Reunindo escolas da região de Paranavaí, a iniciativa promoveu a alfabetização científica e incentivou o diálogo entre ciência e sociedade
A Unespar promoveu no último dia 4 de setembro, a 1ª Feira de Ciências, em Paranavaí. O evento, aberto ao público, teve como objetivo estimular a alfabetização científica da comunidade e aprofundar a compreensão sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
Durante a feira, os visitantes puderam conhecer projetos e apresentações que abordam temas como alfabetização científica, impactos da ciência e tecnologia na vida cotidiana, interações entre ciência e sociedade, todos realizados por alunos e clubistas de Paranavaí e região.
A iniciativa buscou incentivar a curiosidade científica, promovendo o contato direto entre pesquisadores, estudantes e a comunidade. Cerca de 25 trabalhos foram apresentados e envolveram clubes de ciências da Unespar e projetos de pesquisa e extensão do IFPR (Instituto Federal do Paraná) campus Paranavaí.
Os temas dos trabalhos envolviam as mais diferentes temáticas. Entre os relativos aos clubes de ciências, alunos e professores apresentaram suas pesquisas ligadas à agrofloresta na escola, aos agrotóxicos como vilões das famílias de sericicultores, à caracterização física do córrego Heliodoro e à extração de óleos essenciais e aromaterapia.
A feira contou com a divulgação de pesquisas de PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), como a importância das serpentes, curiosidades sobre sistema digestivo, gravidade e campo magnético e por fim, o terrário, como criação de ecossistema. Trabalhos realizados nos campi do IFPR também foram apresentados e colaboraram com a divulgação científica da região.
A 1ª Feira de Ciências da Unespar no campus de Paranavaí consolidou-se como um espaço de integração entre instituições, professores, estudantes e a comunidade, reforçando o compromisso da Universidade com a popularização da ciência. A expectativa é que a iniciativa se torne parte do calendário acadêmico e regional, fortalecendo o diálogo entre ciência e a sociedade, incentivando novas gerações a se envolverem com a pesquisa científica e a inovação.