PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

Clube Eco Historiadores celebra um ano com bolo gigante e integração escolar

Por: Anna Julia Sbardelott

Em São Pedro do Paraná, o clube da Colégio Estadual Cecília Meireles comemorou com bolo e apresentou os projetos do clube a todos

Uma estudante, vestindo camiseta vermelha com o nome do colégio estampado, sorri enquanto está sentada em frente a um quadro-negro decorado com giz colorido. No quadro, está escrito em letras grandes e artísticas “Eco Historiadores”, rodeado de desenhos de tartarugas, plantas aquáticas, penas, padrões indígenas e molduras ornamentais. Também aparecem frases como “História do Município” e “Povo Originário”. Na parte de baixo, sobre o suporte do quadro, há várias mochilas alinhadas.
Clube Eco Historiadores celebra um ano com ações de impacto e aprendizado entre clubistas e alunos (Foto/Arquivo pessoal)

No dia 12 de setembro de 2025, o Colégio Estadual Cecília Meireles, em São Pedro do Paraná, parou para comemorar um marco especial: o primeiro aniversário do Clube Eco Historiadores. A celebração contou com um bolos, preparados especialmente para todos os alunos, professores e servidores. O momento reuniu a escola em um clima de confraternização, com direito a parabéns e, claro, um pedaço de bolo para cada participante.

De acordo com o professor Fellype Moraes, a festa, no entanto, foi além da mesa de doces. “Os clubistas organizaram a sala do clube e abriram as portas para todos os alunos. Explicaram como o Eco Historiadores começou, o que já foi feito, os resultados que estão aparecendo e até os planos para o futuro. Quem ainda não participa, pôde conhecer de perto tudo o que acontece no contraturno, e até se animar para entrar nos próximos anos”, contou Fellype.

Um grupo de estudantes observa atentamente uma colega que apresenta uma simulação arqueológica. Em uma caixa grande, preenchida com terra avermelhada, aparecem ossos dispostos como parte de um esqueleto. A estudante gesticula com as mãos enquanto explica, despertando o interesse da turma reunida ao redor. Ao fundo, há um quadro-negro decorado com a palavra “Ecologia” e desenhos feitos com giz colorido, além de armários, livros e um boneco de pelúcia rosa sobre o armário.
Alunos acompanharam de perto uma simulação arqueológica preparada pelo Clube Eco Historiadores e descobriram como funciona o trabalho de pesquisa e escavação (Foto/ Arquivo pessoal)

Um dos destaques trazido pelo professor e auxiliar do clube foi a dedicação da equipe responsável pela cozinha. As estudantes se aventuraram em uma receita de confeitaria inédita, garantindo um bolo que surpreendeu pelo sabor e pela qualidade. O esforço conjunto reforçou o espírito de colaboração que marca a história do clube.

A imagem mostra um grupo alegre de estudantes e professores posando para uma foto em sala de aula. Há cerca de 25 pessoas, entre jovens e adultos, organizadas em três fileiras: alguns estão em pé ao fundo, outros agachados ou sentados no meio, e um grupo está sentado ou deitado na frente, no chão. Todos estão sorrindo e fazendo poses animadas com os dedos apontando para cima, formando corações com as mãos ou apoiando o rosto com as mãos em sinal de carinho e alegria. Há também um quadro ao fundo com uma bela decoração de letras cursivas e desenhos, indicando uma ocasião especial, como uma festa.
Em clima de alegria e gratidão, alunos e professores reuniram-se para registrar a comemoração de um ano do clube Eco Historiadores (Foto/ Arquivo pessoal)

Mais do que uma comemoração, o aniversário do clube se transformou em um momento de integração e valorização do protagonismo estudantil. O evento mostrou a importância do clube no ambiente escolar e celebrou o início de uma trajetória que promete render muitos frutos. O clube Eco Historiadores é orientado pelos professores Adriane Fernandes e Fellype Moraes e está conectado à Unespar (Universidade Estadual do Paraná) campus de  Paranavaí.