Paraná Faz Ciência 2024 começa com reconhecimento do valor da ciência para o desenvolvimento

Por: Silvia Calciolari

Durante a abertura do evento foi assinado um acordo de cooperação técnica entre MCTI, Seti e Fundação Araucária para investimentos em popularização da ciência produzida na rede de universidades paranaenses

Mais de 35 mil visitantes devem passar pelo campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que este ano é sede do maior evento científico do Estado nos mais de 6 mil metros quadrados preparados para receber as instituições de ensino superior, estaduais, federais e privadas, entre os dias 7 e 11 de outubro.

É o Paraná Faz Ciência (PRFC), programa do governo do Estado de divulgar para a sociedade o que é produzido em termos de tecnologia e inovação. O tema desta 4ª edição do evento é “Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade” e está ligado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), que abriu as comemorações do mês da Ciência, sempre em outubro de cada ano, desde 2004.

No palco do Teatro Calil Haddad e ao som de música da Orquestra de Câmara da UEM e poesia, o evento começou com uma grande notícia que irá potencializar as ações de popularização da ciência produzida no Paraná, que se iniciaram em 2021, em plena pandemia. A expectativa é que mais de 10 mil alunos do ensino fundamental e médio participem da extensa programação. As atividades previstas são debates, palestras, workshops, visitas técnicas, oficinas práticas, mostra de profissões, exposições de projetos científicos e apresentações culturais.

Rede Paraná Faz Ciência

Foi firmado um acordo de cooperação técnica entre o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Fundação Araucária (FA). O objetivo é reunir esforços para a implementação de uma rede de divulgação e popularização científica, também denominada “Rede Paraná faz Ciência”, como um conjunto de ações integradas de projetos interinstitucionais para fortalecer a cultura científica da população do Paraná.

Em seu discurso, Aldo Nelson Bona, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), exaltou a importância da parceria com o governo federal e a relevância do trabalho que tem sido feito nos últimos anos no Estado.

“Valorizar a ciência é investir em políticas públicas para potencializar as pesquisas, garantir infraestrutura e divulgar o que está sendo feito para a sociedade. É desta forma que vamos sempre ampliar os investimentos e assegurar que não haverá retrocessos nessa política”, destacou Bona.

Para Inácio Arruda, Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, que representou a Ministra Luciana Santos, o Paraná é exemplo para o país por sua rede de universidades estaduais, federais e privadas.

Geração de emprego e renda

“A experiência do Paraná em termos de organização em rede das instituições de ensino superior é um marco e precisa ser replicado. Quando você tem a presença de um conjunto de universidades, amplia-se a capacidade de produção econômica em todas as áreas”, ressaltou Arruda. O secretário ainda completou: “Pop é a ciência. Tudo o que temos está ligado à ciência e precisamos divulgar esse trabalho extraordinário”.

O acordo de cooperação conta ainda com a participação da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do estado do Paraná. Representando o presidente da Fundação, Ramiro Wahrhaftig, esteve presente o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

“O Paraná Faz Ciência é estratégia para devolver à sociedade os investimentos públicos que direcionamos para a produção e desenvolvimento tecnológico com inovação nas universidades estaduais, que gera emprego e renda e promove o crescimento econômico e social”, explicou Spinosa.

Na sequência, também aconteceu o lançamento do livro do Programa de Residência Técnica em Gestão Pública organizado pela professora Eliane Rauski que também é coordenadora dessa Restec. Por fim, foram anunciados os finalistas do Prime 2024 que receberam o valor de R$200 mil reais cada para investir no desenvolvimento de suas pesquisas.

Também participaram do evento de abertura Juana Nunes, diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Cristina Araripe da Fiocruz, Alex Canziani, Secretário Estadual de Inovação, Débora de Mello Gonçales Sant’Ana e Rodrigo Reis, professores e articuladores do NAPI Paraná Faz Ciência pela Fundação Araucária, reitores e vice-reitores, autoridades e comunidade acadêmica.

Grande festa da ciência

“Será uma honra receber estudantes, professores, a população em geral e toda a comunidade científica nesta semana, que será de troca e produção de conhecimento. Sintam-se à vontade para desfrutar de todas as atividades disponibilizadas no Encontro e divulguem as ações expostas para que mais pessoas possam ter a oportunidade de conhecê-las”, convidou o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Leandro Vanalli.

Entre as atrações do Paraná Faz Ciência, é possível conhecer o rol de projetos de divulgação científica como a plataforma multimídia Conexão Ciência – C², o Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), Rede de Clubes de Ciência, Agência Escola e outras ações para a popularização da ciência. Todos estarão presentes no PRFC 2024, junto com outras atividades.

Para conferir a programação completa, basta acessar o site do evento.