando a ciência que você cria as condições para produzir tudo aquilo que nós precisamos para o Brasil”, encoraja.

A imagem mostra um grupo grande de estudantes e alguns adultos reunidos para uma foto em um espaço interno. Quase todos usam camisetas verdes do projeto Ciência na Escola e crachás de identificação, indicando participação em um evento. Muitos estão sorrindo e alguns seguram sacolas, provavelmente brindes do encontro. Ao fundo, há uma estrutura com escadas e um painel iluminado com logotipos institucionais. A imagem transmite união, participação e orgulho da equipe. Há ainda a presença de duas autoridades no meio da foto: Juana Nunes e Inácio Arruda.
Equipe NAPI PRFC Maker na companhia do Secretário Inácio Arruda e da Diretora Juana Nunes (Foto/Isabella Abrão)

Rede de Clubes Maker

Quatro clubes paranaenses ficaram responsáveis por representar o estado e a vertente maker do NAPI – Paraná Faz Ciência no evento. Alunos e professores mostraram um pouco do trabalho desenvolvido no projeto, que tem transformado o pensamento crítico dos estudantes, despertado a curiosidade para o mundo da ciência e contribuído com a produção de conhecimento no Brasil.

As equipes participantes são do Colégio Estadual do Campo Professora Margarida Franklin Gonçalves (clube Margarida Consciente), em Ibaiti; Colégio Estadual do Campo Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira (clube Circuito Criativo), de Apucarana; Colégio Estadual Indígena Cacique Otavio dos Santos (clube Pỹn fīfī), na Terra Indígena Marrecas, em Turvo; e Colégio Estadual do Jardim San Rafael (clube San Rafa Makers), em Ibiporã.

Inclusive, uma das alunas do clube Circuito Criativo foi escolhida para apresentar a síntese de uma discussão em grupo, durante o encerramento do evento. A atividade separou professores, estudantes e coordenadores estaduais no dia anterior ao relato, estimulando o diálogo entre pessoas de diferentes regiões.

A imagem mostra um palco de evento, em um espaço grande e fechado, com iluminação voltada para a apresentação. No centro, uma jovem está em pé atrás de um púlpito transparente, segurando um microfone e lendo algo, possivelmente um discurso ou apresentação. Ela veste roupas claras e parece concentrada no que está dizendo. À esquerda do palco, há um grupo de cerca de oito pessoas, jovens e adultos, alinhados lado a lado, todos usando crachás pendurados no pescoço, sugerindo que participam do evento como equipe, palestrantes ou competidores.
Paula Fernanda (15 anos) apresentando o debate realizado (Foto/Isabella Abrão)

Segundo a professora Edinara Santos, coordenadora do clube San Rafa Makers, o que mais a impactou no evento foi conhecer a amplitude que o Mais Ciência na Escola tem alcançado. “Nós ficamos realmente impressionados com a grandiosidade e o quanto desse projeto atinge escolas do Brasil inteiro. Ficamos muito orgulhosos de fazer parte disso”, conta.

Para alguns alunos, o Encontro Nacional foi também o primeiro evento científico. É o caso de Victor Souza (12 anos), do clube Margarida Consciente, que já está manifestando interesse na próxima viagem. “A gente veio aqui no evento de Brasília e eu quero ter mais oportunidades também de ir em outros eventos”, revela. “Eu estou gostando muito do Mais Ciência na Escola aqui e, graças ao clube Maker, eu estou podendo participar.”

Os estudantes do clube Pỹn fīfī também demonstraram entusiasmo com a experiência. Para os alunos, conhecer a cidade está sendo uma vivência diferenciada e, sem dúvidas, divertida. “Estou achando legal representar o Paraná. Me perdi um pouco lá no shopping”, brincou Wesley Mathias (15 anos).

Equipe do NAPI PRFC Maker (Foto/Isabella Abrão)

O 1º Encontro Nacional “Mais Ciência na Escola” estava previsto na Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT Conecta e Capacita nº 13/2024 – Mais Ciência na Escola. O Paraná Faz Ciência Maker faz parte do programa, tendo sido selecionado pelo edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Além disso, a iniciativa dos clubes Makers integra as ações do NAPI – Paraná Faz Ciência, que é apoiado pela Fundação Araucária.

O evento irá reunir educadores e estudantes para debater cultura científica e os resultados dos laboratórios makers

A imagem apresenta um design gráfico com temática científica e tecnológica. O fundo é claro, com elementos sutis que lembram circuitos eletrônicos, formados por linhas e conexões em tons de cinza. No centro da imagem está o título em destaque, com letras grandes e em negrito: “+ CIÊNCIA NA ESCOLA”. A combinação dos elementos visuais — circuitos, cores vibrantes e tipografia forte — transmite a ideia de integração entre educação, ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar.
O Encontro Nacional terá duração de três dias (Arte/Mais Ciência na Escola)

Quatro clubes do NAPI – Paraná Faz Ciência Maker estarão presentes no Encontro Nacional Mais Ciência na Escola 2026. A equipe, que faz parte da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, irá representar o estado, evidenciando a importância do investimento em ações que aproximam os alunos da Educação Básica de práticas investigativas e da cultura maker. O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília-DF. 

De acordo com a professora Mariana Andrade, coordenadora estadual do NAPI PRFC Maker, as atividades desenvolvidas pelos clubes de ciência já são referência no país. “Em especial, a Rede de Clubes Maker desempenha um papel fundamental na consolidação de clubes em diferentes contextos, incluindo escolas indígenas, do campo, quilombolas e urbanas situadas em regiões de maior vulnerabilidade social”, destaca.

Pensando nessa representatividade, os clubes convidados para o evento pertencem ao Colégio Estadual Indígena Cacique Otavio dos Santos (clube Pỹn fīfī), na Terra Indígena Marrecas, em Turvo; C.E. do Campo Professora Margarida Franklin Gonçalves (clube Margarida Consciente), em Ibaiti; C.E. do Campo Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira (clube Circuito Criativo), em Apucarana; e C.E. do Jardim San Rafael (clube San Rafa Makers), em Ibiporã.

Participarão os quatro professores coordenadores e oito dos estudantes clubistas. Segundo Mariana, também foi produzido um vídeo de cinco minutos, que reúne pesquisas e criações dos demais clubes makers da Rede. Trata-se de uma oportunidade para dar visibilidade ao trabalho, promover a troca de experiência com pessoas de outros estados e, claro, ter um momento de imersão cultural. 

O projeto do Paraná Faz Ciência Maker é parte do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – NAPI Paraná Faz Ciência, que conta com financiamento da Fundação Araucária. A iniciativa foi selecionada na Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT Conecta e Capacita nº 13/2024 – Mais Ciência na Escola. O Encontro Nacional estava previsto e busca estabelecer diálogo com representantes governamentais, além de aprofundar o conhecimento sobre o papel de instituições como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).