Impulsionados pelo sucesso na FECCI, os clubistas da Unespar se preparam para brilhar na Feira do Litoral, em Matinhos

A primeira edição da Feira de Cultura Científica do Paraná Faz Ciência, a FECCI, trouxe um saldo positivo para os clubistas ligados à Unespar. Entre os mais de 30 trabalhos apresentados, 7 subiram ao palco e garantiram prêmios, simbolizando o esforço de alunos, professores e articuladores do NAPI – Paraná Faz Ciência.
Os trabalhos “Os benefícios do contato com o ambiente marinho para saúde mental” e “Da planilha ao pixel art: a pesca de pequena escala do litoral paranaense” orientados pelas professoras Tatiana Kraiczei e Michele Cristina Nether, respectivamente, foram os grandes vencedores das categorias Ciências da Saúde – Jovem e Ciências Exatas – Jovem. Desenvolvidos nas cidades de Matinhos e Pontal do Paraná, os clubistas também vão apresentar seus trabalhos na Feira do Litoral da UFPR (Universidade Federal do Paraná) entre os dias 3 e 5 de dezembro, em Matinhos.
Classificados na segunda colocação, os trabalhos “Conhecimento tradicional e práticas medicinais populares”, “A sericicultura em Nova Esperança-PR: história, cultura e tradição do casulo de seda” e “Monitoramento ambiental em caminhão de transporte de leguminosas com arduino” representaram os clubes ligados ao núcleo de Paranavaí da Unespar. Orientados pelos professores Gilvan de Andrade, Eloah Oliveira e Adriana Maldonado, os clubistas abordaram sobre temáticas ligadas ao norte paranaense.

Entre os clubes do litoral, “Qualidade da água: estudo do PH e fontes de
consumo pelos alunos do colégio Bento em Paranaguá” orientado por Andreia Cristina
Bittencourt Petruy também garantiu a segunda colocação na categoria Ciências Biológicas – Júnior. Já o trabalho “A captação de água da chuva por cisternas como alternativa sustentável”, orientado pelo professor Jean Carlos Alves, ficou em terceiro lugar na categoria Década dos Oceanos – SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) – Júnior.
Para o pró-reitor Antonio Marcos Dorigão, a Feira de Cultura Científica do Paraná é um evento muito importante, que reúne professores da rede pública de ensino para apresentar o desenvolvimento desses projetos dos Clubes de Ciências. “O momento é muito importante porque os clubes podem ver o que os outros clubes do Paraná estão desenvolvendo e também apresentar o seu trabalho. Especialmente importante porque isso resulta do protagonismo dos nossos estudantes e dos nossos professores no atendimento aos clubes de ciências nas regiões do Paranaguá e Paranavaí”, comentou.

As equipes que conquistaram primeiro, segundo e terceiro lugares foram premiadas com equipamentos eletrônicos e kits multimídia, doados pela 9ª Regional da Receita Federal, e pela empresa Slim 3D, ambas parceiras do NAPI e do evento. Além das premiações, todos os participantes receberam medalhas e troféus em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.
O próximo compromisso dos clubistas é a XIV Feira Regional de Ciências do Litoral Paranaense, em Matinhos. Catorze trabalhos ligados aos Clubes de Ciências da Unespar estão entre os 50 trabalhos aprovados na mostra científica. Orientados pelos professores Nayhr Carneiro, Tatiana, Jean Carlos Alves, Andreia Cristina Petruy e Michele Nether, os clubistas também contaram com o apoio das bolsistas pedagógicas Michele Mendes, Karoline Bonardo e Tânia Zaleski.