PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

Visita ao MUDI destaca integração entre equipes da UEL e UEM

Por: Isabella Abrão

O passeio permitiu a troca de conhecimentos entre os integrantes do NAPI PRFC, reforçando o papel científico dos museus universitários

A imagem mostra alguns dos integrantes da equipe do NAPI da Universidade Estadual de Londrina (UEL) ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Quatro pessoas estão de costas, observando um painel expositivo sobre biomas brasileiros. Elas parecem estar atentas às informações e imagens apresentadas. No canto superior direito da imagem, uma televisão exibe um vídeo com uma imagem vibrante de um sapo colorido em um galho. O ambiente está decorado com elementos naturais nas paredes, como folhas secas, galhos e penas. O espaço é iluminado com luz esverdeada.
O MUDI participa da Rede de Museus de Ciência do NAPI (Foto/Isabella Abrão)

Integrantes do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Paraná Faz Ciência fizeram uma excursão ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nesta terça-feira (15). A equipe visitante faz parte do núcleo de outra instituição parceira do projeto, a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O passeio foi realizado durante o período da manhã, em companhia dos alunos da professora Mariana Andrade, docente no Departamento de Biologia Geral da UEL e coordenadora institucional do NAPI PRFC pela Universidade. Os monitores do local apresentaram as exposições e dinâmicas do MUDI, que é o maior museu de ciências do Sul do Brasil.

A imagem mostra parte da equipe do NAPI Paraná Faz Ciência. Os integrantes atuam pelo projeto na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e fizeram uma visita ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Na foto, aparecem sorrindo em frente à uma das exposições do museu.
Integrantes da equipe NAPI UEL que realizaram a visita ao Museu (Foto/Raissa Lewin Montanholi)

De acordo com Andrade, momentos assim são importantes para que haja maior integração entre os participantes do projeto. “Nós temos o Museu de Ciência e Tecnologia na UEL e aqui a gente tem o MUDI. Ao visitar o MUDI, a gente conhece ou revisita outros espaços, com organização diferente, com propostas diferentes do museu que temos”, explica a professora.

A docente também reforçou que o passeio é um meio de potencializar as ações da Rede de Museus de Ciência e da Rede de Clubes de Ciências. Essa troca é benéfica em diversos âmbitos, considerando que um dos principais objetivos do Arranjo é fortalecer frentes de ensino, pesquisa e extensão. Atividades conjuntas, de uma forma geral, mostram a qualidade do trabalho museológico no Paraná e incentivam ainda mais a cultura científica.

A imagem mostra uma das exposições do MUDI. Três pessoas estão de costas, observando um painel multimídia composto por várias telas espelhadas. No centro, há um vídeo educativo. As telas refletem e multiplicam as imagens, criando um efeito visual envolvente e imersivo que chama a atenção dos visitantes.
O MUDI tem exposições com temáticas educativas (Foto/Raissa Lewin Montanholi)

O MUDI é um dos dez museus mais visitados do país, segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em agosto, o local será sede do V Encontro Nacional da Associação de Centros e Museus de Ciências, realizado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC). O evento é uma parceria do NAPI PRFC e diversas instituições.