O evento científico que será em Foz do Iguaçu vai ter a participação de projetos de quatro clubes de ciências ligados à UENP
A participação em eventos científicos é uma parte muito importante da divulgação da ciência. No Paraná, há vários eventos com esse intuito, e a FIciências chamou a atenção dos clubes de ciência de todo o estado, incluindo os vinculados à UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná, que conseguiram emplacar oito projetos em quatro clubes diferentes.
Promovida pela Itaipu Parque Tecnológico, a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias – FIciências é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, visando contribuir para o avanço das ciências. O evento será em Foz do Iguaçu, entre os dias 21 e 25 de outubro de 2025. Confira em mais detalhes os temas dos projetos:
Clube de Ciências CEAD Recicla
Com o título “CEAD Recicla – Ação Sustentável: Pilhas e Lixo Eletrônico”, o trabalho teve como objetivo investigar e promover a reciclagem de pilhas e materiais eletrônicos no ambiente escolar e na comunidade local. Para isso, as atividades do projeto buscaram investigar os hábitos de consumo e o descarte desses resíduos, a fim de propor soluções de conscientização.
Duas frentes receberam destaque para a concretização da proposta: ações de educação ambiental e instalação de pontos de coleta na escola. Como resultados, os autores identificaram o aumento do descarte correto de resíduos eletrônicos e uma maior conscientização na comunidade escolar.
Os autores do projeto foram Guilherme Cardoso Aranda (9º ano) e Yasmin Daniel Ribeiro (8º ano), sob a coordenação dos professores Matheus Vigiliato de Morais e Erika de Oliveira Serial Gelinsk. O Clube de Ciências CEAD Recicla faz parte do Colégio Estadual Aldo Dallago, localizado em Ibaiti e ligado ao Núcleo Regional de Educação – NRE – da cidade (Ibaiti).
Marie Curie Club
Foram submetidos dois trabalhos pelo clube, com os seguintes títulos: “Produção de Papel a Partir de Fezes Bovinas” e “Produção de Cosméticos Fitoterápicos a Partir de uma Horta Escolar”. O Marie Curie Club tem como coordenadora a professora Camila de Paiva e faz parte do Colégio Estadual Rui Barbosa, localizado em Arapoti, ligado ao NRE de Wenceslau Braz.
No trabalho “Produção de Papel a Partir de Fezes Bovinas”, o famoso esterco é entendido como matéria-prima para a produção de um papel sustentável, que minimiza o desmatamento e reaproveita resíduos orgânicos com pouco uso. Ao longo da pesquisa, as autoras descrevem os processos necessários para a produção. As autoras foram Giovana Maria Gonçalves, Pietra Pietroski Correia e Vitória Caroline Santos Moura, todas do 2º ano do Ensino Médio, além da professora coordenadora.
Já o trabalho “Produção de Cosméticos Fitoterápicos a partir de uma Horta Escolar” aborda o desenvolvimento de sabonetes fitoterápicos naturais. As autoras produziram extratos vegetais glicerinados a partir de plantas cultivadas na horta da escola, como capim-limão e alecrim, e deles, elaboraram os sabonetes. Realizaram também testes de qualidade nesses produtos. As autoras foram a professora coordenadora, Gabriele Dacal Almeida, Melissa Santos Faria e Nathalia Souto Andrade, todas alunas do 2º ano do Ensino Médio.
Clube Agrociência
Intitulado “Ciência em Chamas: O Biogás a Partir de Resíduos Avícolas como Ferramenta de Transformação Social e Ambiental”, o projeto é de autoria de Maria Eloiza Malta Muchagata, Ketlen Thais da Silva e Lorrainy Leandra da Silva Oliveira, todas do 1º ano do Ensino Médio e participantes do Clube Agrociência. A professora coordenadora Vagna Aparecida da Silva Munhão foi responsável pela orientação do trabalho.
A proposta do projeto submetido consiste na construção de um biodigestor utilizando materiais recicláveis para a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos da criação de aves, como esterco de galinha, penas e materiais usados na manutenção da higiene da granja, como a serragem. O clube está localizado em Barra do Jacaré, no Colégio Estadual Maria Francisca de Souza e pertence ao NRE de Jacarezinho.
Clube de Ciências Inovar
Orientado pela professora coordenadora Karoline de Azevedo Ferreira Rodrigues, o Clube de Ciências Inovar submeteu quatro trabalhos para a FIciências:
- “Bullying na Escola: Uma História em Quadrinhos”, cujo objetivo foi criar uma narrativa nesse formato sobre situações cotidianas de bullying na escola, buscando promover a conscientização sobre o problema. Os autores foram Augusthus de Santana Farias e Kauan Victor da Silva, ambos estudantes do 8º ano, sob a orientação da professora Silvia Renata Zanon.
- “Higiene e Educação”, trabalho que propõe implementar ações educativas voltadas à higiene pessoal em escolas públicas e privadas, visando incentivar melhores hábitos de higiene entre os estudantes. As autoras foram Emylly dos Santos Messias e Maria Clara Lopes Barroso, alunas do 2º ano do ensino médio, com orientação de Karoline de Azevedo Ferreira Rodrigues e coorientação de Silvia Renata Zanon.
- “Do Lixo ao Luxo Verde: Compostagem Educando para a Sustentabilidade”, que tem como proposta a implementação da compostagem em uma escola de período integral, com o objetivo de reduzir o desperdício e reaproveitar a matéria orgânica da merenda escolar. A autora do trabalho foi a estudante do 9º ano Mirella Vitória Ribeiro, sob a orientação da professora coordenadora do clube, Karoline.
- “Bioprotect: O Uso do Amido de Milho para o Desenvolvimento de um Bioplástico Sustentável”, cujo objetivo é a criação de um bioplástico a partir do amido de milho proveniente do beneficiamento do grão em uma cooperativa, material que seria descartado. Os autores do trabalho foram Kauan Vinicius Jurado Azevedo (2º ano), Laritiely Ribeiro da Silva (3º ano) e Mariana da Silva Romão (2º ano), sob a coordenação da professora Karoline.
O clube faz parte do Colégio Estadual Barbosa Ferraz, localizado em Andirá, pertencente ao NRE Jacarezinho.
A importância de eventos científicos
Os eventos científicos, independentemente do nível acadêmico, tem o poder de unir ótimas ideias. Sobretudo, possibilita unir as mãos de quem irá executá-las. A participação da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência é peça fundamental para o fortalecimento da cultura científica, atraindo cada vez mais jovens para esse mundo. Apoie a ciência você também!