Com o tema Estratégias e Inovações para a Popularização do Conhecimento, começou, nesta terça-feira (8), o I Encontro Paranaense de Museus Universitários. O evento, que ocorre simultaneamente ao Paraná Faz Ciência 2024, entre os dias 8 a 11 de outubro, é uma iniciativa da Rede Estadual de Museus, Centros de Memórias, Documentação e Acervos Universitários das Universidades Estaduais do Paraná (Remup), com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária e as universidades estaduais do Paraná. A cerimônia de abertura contou também com o lançamento e assinatura do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação, o NAPI Conectando Memória e Inovação.
Estiveram presentes na cerimônia o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona; a diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes Pereira; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o diretor da FA de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Márcio Spinosa; e o coordenador da Remup, Renê Wagner Ramos.
Durante a abertura, a diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, do MCTI, Juana Nunes Pereira, reforçou um dos objetivos do encontro: aproximar a sociedade paranaense da ciência através de espaços como os museus. “A Ciência é para todos e precisamos aproximá-la da sociedade, para que tenhamos cada vez mais conhecimento e investimento neste setor […] A ciência e a tecnologia melhoram a nossa vida”.
O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, comentou sobre o papel das Universidades Estaduais na documentação, arquivo, memória e museus de ciência no Estado. “As universidades estaduais são patrimônio da sociedade paranaense”, disse.
O Novo NAPI Memória e Inovação lançado durante a primeira manhã do Encontro tem como objetivo implantar na Rede de Museus e Centros de Documentações Universitárias uma plataforma de produção e disponibilização de objetos digitais com uso de Inteligência Artificial (IA). O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Márcio Spinosa, explicou aos participantes o que são os NAPIs e destacou a importância da contribuição que o novo Arranjo vai oferecer à sociedade paranaense.
As demais autoridades presentes também ressaltaram a importância do Encontro para a promoção dos espaços museológicos vinculados às instituições de ensino superior, especialmente, com o apoio do NAPI Memória e Inovação.
A programação do Encontro de Museus Universitários continua e você pode conferir no site.
Na sexta-feira, dia 11, todos estarão reunidos no Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI/UEM) para a Oficina para capacitação em projetos culturais de Museus de Ciência. O MUDI, que fica no Bloco O33, em frente a região das tendas do PRFC 2024, estará aberto para visitação com entrada gratuita.