O passeio permitiu a troca de conhecimentos entre os integrantes do NAPI PRFC, reforçando o papel científico dos museus universitários
Integrantes do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Paraná Faz Ciência fizeram uma excursão ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nesta terça-feira (15). A equipe visitante faz parte do núcleo de outra instituição parceira do projeto, a Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O passeio foi realizado durante o período da manhã, em companhia dos alunos da professora Mariana Andrade, docente no Departamento de Biologia Geral da UEL e coordenadora institucional do NAPI PRFC pela Universidade. Os monitores do local apresentaram as exposições e dinâmicas do MUDI, que é o maior museu de ciências do Sul do Brasil.
De acordo com Andrade, momentos assim são importantes para que haja maior integração entre os participantes do projeto. “Nós temos o Museu de Ciência e Tecnologia na UEL e aqui a gente tem o MUDI. Ao visitar o MUDI, a gente conhece ou revisita outros espaços, com organização diferente, com propostas diferentes do museu que temos”, explica a professora.
A docente também reforçou que o passeio é um meio de potencializar as ações da Rede de Museus de Ciência e da Rede de Clubes de Ciências. Essa troca é benéfica em diversos âmbitos, considerando que um dos principais objetivos do Arranjo é fortalecer frentes de ensino, pesquisa e extensão. Atividades conjuntas, de uma forma geral, mostram a qualidade do trabalho museológico no Paraná e incentivam ainda mais a cultura científica.
O MUDI é um dos dez museus mais visitados do país, segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em agosto, o local será sede do V Encontro Nacional da Associação de Centros e Museus de Ciências, realizado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC). O evento é uma parceria do NAPI PRFC e diversas instituições.