Três clubes de ciências de escolas parceiras da universidade em Francisco Beltrão, Bom Jesus do Sul e Nova Prata do Iguaçu vão apresentar suas pesquisas em Guarapuava
Três clubes de ciências ligados à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vão levar o resultado de meses de pesquisa e dedicação para a 1ª Mostra Feira Clubes de Ciências, que será realizada em 2 de outubro, em Guarapuava. O evento é uma oportunidade de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por jovens pesquisadores de todo o estado, que integram o evento maior, a 5ª edição do Paraná Faz Ciência.
Esse ano o encontro científico é organizado pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), a instituição anfitriã do evento, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Fundação Araucária (FA). O encontro durante os dias de exposição em Guarapuava tem como objetivo principal incentivar a popularização da ciência entre crianças, jovens e ainda abrir espaço para a comunidade do entorno tomar parte dessa experiência.
Conheça os projetos selecionados
Os projetos aprovados para a Mostra refletem o engajamento dos estudantes e seus coordenadores com a ciência e demonstram uma diversidade de temas possíveis de serem explorados ao longo de um ano letivo.
Confira os clubes e seus respectivos trabalhos:
- Clube de Ciências do Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy, de Francisco Beltrão, sob a coordenação de Claudia Gonçalves Machado levará três projetos:
- ‘O mundo dos insetos: sua importância no controle biológico’
- ‘Leite e seus derivados: Produção de queijo frescal e ricota’
- ‘Riscos e Desastres Geomorfológicos em bacias hidrográficas’
- ‘O mundo dos insetos: sua importância no controle biológico’
- Clube de Ciências ‘CCT-Clube Conhecimento Científico Tradicional’, de Bom Jesus do Sul, com coordenação de Silvia Zamboni Maria, exibirá o trabalho ‘Plantas medicinais’, o qual explora os saberes populares e a ciência por trás de diversas espécies;
- Clube de Ciências do Colégio Estadual José de Alencar, em Nova Prata do Iguaçu. É coordenado por Juraci de Maria Moraes, com o projeto ‘Captação de água’, que aborda uma temática de grande relevância ambiental.
A participação desses clubes na Mostra destaca a importância da Iniciação Científica na formação dos estudantes e crianças. As descobertas, as premiações e o entusiasmo são os principais resultados desse trabalho contínuo dos Clubes de Ciências, que, com o apoio de instituições como a UFFS, fomentam a curiosidade e o pensamento crítico em jovens pesquisadores.